Ponte D - O Supermercado Musical Independente
Publicada em 25, Jun, 2009 por Musicao
No atual cenário em que a internet brilha como ponto de encontro de amantes da música, é fundamental que o artista se posicione bem nessa rede virtual de consumidores. Para isso, chega ao mercado a Ponte D, primeira agregadora e distribuidora de conteúdo musical independente exclusivamente digital para rádios online, lojas virtuais e telefonias móveis.
A proposta da empresa é fazer a distribuição digital do artista a uma cadeia de lojas virtuais e empresas de telefonia. Para isso, além de contar com uma rede de distribuição, a Ponte D disponibiliza a obra pra ser vendida legalmente, com todos os direitos autorais e fonográficos reconhecidos. Além disso, o sistema criado pela Ponte D permite a remuneração correta do artista, seja pelo streaming das músicas em rádios virtuais ou pela venda da obra nas lojas.
O projeto é pioneiro, pois facilita a entrada de artistas independentes às lojas, que não têm como administrar diretamente a obra de cada artista por implicar em questões burocráticas como contrato de direito, edição, pagamento, prestação de conta, transformação de conteúdo físico pra digital e atendimento personalizado das dúvidas e problemas que possam surgir.
Além disso, a Ponte D, por centralizar essa distribuição, permite a mobilidade de fazer ações com as lojas, como um destaque no segmento do artista ou uma promoção com um banner na home da loja. Dessa forma, em vez de esperar que o público chegue até um site oficial da banda para ter acesso à música, é possível contar com os internautas dos grandes portais de música, que verão a obra exposta em um local seguro e onde ele está acostumado a encontrar os artistas de que tanto gosta. Assim, o sistema permite que a obra seja exposta em “prateleiras” nobres, ao lado de nomes consagrados.
Até o momento, a Ponte D tem como parceiras 19 lojas virtuais no Brasil, cinco empresas de telefonia móvel e mais de 40 no exterior. Entre as parceiras estão UOL Megastore, Sonora, Baixa Hits, I-musica, Claro, Oi, Tim, Vivo e Ctbc.
A digitalização das músicas é feita pela própria Ponte D, que repassa a faixa à cada loja no formato e compressão necessários, bem como com todas as especificações técnicas relacionadas ao processamento de direitos autorais. O artista ganha com o download da faixa, cujo preço pode variar de R$ 0,99 a R$ 2,49.
Para usar o serviço da Ponte D, basta que o artista tenha material em qualidade fonográfica profissional e as faixas sejam editadas. Esse processo de possuir uma editora é necessário pois as lojas só aceitam músicas nessa condição, para que todos os direitos autorais sejam pagos. Caso o artista não tenha uma editora, a Ponte D disponibilizará esse serviço por meio de uma editora própria da empresa, com proposta atual, que deixa o artista com toda a liberdade de domínio da sua obra, diferentemente do padrão de mercado.
Para conhecer o serviço, acesse o site www.ponted.com.br
|