Top of the World: Dream Theater em São Paulo
Publicada em 03, Sep, 2022 por Marcia Janini
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Na noite do último dia 31 de agosto, o Dream Theater se apresentou no Tokio Marine Hall em São Paulo, para mais um show da turnê "Top of the World".
Iniciando a apresentação por volta das 21h00, ao som de "The Alien", explorando aura etérea nos teclados, aliada a bateria cadenciada e à agilidade da guitarra de dedilhados rápidos, em riffs alucinantes de afinação alta. Alquebrada nas conversões a bateria realiza um grande trabalho, mantendo o andamento frenético, em cascatas sonoras. Para o segundo movimento da canção, o lindo e melodioso vocal de James LaBrie, surge em lindas modulações, trazendo ainda mais grandiosidade a este momento da apresentação.
Para a digital "6:00", logo na introdução surge o flerte com a música eletrônica. Com sobreposições de crossfader em um cânone tecnológico, o vocal de LaBrie surge inovador e descontraído... Os sintetizadores de Jordan Rudess exploram movimentos cíclicos em looping, onde os acordes minimal e efeitos que remontam aos teclados hammond sobressaem, em junção com a bateria cadenciada e o baixo em doom no contraponto, perfazendo uma sonoridade urban. O fraseado vocal na porção média da canção traz influência das sonoridades street, em uma canção em tudo moderna e criativa. Amazing!
Em "Awaken the Master" o instrumental dinâmico e pesado da guitarra rascante de John Petrucci e do baixo em dub, aliados ao petardo de som bruto extraído da bateria frenética, em uma avalanche sonora na introdução, evoluem para andamento constante, sendo permeados com graça pelo piano de acordes melífluos, delicados. Em nova variação dinâmica, a rascante guitarra explora atmosfera densa, apoiando o vocal intenso e urgente de LaBrie em uma composição ousada e diferenciada. No terceiro e derradeiro movimento da canção, a poderosa guitarra de Petrucci esboça novas paisagens sonoras, explorando incríveis cromatismos em dedilhados intensos. Great!
Uma das mais aclamadas canções da noite "Endless Sacrifice" traduz aura melancólica à balada, determinada pelo andamento ralentado, trazendo suavidade à apresentação. A bateria cadenciada em suave acompanhamento apoia o belo vocal, que explora timbre singelo, explodindo com intensidade no refrão. Reinando absoluta, a bateria de Mike Mangini apresenta um trabalho diferenciado, em marcha intensa e evoluções em andamento rápido. Nota para os riffs incrivelmente bem colocados da guitarra, em glissandos e cromatismos de grande efeito sonoro. Impactante!
"Bridges in the Sky", uma canção que traz na introdução misteriosa aura, traduzida nos suaves cânticos introdutórios, é seguida por intensas e dinâmicas evoluções da bateria em alucinante andamento. No segundo movimento, o intenso apelo vocal de LaBrie em bela performance, explora tonalidades altas e modulações complexas, além de vocalizes intensos nas finalizações. O cíclico movimento dos sintetizadores, em resposta à guitarra intensa, traduz todo o encanto de uma grande composição!
Em "Invisible Monster", traduzindo certa fusão com sonoridades pop, a bateria apresenta andamento constante e sedutor, em franco diálogo com os sintetizadores e com o baixo de John Myung em dub no contraponto. Para o segundo movimento, deliciosas dissonâncias determinam efeitos sonoros diferenciados. Criando atmosfera densa e misteriosa, sintetizadores e guitarra aliam-se na composição de tessituras que remontam ao futurismo, em cromatismos ascendentes de linhas mélodicas diferenciadas. Mais um grande momento do show!
Em linda progressão sonora, a linear "About to Crash" traz em seus movimentos ecos mais acessíveis, trazendo uma sonoridade rica, porém um tanto mais convencional, se comparada a canções anteriores. Grandiloquente, traz no refrão o poderoso ar soundtrack, em uma composição linda e intensa. Permeado pela bateria cadenciada e pelos acordes da guitarra de Petrucci em acompanhamento simples, o vocal intenso e vibrante de James LaBrie, reina absoluto no segundo movimento da canção, em passional performance.
Além destes sucessos, canções como "The Ministry of Lost Souls", "A View From the Top of the World" e no momento do bis "The Count of Tuscany", abrilhantaram a noite.
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