Exército alemão do Rammstein incendeia a Via Funchal
Publicada em 01, Dec, 2010 por Renato Bras
Após dez anos, os alemães do Rammstein voltaram ao Brasil para dois shows em São Paulo, na Via Funchal, sendo o primeiro no dia 30 de novembro. Com os ingressos esgotados, um séquito de fãs tomou conta do local, a grande maioria com camisetas e alguns poucos até com capacetes nazistas, personalizados com a marca da banda.
Iniciando o espetáculo pouco depois das 22 horas, a banda já começa a tocar os primeiros acordes de “Rammlied” ainda com a cortina levantada, que logo cai para apresentar uma segunda cortina, preta e vermelha, e que pouco depois se deixa cair em meio a uma explosão, apresentando Flake Lorenz, Till Lindemann e companhia – este último com figurino carnavalesco mórbido.
A tônica do show são as explosões, características da banda, e que vieram na sua totalidade ao Brasil. Das 18 músicas tocadas durante quase duas horas, foram exibidos efeitos pirotécnicos – entre explosões e labaredas – em nove delas. Por exemplo, em “Mein Teil”, Till entra no palco vestido de açougueiro, carregando um caldeirão imenso, com Flake dentro dele. Em seguida, Till se utiliza de um lança-chamas para literalmente “assar” a sua refeição.
Na música “Benzin”, Till ateia fogo em um assistente da banda em pleno palco, se utilizando de uma bomba de gasolina, com as dos postos de combustível. E também em “Waidmanns Heil”, Mais lança-chamas para a platéia. Tudo claro, devidamente coreografado, porém o fato do show ter sido em local fechado, não permitiu uma rápida dispersão da fumaça, o que em determinados momentos impossibilitava o público de ver a banda – porém sem tirar a animação dos presentes, que continuavam cantando em uníssono todas as músicas em alemão.
Destaque também para a música “Pussy”, na qual o baterista Doom Schneider se ergue em determinado momento com um consolo preso a ele, e dispara jatos flamejantes, para delírio da platéia, além da performance de Flake em “Haifisch”, onde ele entra em um bote inflável e literalmente “navega” pelo mar de gente, quando ele aproveita para erguer a bandeira do Brasil para o público. E finalizando, “Te Quiero Puta”, música em espanhol que tinha sido preparada para a turnê da banda de 2005 pela América Latina, mas que fora adiada até então.
Veja o setlist da noite:
1. Rammlied
2. B******
3. Waidmanns Heil
4. Keine Lust
5. Weisses Fleisch
6. Feuer Frei!
7. Wiener Blut
8. Frühling in Paris
9. Mein Teil
10. Du Riechst So Gut
11. Benzin
12. Links 2 3 4
13. Du Hast
14. Pussy
15. Sonne
16. Haifisch
17. Ich Will
18. Te Quiero Puta!
|