Festa Ploc 20 Anos
Publicada em 25, Aug, 2025 por Musicao
Na noite do último sábado, 23 de agosto, o Tokio Marine Hall recebeu a edição de 20º aniversário da tradicional Festa Ploc do Rio de Janeiro, dedicada à cultura vintage 80's, trazendo aproximadamente 15 diferentes atrações musicais entre bandas e cantores que marcaram toda uma geração com seus sucessos populares.
Após o aquecimento da pista com a expertise do DJ Dom LV, sobem ao palco por volta das 20h30 os integrantes da efusiva Banda Ploc, trazendo inspiradas releituras para grandes clássicos da década, como o tema de abertura da série Armação Ilimitada (Ari Mendes sobre riff de "Say What You Will" - Fastway), "Rádio Pirata" (RPM), "Uma Noite e 1/2" (Marina) e "Toda Forma de Amor" (Lulu Santos).
Ciceroneando a noite e compartilhando o palco com os artistas convidados, a banda chama Willie de Oliveira (Rádio Táxi), que chega trazendo o hit "Garota Dourada" (1982), tema do filme "Menino do Rio", rememorando este grande sucesso da carreira e do cinema nacional.
Continuando com sua passagem pelo palco Willie, carismático e cheio de vibrante energia, executa na sequência "Um Amor de Verão" e "Eva", despedindo-se da festa.
Próximo convidado, o cantor Conrado após rápida e divertida interação com o público, traz seu sucesso ultraromântico "Paixão Proibida (A Pobreza)", seguida pela inspirada releitura do groove "Noite do Prazer" (Cláudio Zoli). Convidando sua esposa, a ex-paquita Andréa Sorvetão, realizam o dueto da canção "Quatro Semanas de Amor", releitura para o clássico teen de Luan e Vanessa.
Após Conrado deixar o palco, Andréa Sorvetão continua a festa com a execução de "Pintura Íntima" (Kid Abelha).
Convidado a subir ao palco pela banda, Clemente (Plebe Rude) traz o hit "São Paulo" da banda 365, em reminiscências ao movimento punk da periferia de São Paulo. Digno de menção o diálogo arrebatador entre a exímia e ágil bateria e o dedilhado intenso em brilhantes riffs e cromatismos da guitarra. Grande momento do show!
Na sequência, o cantor realiza releitura para o clássico "Flores" (Titãs), prosseguindo com sua passagem pela festa com a execução de "Até Quando Esperar" (Plebe Rude) trazendo o peso e irreverente dinâmica do rock, com excertos de ska/ reggae na finalização.
Continuando a festa, em um denso e lindo momento, Guilherme Isnard (Zero) realiza bela homenagem ao cantor e compositor Renato Russo, um dos grandes poetas do rock nacional, com a emocionante interpretação para "Eu Sei" (Legião Urbana). Amazing!
Na sequência, emendou de pronto o hit "Agora Eu Sei" (Zero), uma das mais emblemáticas canções do rock nacional da década, seguida por "Quimeras" (Zero), uma canção com o marcante sintetizador permeando a melodia, trazendo a ambientação dark e etérea no diálogo com a bateria cadenciada e o vocal vigoroso de Isnard, em diferenciado fraseado, traduzindo ainda maior profundidade à reflexiva letra e ao andamento ralentado da melodia. Impactante!
Encerrando sua passagem pelo palco, a sensual e icônica "Formosa" com seu belo instrumental e breaks estratégicos, traduz maior dinâmica e ousadia à noite.
Subindo ao palco Zé Henrique (Yahoo) chega trazendo uma das mais controversas versões para um clássico do hard/heavy, a canção "Mordidas de Amor" (Yahoo), tradução livre para "Love Bits" (Def Leppard), em um dos instantes mais ovacionados da noite, com o coro uníssono dos presentes. Genial!
Na sequência "Caminhos de Sol" (Yahoo) celebra a reminiscência de mais canções tema de telenovelas, com a lembrança da novela "A Viagem" (remake de 1994) e "Hey Jude", versão em Português para o clássico dos Beatles, tema da novela "Top Model" (1989).
Subindo ao palco a banda "Síndico Du Ben" traz o acento gostoso da black music nacional, com o soul de Tim Maia e o sambalanço malemolente de Jorge Ben Jor.
Iniciando sua vibrante passagem pelo palco , surge o medley entre "Primavera" e "Você", ambas do síndico da MPB Tim Maia.
Medley entre "Taj Mahal", "Fio Maravilha" e "País Tropical" chega trazendo a divertida fusão entre o acento marcado da soul music e do carnaval de rua no estilizado sambalanço de Ben Jor.
Em seguida Daniel Del Sarto, o ator e diretor da peça teatral "Anos 80: Uma Experiência Ploc" chega trazendo o considerado momento thrash da noite, trazendo os cantores mais populares da década, erroneamente classificados "bregas", sucesso nas ondas médias das rádios AM de todo o país, em canções como "Fogo e Paixão" (Wando), e grandes sucessos infantis, que fizeram a alegria da garotada em festinhas e aniversários "Plunct Plact Zum" (Raul Seixas), "Superfantástico" (Djavan/ Turma do Balão Mágico).
Subindo ao palco As Paquitas trazem o sucesso "Lua de Cristal", "É Tão Bom" e "Arco-Íris" em medley com "Tindolelê" e "Ilariê", grandes sucessos da carreira so lado de Xuxa, a eterna Rainha dos Baixinhos.
Após um sucinto intervalo, capitaneado pelo DJ Dom LV no comando das pick-ups, a noite continua com a banda VHF trazendo "The Best" (Tina Turner) na interpretação certeira da vocalista Isla Lemos, que chama ao palco Alex Gill (Polegar) dando continuidade às apresentações da noite, ao som de "Sou Como Sou", "Ela Não Liga" e "Dá Pra Mim", grandes sucessos que embalaram os corações teenagers da época.
Realizando inusitado, porém feliz preâmbulo à próxima atração, surge a firme e potente interpretação para "Highway to Hell" (AC/DC)... Sem sombra de dúvidas, um momento diferenciado da noite!
Subindo ao palco Luciano Nassyn (ex-Trem da Alegria) chega trazendo a inspiradíssima releitura para "Easy Lover" (Phil Collins), se fazendo acompanhar pela potente guitarra, que empunha com maestria. Bom momento da festa!
Na sequência, ainda relembrando grandes hits internacionais surge "I've Had The Time of My Life" integrante da soundtrack do filme "Dirty Dancing", clássico da sessão da tarde que atravessou gerações. Bela recordação! Nota para o vocal firme e potente de Luciano em dueto com Isla Lemos, vocalista da banda VHF. Poderoso! Igualmente digno de menção o belíssimo trabalho da guitarra de Ítalo Fernandes em solo na finalização, demonstrando destreza e grande técnica.
Chamando Patrícia Marx ao palco, para começar a aguardada parte de sua apresentação dedicada à carreira junto ao Trem da Alegria, é executada a canção "Thundercats", para em seguida "Uni Duni Tê" trazer um dos maiores hits infantis do cancioneiro popular brasileiro, seguido pelo sucesso "He-Man".
E assim termina a noite e a festa de comemoração aos 20 anos da Festa Ploc, trazendo a descontração e a energia da infância e adolescência de boa parte do público presente, em clima de nostalgia, onde o mote foi a diversão.
|