Shakira esquenta noite fria e chuvosa em São Paulo
Publicada em 20, Mar, 2011 por Renato Bras
Após 14 anos de sua última turnê no Brasil, a cantora colombiana Shakira retornou ao país para a turnê de seu mais recente álbum, “Sale el sol” (2010), como parte do Pop Music Festival, que aconteceu no estádio do Morumbi em São Paulo, com participação dos brasileiros do Chimarruts, da banda norte-americana Train, do jamaicano Ziggy Marley e do DJ inglês Fatboy Slim.
Pouco antes das 21h, Shakira começa a cantar “Pienso em ti” no fosso entre a platéia e o palco, iniciando sua apresentação, cumprimentando os fãs presentes. Caminhando lentamente, e trajada com vestido rosa, a cantora agradece a todos, saudando o público que a aguardava debaixo de leve agora. Em seguida, já no palco, troca imediata de figurino para “Why wait” seguida de “Te dejo Madrid”. O estádio quase lotado, com 53 mil pessoas, canta junto todas as músicas do set, que é apresentado sem perder o ânimo e carisma da cantora, apesar da garoa intermitente.
Em português quase perfeito, Shakira agradece a todos. “Boia noite São Paulo! Estou muito feliz por estar no Brasil, espero que todos se divirtam e esta noite eu sou paulista!”. Wherever, whenever dá prosseguimento à noite, seguida da balada “Inevitable”, que é apresentada por ela como uma de suas músicas favoritas da carreira, e que foi composta em sua cidade natal, Barranquilla, em uma noite estrelada.
Na sequência, momento mágico da noite, apresentando na passarela que ia até o meio da pista vip versão de “Nothing else matters” do Metallica, tocada com acompanhamento de violão e tambor e violinos, e seguida de “Despedida” e “Gipsy”, com direito a dança sensual com seu percursionista.
Durante quase toda a apresentação da cantora, seus dotes físicos e de dançarina foram apresentados à exaustão ao público, que aplaudia, sorria e acompanhava a cantora. “Ciega surdomuda”, “Sale el sol” e “Loca” foram executadas seguindo esta regra.
Perto do final da apresentação, a chuva resolveu cair de vez no estádio, o que não diminui a vontade de Shakira de dençar. “She Wolf” e “Ojos asi” contaram com a chuva para criar um cenário ainda mais iluminado e prformático – apesar de uma pequena queda da cantora na passarela, devido ao chão molhado.
Após a pausa do bis, dois de seus maiores sucessos encerraram a noite após quase duas horas de show. “Hips don’t lie” e “Waka waka”, tema da Copa do Mundo de 2010. Infelizmente, seus dois primeiros sucessos fora da Colômbia, “Pies descalzos” e “Estoy aqui” ficaram de fora do setlist, para frustração de muitos fãs mais velhos.
O restante do pop Music Festival contou com os gaúchos do Chimarruts que abriram as apresentações, seguidos da banda norte-americana Train, do sucesso “Hey soul sister”. Na sequência, Ziggy Marley, filho de Bob Marley, apresentou seu reagge junto com alguns sucessos do pai, como “Tomorrow people” e “Get up stand up”. Após Shakira, foi a vez do DJ e produtor inglês Fatboy Slim transformar o Morumbi em uma grande pista de dança, mesclando músicas próprias como “Rockafella skank” e “Right here, right now” com sucessos das baladas, como “Seven nation army” de White Stripes, “Put your hands for Detroit” de Fedde Le Grant (alterado para “for Brasil”), “Hey hey” de Dennis Ferrer entre outros.
|