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Franz Ferdinand traz a São Paulo sua Revolução Sonora

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Publicada em 15, Nov, 2024 por Marcia Janini

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Na noite do dia 14 de novembro, com início às 22h00, a banda indie escocesa Franz Ferdinand realizou show em única apresentação no Tokio Marine Hall, na zona oeste da capital paulista.

A banda inicia sua apresentação ao som de "The Dark of the Matinée" uma canção divertida, que traz em seu bojo o forte apelo do pop, com excertos de country, jazz e r&b, bem pontuados pela bateria cadenciada e pelas intensas e criativas variações dinâmicas. Marcante o baixo em dub step e a guitarra em solapados ágeis emolduram o diferenciado timbre vocal de Alex Kapranos.

Em "No You Girls", uma deliciosa melodia que flerta abertamente com o soul/disco e o r&b, surge mais um momento de descontração, seguido pela densa e roqueira "Night or Day", que traz a malemolente presença dos teclados de Julian Corrie em acordes sincopados nas conversões, alternando com instantes de maior sobriedade, que permeiam a melodia. Nota para o belíssimo trabalho do baixo de Bob Hardy em contraponto à bateria, trazendo atmosfera grooveira, levemente dançante...

Para "Walk Away", um dos grandes sucessos da carreira, surge a acidez de uma letra reflexiva em meio ao instrumental denso e ralentado, seguido pela eufórica "Stand on the Horizon", que traduz o vigor da atualidade em arranjos ágeis, dançantes. Contundente, a guitarra de Dino Bardot permeia em arranjos firmes a melodia, apoiando com precisão o vocal firme de Kapranos.

Na cadência do pop rock com fraseado vocal ralentado, influência no country do fraseado vocal e nos arranjos dedilhados da guitarra "Build it Up" chega trazendo o acento de uma melodia descontraída.

A roqueira "Do You Want To", traz no afretado da bateria a energia do punk rock, em meio aos rascantes altos e precisos das guitarras. Vocalizes nos refrões traduzem à melodia ares de hino, marcando a irreverência de uma geração. Grande momento do show!

Outro petardo sonoro surge em "The Fallen", trazendo elementos do post-punk na agilidade da bateria alquebrada de Audrey Tait, que se alia perfeitamente aos rascantes da guitarra e ao potente baixo em dub step, apoiando a força do diferenciado timbre vocal de Alex Kapranos, em modulações ousadas, explorando tonalidades urban em seu fraseado vocal. Great!

Traduzindo ao firme instrumental elementos do surf rock em breaks estratégicos que apoiam a força do refrão, "Bar Lonely" traduz mais um momento dinâmico na apresentação, determinado pelo andamento ágil da melodia.

O marcante punk rock de "Darts of Pleasure" com esparsos elementos rockabilly surge com acentos modernizantes na melodia, seguido pela sensual "Evil Eye", que traz como diferencial os arranjos em notas suspensas do teclado de Julian Corrie, determinando atmosfera de velado mistério, em meio aos efeitos especiais e ao cadenciado firme da bateria de Audrey Tait.

Para "The Doctor", pautada na cadência de um estilizado country, modernizado pela presença marcante dos sintetizadores, mais um grande momento do vocal de Kapranos se pronuncia, com a complexidade da divisão métrica em modulações intensas, seguida pela suave "Love Illumination".

Após a execução de "Take Me Out" um dos grandes hits da carreira, surge a execução de "The Birds" uma melodia de andamento ralentado, em evoluções cíclicas, adensada pelo vocal, que explora tonalidades graves. Propositalmente dissonante, os acordes da guitarra de Dino Bardot em dedilhados vertiginosos, traduzem forte diferencial à melodia.

Mais um sucesso surge na execução de "Ulysses" na intensa participação do público, com grande sinergia palco/ plateia, seguida pela emblemática "Hooked" de melodia criativa, explorando rascantes em diminuendos e afretados. Diferente e intenso momento na cadência do electro rock!

Mais uma canção suavemente dançante "Outsiders" chega trazendo em seu bojo o jovial acento de modernidade indie, onde a bateria constante se alia ao marcante teclado de notas melífluas e à guitarra em dedilhados intensos, repletos de dinamismo... Bom momento do show!

Para o momento do bis, "Jacqueline", "Audacious", "Michael" e "This Fire" foram reservadas, encerrando com brilhantismo a descontraída apresentação.


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