Information Society na Audio Club - Festa da Toco
Publicada em 04, Sep, 2017 por Marcelus Zalotti
Clique aqui e veja as fotos deste show.
É curioso notar que neste caso não estava se comemorando o aniversário de inauguração, mas o do fim de uma das mega-baladas de São Paulo: a Toco, mega-danceteria que ficava na Zona Leste de São Paulo e que funcionou até 1997.
Nesta noite de sábado aconteceu uma festa de revival da Toco justamente para lembrar dos 20 anos do fim da casa noturna, que chegava a abrigar por volta de 4000 frequentadores numa noite só; no caso do Audio, haviam umas 3000 lotando a casa, da pista aos camarotes e aos corredores dos bares e banheiros.
Chegando na festa o clima de nostalgia era evidente: já dava para na entrada se deparar nos arredores da pista pessoas dançando em passinhos coreografadas em grupo, algo que era comum nas noites de São Paulo até o início dos anos 90. Dentre o público, a grande maioria era de pessoas na faixa entre 30 e 50 anos, muitas delas antigas frequentadores da Toco ou então fãs das músicas da época e fãs do Information Society, banda norte-americana de synthpop que tocaria a partir de 2h da madrugada no palco. No meio disso, haviam também alguns nas casas dos 20 e tantos e um ou outro teenager que pode ter tomado gosto pela coisa através de vídeos do YouTube ou playlists do Spotify.
Os DJs que comandaram a noite antes e depois do show foram os DJs que tocavam na Toco e que também são responsáveis pelo programa diário de flashbacks "Energia na Véia" na 97 FM de São Paulo, um dos de maior sucesso na emissora. Na trilha sonora, uma mistura de músicas que iam do disco dos anos 70 à dance music dos anos 90, com direito aos hits mais conhecidos de Queen, Guns n´ Roses e até mesmo Smiths entre um pop e outro. Mas o foco foi o pop produzido na virada dos anos 80 e 90, quando aconteceu ao mesmo tempo as explosões do synthpop e da acid house e que fazia a trilha de programas como o "Adrenalina" da Transamérica FM, que passava à tarde no final dos anos 80.
E é justamente aí que o Information Society se encaixa. A banda estourou no mundo justamente "na época me que o Muro de Berlim estava caindo", e desde então fez um sucesso perene no Brasil, passando pelo país com frequência e fazendo vários shows.
E mais um deles justamente começou às 2:10h da madrugada. A imagem inicial do telão mostra a referência ao mais recente álbum, "Orders of Magnitude", lançado em 2016.
A banda, entre uma ou outra mudança de formação nas suas 4 décadas de existência, é basicamente o trio formado por James Cassidy (baixo e teclado), Kurt Harland (vocais) e Paul Robb (teclado). E no palco, mais dois auxiliares: o baterista Michael Wimer (vestido de "redshirt" da série Jornada nas Estrelas/Star Trek) e o VJ Falcotronik (usando uma faixa dourada dos Klingons, raça alienígena também de Star Trek).
Star Trek, em sua versão original dos anos 60, aparece em vários aspectos da banda e do show, dos samplers de falas de personagens presentes nas músicas até nas exibições de trechos da série no telão como background. Outra referência presente também é de Kraftwerk, a banda alemã que é considerada o "pai de todos" na musica eletrônica, e que apareceu na forma de samplers do álbum "Computer World" nos solos instrumentais que a banda tocou durante a apresentação.
Mas nem tudo é referência aos clássicos do passado durante o show: durante a apresentação da faixa-título do álbum "Peace and Love, Inc." de 1992, aparecem no telão imagens de figuras dançantes que zombam do atual presidente dos EUA, Donald Trump, misturada a cenas de protestos que remetem aos transtornos de Charlotesville, que aconteceram há poucos dias.
No geral a maior parte das músicas de show se constituiu do material presente no álbum mais bem-sucedido da banda, o "album preto" lançado em 1988 e que lançou o Information Society ao sucesso, como "What"s On Your Mind", "Running", "Walking Away" e "Repetition", essa recebida com enorme vibração pela pista, mesmo sendo de uma certa forma uma balada romântica no meio do repertório dançante. Foi tocada também uma cover, a de "Dominion/Mother Russia" da banda gótica Sisters of Mercy, presente no mais novo disco.
Este foi o setlist completo do show:
- Drill KKL/Beltram (instrumental)
- Come With Me
- Over The Sea/Hack 1
- Running
- Werk It/Make It Funky (instrumental)
- Peace and Love, Inc.
- Dominion/Mother Russia
- Walking Away
- Repetition
- What´s On Your Mind
- Think
E no Bis:
- Something In The Air
Quando o show terminou pouco antes de 3:20h, os instrumentos foram retirados do palco, as picapes recolocadas e os DJs da festa voltaram a tocar a trilha sonora da típica da noite, com músicas como "House Nation" e outras que embalaram pés e memórias dos presentes.
Na saída, viu-se a distribuição de flyers para mais uma "festa da Toco" que irá acontecer em dezembro, no mesmo local. Público, tanto para o revival da Toco quanto para mais um show do Information Society, é o que não vai faltar...
|