10000 Maniacs em São Paulo
Publicada em 05, Jun, 2017 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Na noite da última quarta-feira, 1º de junho, o Espaço das Américas recebeu a banda 10000 Maniacs em mais um show de sua turnê mundial.
Iniciando a apresentação com o sucesso "Candy Everybody Wants", por volta das 22h30, a banda sobe ao palco trazendo os maiores hits de sua carreira.
Deliciosamente cadenciada, a divertida "Like the Weather" traduz no contraponto do reforço de bass do baixo em dub grande diferencial, na cadência do pop em fusão perfeita com o jazz.
A suave "Trouble Me" surge bem pontuada pelos doces acordes do teclado de Dennis Drew emoldurando o belo vocal de Mary Ramsey, antecedendo a bela releitura de "More Then This" (Roxy Music), um dos grandes momentos que consagraram a banda em meados dos anos 90.
A perfeita introdução da viola para "What´s the Matter Here?", bem como sua participação nas conversões ao refrão, executadas pela simpática Mary Ramsey também aponta bom diferencial. Dignos de menção, os belos solos do blueseiro baixo em dub de Steve Gustafson. Great!
Trazendo o gostoso acentro country na introdução do piano, aliado ao violino em suaves arpejos, "Cherry Tree" remonta às deliciosas canções rancheiras sulistas americanas, aliando com perfeição o folk ao andamento pop.
A introspectiva balada "Eden", traduz ainda maior leveza à apresentação, seguida pelos misteriosos acordes em notas suspensas do piano de "Pit Viper", em meio aos fortes e cadenciados tambores celtas na introdução, ascendendo para vigoroso e dançante andamento soul. Traduzindo também esparsos elementos de progressive rock em sua estrutura de rondó, com profundas e intensas variações dinâmicas, a canção marca ponto alto do show.
Cantando a capella a belíssima letra em complexo fraseado vocal de "She Moved Through the Fair" para posteriormente realizar um dos mais belos instantes da apresentação na execução da bem temperada viola, traduzindo toda a sonoridade da influência no folk irlandês, a vocalista apresenta uma de seus mais inspiradas performances no show. Amazing!
Os glissandos e cromatismos do piano na introdução densa de "Stockton Gala Days" surgem brilhantes na belíssima junção com os perfeitos acordes da guitarra melódica de Jeff Erickson. Marcando o andamento suave, cadenciado, surge o violão de aço solapado, em correspondência com a dolente bateria de Jerry Augustyniak.
Traduzindo grande doçura na introdução de "Ashokan Farewell" pizzicatos e glissandos da viola aliam-se aos ágeis dedilhados da guitarra melódica, em uma composição totalmente diferenciada, onde o erudito e o popular se entrelaçam com perfeição.
Trazendo a alegria, agilidade e beleza do cancioneiro regional, a viola de ares campesinos surge grandiosa para a deliciosa canção instrumental "Lady Mary Ramsey".
Em mais uma releitura que tornou-se hit "Because the Night" (Patti Smith Group) traz belo diálogo entre viola e guitarra melódica nas conversões em mais um feliz momento do espetáculo.
Para "Rainy Day", swingada e suavemente dançante, mais uma inspirada performance do límpido vocal de Mary Ramsey, com seu timbre diferenciado e suavemente aveludado, em modulações de rara beleza.
Além destas canções, o setlist do show apresentou ainda as execuções da releitura de "Love is All Around" (Sonny Curtis), "Hey Jack Kerouac", "City of Angels" e "These Are Days", entre outros sucessos.
|