Coletiva de Imprensa Best of Blues and Rock 2025 com Richard Ashcroft
Publicada em 09, Jun, 2025 por Marcia Janini
Na edição 2025 do Best of Rock and Blues, o foyer do Auditório Ibirapuera recebeu as coletivas de imprensa de algumas das atrações do festival.
Na tarde do sábado, 7 de junho, Richard Ashcroft (ex-The Verve) concedeu à imprensa presentes algumas considerações sobre suas predileções, carreira e influências.
Como a grande maioria dos ingleses de sua faixa etária (o cantor está com 53 anos de idade), se declara fortemente influenciado pelo movimento punk e por bandas como The Clash e The Smiths.
Sobre os rumos da música na atualidade, acredita que há muita gente nova e criativa nos mais variados estilos, como o k-pop, house e rap e que plataformas como o Tik Tok, You Tube, etc. auxiliam na disseminação da música para públicos de todas as idades. Em um futuro próximo, pensa em fazer algo no estilo "pais e filhos", pois aprende muito sobre a música da atualidade com seu filho.
Discorre também sobre a renovação de público, uma vez que os jovens, a cada dia, procuram por referências musicais e escutam sons mais antigos em plataformas como o Spotify, onde o artista também possui faixas lançadas. Contanto que tenha alma, a música certamente chegará a altos patamares com essa nova e criativa geração, que busca por inspiração em diferentes fontes.
Quando perguntado sobre seus conhecimentos sobre o Brasil, como grande fã dos esportes, cita sua admiração pelo automobilista Ayrton Senna e pelos grandes jogadores de futebol de sua juventude como Zico e Sócrates.
Chegou ao Brasil ainda nesta manhã, diretamente para a realização dos shows do festival, e ainda não teve tempo de turistar porém, diz que aproveitará para conhecer um pouco do país antes de retornar.
Simpático, diz ainda que é uma honra estar aqui, em um país onde música e esporte estão intrinsecamente relacionados e que, fora de países latino-americanos, essa não é uma prática comum. Apenas nos EUA, se percebe uma relação entre o rap e o basquete. Ele atribui essa grande energia das torcidas esportivas à música, e se admira com o carisma e o calor com que o público brasileiro e latino, de forma geral, recebe seus ídolos, relembrando uma passagem pelo México onde a paixão pela música e a violência, muitas vezes, caminham lado a lado, e cita seu espanto ao perceber pessoas armadas na plateia... Entretanto, revela que o público brasileiro é um dos mais efusivos e acolhedores e que se sente lisonjeado ao participar de um grande festival como esse, e que a energia é completamente diferente da de um show solo, e que estar ao lado de outros artistas e bandas, de diferentes estilos, é motivo de comemorar e saborear ainda mais o momento.
Perguntado sobre a turnê em que excursiona junto ao Oasis, seus amigos de longa data, o cantor afirma que está muito feliz e se sente honrado com o convite, entretanto, revela que não estará junto com a banda pelo restante da turnê e que, provavelmente, será outra banda que virá realizar os shows de abertura das datas abertas pela banda para apresentações aqui no Brasil. Diz que realiza um sucinto set de abertura e que está muito feliz em estar na ativa e poder tocar e cantar junto a seus amigos.
Em relação a seus planos para o futuro, revela que está com novas canções no prelo, em parceria com novos compositores, trazendo à sua sonoridade novas inspirações e que essas canções serão lançadas em setembro deste ano.
|