Bootleg Beatles no Brasil
Dia: 14/05/2008 (Quarta-feira) - Às: 21:30
|
Com mais tempo de estrada que os próprios Beatles e aprovação de George Harrison, o quarteto também britânico se apresenta em SP dia 14 de maio
Eles já cantaram com Paul McCartney, receberam elogios e dicas de George Harrison e conquistaram a crítica de impecáveis da exigente revista de música britânica Mojo. Quem já assistiu ao Bootleg Beatles diz que eles não só parecem a banda original como tocam e soam como eles. Dia 14 de maio, no Credicard Hall, o público paulista vai poder cantar os hits que atravessaram gerações do grupo que deu origem ao termo beatlemania.
A formação do grupo é Neil Harrison nos vocais de John Lennon, Andre Barreau na guitarra de George Harrison, David Catlin Birch no baixo de Paul McCartney e Hugo Degenhardt na bateria de Ringo Starr.
A primeira vez que os Bootleg encontraram um dos Beatles foi ao tocarem na comemoração dos 50 anos de David Gilmour com George Harrison na platéia. Conversando com os músicos ao fim do show, George disse que eles conheciam os acordes melhor do que ele mesmo e deu dicas de como tocar a música Free as a bird. Muito antes disso, quando ainda eram meninos, Neil chegou a cantar músicas natalinas com a família McCartney e David bateu na porta de Paul, conseguindo autografar um dos CDs de sua coleção.
Bootleg Beatles foi o primeiro grupo ocidental a tocar na então União Soviética. Desde então, já dividiram palco com Oasis, The Corrs e Iggy Pop. Foi a última banda a tocar em Earls Court, momentos antes do último chute dado no estádio inglês pelo brasileiro Pelé. Atravessaram gerações do punk ao britpop, vivendo mais tempo do que qualquer outra banda pop da história. O show é um tributo ao trabalho duro, perseverança e auto-estima da banda. E acima de tudo, ao amor pelo primeiro e maior grupo pop que já existiu.
Enquanto os Beatles ficaram juntos por 10 anos, dos quais 3 passaram em turnê, os Bootleg já estão juntos há 18 anos, dando continuidade ao legado de seus ídolos. Esse trabalho começou em 79, quando Neil Harrison, Andre Barreau, David Catlin Birch e Jack Lee Elgood, então baterista da banda, se apresentaram para a seleção de elenco da adaptação londrina para o sucesso da Broadway Beatlemania.
O grupo decidiu aproveitar o repertório e figurino para seguir com a formação de uma banda cover dos Beatles por pelo menos 6 meses. Os grupos clones não eram bem recebidos na era do punk e Lennon ainda estava vivo, embora a banda não estivesse mais junta. Os seis meses se tornaram um ano e eles tocavam em praticamente todos os eventos aos quais eram convidados, desde bases navais até Bahmitzvahs.
O baterista foi substituído pelo americano Rick Rock e em 1981 recebem o primeiro grande convite: uma turnê pela União Soviética. Nenhuma banda ocidental tinha tocado do outro lado da cortina de ferro e até a KGB estava presente durante o show. Ao longo dessa turnê, o grupo tocou para quase 250 mil pessoas e ganhou a atenção da mídia americana e inglesa.
De lá, o Bootleg Beatles seguiu para shows em Israel, Índia, Oriente Médio, Tailândia, Malásia e Filipinas. Em 94 surge a oportunidade de se apresentar nos Estados Unidos. A turnê de 3 meses se transformou em 3 semanas por fracasso de público. A banda voltou para casa com a promessa de não tocar mais em solo americano.
No fim dos anos 80, David cansou das turnês e foi substituído por Paul Cooper por alguns anos. Hoje ele está de volta na formação do grupo. No início de 1990, a banda decidiu incrementar seu show. Como nenhum empresário arriscou oferecer investimentos, eles mesmos decidiram bancar o aperfeiçoamento da banda. Em 92 o empreendimento finalmente deu certo e eles fecharam apresentações em grandes teatros acompanhados por quarteto de cordas, luzes e efeitos visuais.
Hoje, a equipe de produção de shows soma mais de 30 profissionais. As roupas foram confeccionadas pelas mesmas mãos que vestiram os artistas originais e os instrumentos são os mesmos modelos tocados pelo quarteto dos anos 60. Por onde passam, conquistam a simpatia de novos fãs e tietes que se emocionam ao lembrar de seus ídolos de tantas décadas atrás.
Credicard Hall
Av. das Nações Unidas, 17955
São Paulo - SP
www.credicardhall.com.br
Ingressos de R$60,00 a R$250,00
 |
Próximos shows |
• 08/05 (Qui) Sevdaliza
• 09/05 (Sex) BEAT
• 10/05 (Sáb) Foreigner with Lou Gramm
• 10/05 (Sáb) System Of A Down
• 10/05 (Sáb) Ira! Acústico
• 11/05 (Dom) Upfront Festival com The Exploited
• 11/05 (Dom) System Of A Down
• 14/05 (Qua) System Of A Down
• 16/05 (Sex) Paula Toller
• 17/05 (Sáb) Di Ferrero
|