Joe Satriani em São Paulo
Publicada em 02, Oct, 2014 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
O mago das guitarras inicia sua apresentação rigorosamente às 21h30, da útima quarta-feira, 1o. De Outubro, no Citibank Hall.
Com aparato cênico simples, composto apenas por intrincado e preciso esquema de iluminação, o show demontra extamente o essencial e indispensável: música de extrema qualidade artística e estética, sem muita preocupação com outros aspectos!
Iniciando o show, a primeira canção apresentada "Jumpin´ In" mostra um pouco de todo o virtuosismo e talento deste grande instrumentista. Aliado aos riffs poderosos e rascantes, notas suspensas e etéreas encadeadas simula as mini suítes do rock progressivo, repleta de variações dinâmicas profundas.
"Devil´s Slide", inicia com a vitalidade dos arranjos na cadência do heavy metal. Nas conversões palhetadas vigorosas emolduram a melodia precisa, repleta de bons recursos suavizadores antecedendo as conversões ao refrão. Perfeito!
A melodiosa e doce "Flying In a Blue Dream" traduz o charme do andamento soul, em notas suaves, explorando tonalidades medianas em uma verdadeira ode à técnica e estética. Precisão e arrojamento determinam a cadência desta melodia intrincada, composta com maestria!
Com estrutura cíclica, acompanhada pela bela bateria cadenciada, "Unstoppable Momentum" com reforço de bass, segue compasso de extrema simplicidade na forma, sem perder o vigor de uma construção de fraseado perfeito, encadeado, respeitando atonalidades de forma coerente, consonante. Slides descontraídos, como em agradável brincadeira tornam a finalização única. Fabuloso!
Com ares de grande hino, explorando cromatismos, a melodia de "The Weight Of The World" surge traduzindo sonoridade criativa e diferenciada, extraindo acordes preciosos e inusitados das cordas, onde às notas solapadas sobrepõem-se acordes de extrema beleza e suavidade, compondo um todo harmonioso. Great!
Na execução de "Ice 9", em um impressionante momento de extrema agilidade e técnica, além de contagiar o público com seu grande carisma, Satriani segue os moldes de uma primorosa jam session, na cadência e sonoridade frenéticas e repletas de variações do bom classic rock de linhas hard. Traduzindo a solenidade do jazz em notas malemolentes, brincalhonas e incrívelmente ágeis, quase em frenesi, é realizada a finalização de mais uma parte do excelente show.
"Crush of Love", de andamento suavizado e cadência pautada em tonalidades soft, surge sem pedantismos e excessos sem, no entanto, perder a qualidade estética que permeia todos os trabalhos deste exímio músico, de criatividade e perícia ímpares. Glissandos cromáticos ou slides vigorosos emolduram com grande propriedade as terminações de frases e as conversões. Na finalização, brinca mais uma vez com a dinâmica, extraindo das cordas sonoridade que remete aos scratches impressos por DJs à discos de vinil! Fantástico! Mais um bom momento da apresentação!
Momento instrospectivo do show, "I´ll Put a Stone on Your Cairn" em sua introdução explora a sonoridade suave da new age, com andamento ralentado, ascendendo em seguida para cadência do rock de linhas hard. Emoldurando os acordes graves e vigorosos, esparsas frases melodiosas seguem alquebrando o peso da melodia, determinando melodia e ritmo repletos de variações e sutilezas, enriquecendo em muito a composição.
"A Door Into Summer" traduz em sua introdução atmosfera tétrica, etérea dos sintetizadores, aliado à explosão da guitarra de acordes rascantes, viscerais, criando atonalidades e dissonâncias profundas, num contraste vertiginoso com a bateria cadenciada e as notas suspensas do sintetizador, compondo atmosfera diferenciada e etérea.
O grande sucesso "Lies and Truths" uma das obras mais queridas e aguardada pelos fãs impressiona pela agilidade e descontração, seguida de perto por "Satch Boogie", outra obra-prima do guitarrista.
Muitos outros sucessos constaram do bem escolhido set list, como "Crying", "Time Machine", "Crowd Chant", "Summer Song" e "Surfing With The Alien".
|