Retorno à New Wave 80´s: A-Ha em São Paulo
Publicada em 18, Oct, 2015 por Marcia Janini
Com início por volta das 22h15 da quarta-feira (14 de outubro) a banda norueguesa A-Ha realizou show em única apresentação no Espaço das Américas.
A belíssima estrutura de palco, composta por gambiarras bem posicionadas num bem elaborado esquema de iluminação, ambientando com propriedade cada canção, enfatizando pausas e breaks estratégicos e momentos introspectivos, revela esmerado trabalho da cenotécnica.
Iniciando o show, a doce balada romântica "Cast in Steel" antecedeu o grande sucesso "I´ve Been Losing You". Levemente dançante, a canção que traduz ao andamento constante elementos de sonoridades típicas da new wave como o synthpop, aliada às bases hard determinadas pela bateria bem pontuada e riffs altos das guitarras distorcidas, ambienta o público para a execução do grande hit "Cry Wolf", executado em versão fidedigna à original.
Em "Move to Memphis", o vocal bem pronunciado de timbre aveludado com malemolentes e charmosas modulações de Morten Harket brilha, amparado pela guitarra em harmoniosos acordes rascantes.
A sensual sonoridade expressa pela melodia de "Mythomania" surge bem traduzida pelo teclado de Magne Furuholmen em notas suspensas e bateria cadenciada em acompanhamento suavizado, baixo traduz densidade, encorpando e sustentando a força do refrão.
Em um dos momentos mais intimistas do show, a linda balada "Stay on These Roads" com a impecável interpretação de Morten surge como um dos principais pontos de sinergia e comunicação palco/plateia.
"Scoundrel Days" traduzindo mais um bom momento no show, traz teclado na cadência synthpop da introdução determinando andamento e reflexiva densidade à canção, permeando com propriedade a melodia que ascende na conversão ao refrão para urgente sonoridade pop.
Explorando grande densidade sonora, o teclado de Furuholmen em acordes grandiosos de tessitura etérea surge ambientando o espetáculo para o sucesso "Crying in the Rain", em mais bons momentos do show. Digna de menção a perfeita finalização nas conversões ao refrão da bem temperada guitarra de Pål Waaktaar em riffs poderosos.
Traduzindo elementos do folk rock em acordes solapados da guitarra e no ágil e malemolente fraseado vocal para "Soft Rains of April", com o chamoso acompanhamento do pandeiro, surge interessante cadência que remonta ao criativo psicodelismo hippie dos anos 70. Inusitado!
"We´re Looking for the Whales", canção da nova safra seguida pelo sucesso "The Swing of Things" surgem como ponto entrópico no espetáculo, mantendo o mote de calma suavidade principiado pelas canções anteriores.
Com inovadora introdução em pianíssimo o grande sucesso "You Are The One" estabelece mais um alto ponto sinérgico, com o coro uníssono da plateia. Em momento posterior, a canção segue em crescendo até atingir cadência e dinâmica próximas à versão estúdio da canção. Grande instante do show!
Traduzindo aura totalmente hard rock em vigorosos riffs rascantes e blueseiros acompanhados pela cadenciada bateria "Sycamore Leaves" também determina grande diferencial na apresentação, numa interessante fusão entre elementos clássicos e modernizadores. Nota para o perfeito teclado soul de Magne.
"Hunting High and Low" traduz mais um intimista instante de grande intimidade entre o intérprete e seus fãs.
Constaram do repertório da apresentação outris hits como "The Sun Always Shine on Tv", "The Living Daylights" e "Take on Me".
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