Queensrÿche no Brasil
Dia: 16/05/2008 (Sexta-feira) - Às: 22:00
|
O quinteto de rock progressivo de Seattle Queensrÿche chega ao Brasil para uma série de apresentações iniciadas no Citibank Hall/RJ, dia 8 de maio. Para a turnê na América do Sul, o quinteto preparou repertório que combina os sucessos dos álbuns Operation Mindcrime, Rage for Order, Empire, Promised Land, Operation Mindcrime II e o recente Take Cover. Do Rio, a banda segue para Belo Horizonte (10/05) e Curitiba (15/05), chegando a São Paulo dia 16 de maio, para tocar no Credicard Hall.
A mistura heavy metal com rock progressivo é resultado do encontro de Geoff Tate no vocal, Scott Rockenfield na bateria, Michael Wilton e Mike Stone nas guitarras com Eddie Jackson no baixo.
A banda teve início em 1981, em Washington, com o nome de The Mob. Nessa época, a formação não tinha Mike Stone. Em seu lugar, estava Chris DeGarmo.
Algum tempo depois, o grupo gravou uma demo com quatro músicas: Queen of the Reich, Nightrider, Blinded e The Lady Wore Black. Foi então que os músicos finalmente sentiram estar no caminho certo. A demo rapidamente chegou a Europa, chamando atenção da mídia.
Empolgado com o resultado, o quinteto decidiu lançar o primeiro EP, Queen of the Ryche, em seu próprio selo, o 206 Records (uma referência ao CEP da cidade onde nasceram). Rapidamente 60 mil unidades foram vendidas, levando a uma disputa de sete gravadoras pelo contrato com a banda. A EMI saiu vencedora e o grupo passou a se chamar Queensrÿche.
No final de 84 lançou seu primeiro CD cheio: The Warning. O álbum chegou ao 61° lugar da Billboard e resultou numa turnê com KISS e Bom Jovi. Em 86 o álbum Rage for Order chegou à posição 47 e os shows foram acompanhados por Metallica. Em 88 chegou a vez do Operation: Mindcrime, que rapidamente recebeu disco de platina e foi nomeado ao Grammy de melhor banda. Era o caminho para expandir o sucesso da banda.
Em 1990, com o lançamento de Empire, o Queensrÿche pela primeira vez inseriu baladas e orquestrações em um CD menos conceitual que conseguiu chegar às rádios, ampliando a legião de fãs da banda. O single de lançamento foi a balada-rock Silent Lucity, que no verão de 91 entrou na lista das favoritas da MTV e se tornou o primeiro single da banda a entrar no top 10. Jet City Woman e Another Rainy Night (Without You) foram outras faixas de sucesso do disco que ficou nas paradas por 2 anos e vendeu mais de 3 milhões de cópias.
Queensrÿche lotava platéias das Américas, Japão e Europa. Fazendo a turnê Monsters of Rock com Motley Crue e Metallica, ficava claro que Seatlle não era apenas o berço de bandas grunge.
No inverno de 91, fica pronto Operation: livecrime. Um kit composto por CD e vídeo em comemoração ao sucesso da turnê Mindcrime, que transpôs aos palcos o conceito do álbum em um espetáculo teatral. Em 93, o grupo grava a faixa Real World para a trilha sonora do filme Last Action Hero (O Último Grande Herói, em português).
Em 94 fica pronto o 6° CD: Promissed Land (que dois anos depois ganha uma versão game em CD-ROM), com os hits I am I, Bridge e Disconnected. Em 97 a banda lança o último CD pela EMI: Hear in the Now Frontier. Em 99, o grupo lança o CD Q2K pela Atlantic Records com o novo guitarrista Kelly Gray no lugar de Chris DeGarmo. Os lançamentos consecutivos foram Live Evolution (2001), Tribe (2003) e The Art of Live (2004), já com o atual guitarrista Mike Stone, Operation: mindcrime II (2005) e Take Cover (2007).
Hoje, mais de 20 anos após a formação, Queensrÿche vendeu mais de 20 milhões de CDs, emplacou diversos hits e tocou em mais de 22 países.
Credicard Hall
Av. das Nações Unidas, 17955
São Paulo - SP
www.credicardhall.com.br
Ingressos de R$80,00 a R$300,00
 |
Próximos shows |
• 08/05 (Qui) Sevdaliza
• 09/05 (Sex) BEAT
• 10/05 (Sáb) Foreigner with Lou Gramm
• 10/05 (Sáb) System Of A Down
• 10/05 (Sáb) Ira! Acústico
• 11/05 (Dom) Upfront Festival com The Exploited
• 11/05 (Dom) System Of A Down
• 14/05 (Qua) System Of A Down
• 16/05 (Sex) Paula Toller
• 17/05 (Sáb) Di Ferrero
|