New Wave 80´s Em São Paulo: The B-52´s
Publicada em 08, Oct, 2013 por Marcia Janini
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Com início as 22h30 da sexta-feira, 5 de outubro, uma das bandas ícones do movimento new wave se apresentou no palco do HSBC Brasil, em São Paulo.
"Planet Claire" abre o show, já prenunciando o estilo descontraído e característico da banda... Nota para o sempre afinadíssimo vocal de Kate Pierson, sempre brilhante, em modulações perfeitas!
Importante a participação da baixista Tracy Wormworth, em contraponto perfeito à bateria de Sterling Campbell em “Mesopotamia” segunda canção apresentada... Dançante e descontraída, traduz fielmente a atmosfera ingênua, pueril e alegre, ensolarada, colorida da new wave 80´s.
"Private Idaho" surge levantando o público em versão fidedigna à original. Show de carisma, vitalidade e energia dos integrantes da banda... Perfeito, clima festivo ambienta a apresentação!
Após um pequeno problema com o abastecimento de energia elétrica na região ao entorno da casa de espetáculo, o show prossegue com a banda esbanjando carisma e interagindo de forma bem humorada com o público, evitando que o pequeno transtorno se tornasse mais evidente. Fred Schneider, sempre simpático e divertido, passa a entreter o público até a normalização da situação.
“Lava” na cadência do new romantic, com suas bases sobre o surf rock e o rockabilly 60´s, determina momento mais introspectivo na apresentação... B-side raramente interpretado em shows, consta do primeiro álbum da banda lançado em 1979, surgindo como uma grande surpresa e bom diferencial.
“Dance This Mess Around” já traz no seu bojo a inovação musical da época, com a presença importante do teclado Hammond de Paul Gordon na introdução, permeando decisivamente a melodia. Traz a energia e vitalidade de um boogie woogie modernizado... A tonalidade da guitarra distorcida de Keith Strickland traduz fielmente esta atmosfera retrô. Os bem-humorados vocalizes nas finalizações do refrão sugerem toda a aura descontraída e caricata desta banda, em uma composição onde o mote é a diversão, pura e simples!
A segunda voz feminina Cindy Wilson faz uma brincadeira disco com o clássico "Girl from Ipanema Goes to Greenland”, homenageando o público brasileiro de maneira bem humorada numa satírica paródia ao clássico de Tom Jobim. Dançante e irreverente. Nota para as cordas em dub e a bateria cadenciada, bem ao estilo da disco music.
"Roam" clássico do início dos anos 90 surge em versão fidedigna à original em mais um bom momento da apresentação.
"Legal Tender" traz a energia e vitalidade originais, salvo pequena distorção na tonaldade explorada pelo teclado Hammond, em tessituras bem mais agudas que as originais. Outro ponto alto do show!
“6060-842” é uma canção mais pautada no classic rock, com influências visíveis no soul e jazz. Traz em seu andamento frenético e contagiante energia e vitalidade, em uma das canções de seu mais recente trabalho.
Traduzindo uma inegável pitada da efusiva sonoridade 70´s “Whammy Kiss” demonstra todo o talento de Fred Schneider, que continua impecável em seu vocal diferenciado, num show à parte de carisma e simpatia na execução de um dos maiores clássicos de sua carreira!
"Love Shock" surge com introdução um tanto diferente, numa sonoridade levemente blueseira. Outro grande clássico aclamado pelo público.
Neste bem cuidado espetáculo, os grandes clássicos da banda, além de raridades, B-sides e canções do atual trabalho surgiram em interpretações vibrantes, vigorosas, fazendo desta uma histórica apresentação, onde o público teve a oportunidade de acompanhar a sutil retrospectiva de uma das bandas mais carismáticas e divertidas dos anos 80.
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