World Be Gone: Erasure e o Retorno do Synthpop 80´s em São Paulo
Publicada em 13, May, 2018 por Marcia Janini
Na noite de sexta-feira, 11 de maio, a dupla Erasure formada por Andy Bell e Vince Clark apresentou-se no Espaço das Américas em mais um show da turnê World Be Gone, com início às 22h30.
Com cenário elegante e clean, fazendo alusão ao futurismo em voga nos anos 80, gigantes molduras brancas ambientam com delicadeza a apresentação. Centralizada, plataforma apresenta Vince Clark em toda sua genialidade. Na iluminação, predominância de tons azuis auxiliam na aura intimista da apresentação, num gentil convite à descontração.
Iniciando o show, o hit dançante "Oh L´Amour" é seguido pelas suaves baladas "Ship of Fools" e "Breathe".
Dançante, permeada por samplers futuristas em meio à cadência constante desenvolvida pelos sintetizadores "In My Arms" apresenta bom trabalho das performáticas backing vocals.
Em um dos mais importantes momentos do show, a soul music introdutória do grande sucesso "Chains of Love", executada em vocalizes de enorme precisão técnica e beleza pelas backing vocals aliados ao potente vocal de Andy Bell, surge em toda sua grandeza, na descontraída cadência do synthpop. Great!
Em um bom momento de sua performance individual, Andy Bell explora complexos vocalizes altos, apoiados com propriedade pelo forte instrumental para a execução de "Sacred".
A emblemática e urgente balada "Sweet Summer Loving", apresentando a constante pulsação bem determinada pelos sintetizadores, apresenta mais um belíssimo momento no diálogo entre Bell e suas coristas, explorando a métrica e os vocalizes da soul music. Amazing!
Mais um hit de sucesso surge na execução de "Victim of Love". Em um brilhante momento de Vince Clarck no espetáculo, seu talento e ousadia surgem grandiosos nos sintetizadores conduzidos com excelência.
Para a sensual e dançante "Phantom Bride", deliciosos acentos minimal dos sintetizadores de Clark nas conversões ao refrão traduzem ainda maior dinâmica à descontraída melodia.
Suave, de andamento ralentado na introdução, a inédita "World Be Gone", música de trabalho do mais recente álbum do Erasure, apresenta suas bases no synthpop, sem perder de vista a correspondência com elementos da música eletrônica atual. Em crossover nos refrões, o potencial do melodioso vocal de Bell surge ampliado, em um bom recurso utilizado.
A deliciosa "Who Needs Love Like That" surge em versão levemente suavizada, trazendo em seu bojo elementos da disco 70's no andamento e esparsos acentos da sonoridade latina na métrica. Mais um importante momento do show!
"Drama!" traz a suavidade dos acentos em minimal permeando a melodia de andamento constante com reforço de bass da bateria eletrônica na base sampleada, executados com extrema perícia por Vince Clark.
Além dessas canções, outros grandes hits da dupla foram contemplados na apresentação como "Blue Savannah", "Stop!", "Sometimes" e "A Little Respect", encerrando com maestria a dinâmica apresentação.
|