Rock californiano 90`S : Smash Mouth em São Paulo
Publicada em 25, May, 2012 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
No último dia 20 de maio, o Via funchal recebeu uma das mais influentes bandas do pop rock nos anos 90.
O Smash Mouth apresentou-se com privilegiado esquema de iluminação, simulando lasers e efeitos mecânicos. A predominância de tons púrpura no início do show auxiliou na atmosfera atual e descontraída, que permeou o espetáculo.
Iniciando já com o grande hit “Everyday Superhero”, trouxe toda a energia do pop rock, com a marca da forte e bem conduzida bateria cadenciada, predominante e precisa.
“Getaway Car” traduz na cadência que remonta ao punk rock excelente contraponto do baixo e belíssimos riffs da guitarra distorcida nos refrões. Vários breaks estratégicos apoiam a força do refrão, surgindo em vocalizes cheios de atitude. Great!
Com a fantástica participação dos sintetizadores, denotando aura atual, moderna e inegável tom de descontração “Can`t Get Enough Of You Baby” surge como um dos bons momentos do show.
“Then The Morning Comes”, na cadência do hardcore, traduz no vocal levemente gutural tônica de maior seriedade à melodia alegre, onde a condução inspirada da bateria alia-se com perfeição ao teclado em notas esparsas e às guitarras enfurecidas na conversão do refrão, em afinação dissonante, remontando ao ska.
Trazendo já na introdução a malemolência do hip hop no fraseado vocal, “Come On, Come On” baseia-se nas origens do street, assinalando vertente próxima do ska/punk. Criativa e diferenciada, a canção sugere pequena mostra de vários estilos que influenciaram o rock na década de 90, como o rockabilly, adotando até mesmo suaves notas de psicodelismo nos synths e guitarra, mais perceptíveis no acordes dos refrões. Nesta bela mescla de sonoridades tão variadas, surge mais um excelente momento da apresentação, traduzida pelo delicioso charme das ruas.
“Diggin’ Your Scene” demonstra na bateria acelerada em crescendo e nos teclados esparsos interessante ar de liberdade. Em estrutura cíclica, a melodia varia em dinâmica por meio das vertiginosas mudanças no andamento. Em mais um momento inspirado da bateria, pequeno e empolgante solo é executado na porção média da canção, num dos momentos de maior sinergia com o público registrado durante a apresentação, atraindo intensa e maciça participação dos fãs. Em incrível finalização, a bateria tonitroante mostra uma verdadeira tempestade sonora, em vigor e peso… Sensacional!
Para o momento do bis, algumas surpresas foram cuidadosamente guardadas para os fãs, como a execução do clássico dos Monkees “I`m a Believer”, e a participação mais que especial do Charlie Brown Jr., finalizando inusitadamente a noite.
Chorão dividiu os vocais na execução de “All Star” e incendiou o público com os sucessos “Pontes Indestrutíveis”, “Tudo Que Ela Gosta de Escutar” e “Papo Reto”, com a atitude, carisma e ousadia costumeiras, literalmente dominando a cena com os integrantes do Charlie Brown, numa improvisada jam session. Não poderia ser mais especial e surpreendente a finalização do show!!!
|