Passión Gitana: Gipsy Kings no Brasil
Publicada em 29, Mar, 2012 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Em mais um show da turnê “Paixão e Ritmo em 25 Anos de Sucesso”, a banda francesa realizou apresentação na noite de quarta-feira, 28 de março no Credicard Hall.
Os reis da rumba flamenca trouxeram ao público seu inegável carisma e talento, interpretando os grandes sucessos de sua carreira, que revolucionou os paradigmas dos cantes aflamengados nos idos dos anos 90.
Apesar da faringite que acometeu o vocalista Nicolas Reyes, a apresentação transcorreu com grande apuro e cuidado estético, sendo este, fator irrelevante para o sucesso da bela apresentação.
O show teve início às 21h30, com a execução dos vigorosos acordes de “Rumba Tec”, onde as guitarras flamencas reinaram soberanas em arranjos de rara beleza, brilhantemente pontuada pelo apoio instrumental de baixo, bateria, percussão e teclados.
“La Negra” inova com a boa performance da percussão na introdução, em uma melodia de andamento alegre, contagiante, com temática festiva…
Com todo o charme e despojamento da cultura romani, “Avanssa” traduz no rondó cíclico da melodia o virtuosismo da guitarra melódica, complementada pelos ricos acordes das guitarras rítmicas.
Revisitando as seguidillas, “Cuba” apresenta magnífica fusão entre as linhas clássicas do flamenco e o cancioneiro gitano popular, num instrumental em allegro vivace, onde a cada conversão e variação em andamento e dinâmica, maior beleza estética se pronuncia, com aura de tamanha simplicidade que torna ainda mais admirável a grande técnica apresentada na execução desta melodia de construção arrojada.
Na cadência voltada às tonás, ”Fairies” surge brilhante em suave percussão, bem norteada pela bateria quase incidental e pelos teclados em notas suaves e diáfanas, em instrumental andante, em um dos momentos de rara beleza do espetáculo.
“Tampa” traduz na cadência frenética da rumba predomínio da linha de baixo, realizando belíssimo contraponto à guitarra melódica. Nota para a participação primorosa dos teclados nesta canção, pontuando com maestria as conversões entre as estrofes, num acompanhamento perfeito às variações de cadência e dinâmica apresentadas no decorrer da canção.
Em delicioso andante, as batidas solapadas das guitarras rítmicas soam com paixão e entusiasmo indescritíveis em “Sabroso”, traduzindo traços da salsa latina em alguns pontos da melodia…. Remetendo às jam sessions, cada instrumentista improvisa e demonstra toda sua agilidade e técnica na condução de seus instrumentos em performances grandiosas.
Para o momento do bis, fusão entre rumba e pasodoble em “Para Para”, onde as guitarras rítmicas cambiantes com o baixo determinam toda a contagiante dinâmica desta animada melodia, seguida pelo sucesso “Bamboleo”, que alicerçou a carreira e o reconhecimento internacional da banda, em momentos de intensa descontração e total sinergia com o público. Abrilhantando os momentos finais do show, dançarina cigana realiza evoluções com exímia precisão técnica e charme.
Além destas canções, outros grandes sucessos constaram do bem escolhido e diversificado set list, que retratou todas as fases da carreira do grupo, como “Jobi Joba”, “Caramelo”, “Baila Me”, “Sol Y Luna”, “Pena Penita”, “Volare” e “Por El Amor de Una Mujer”.
|