Tuatha de Danann
Dia: 28/09/2013 (Sábado) - Às: 18:00
|
Tuatha de Danann, banda de Varginha-MG, iniciou atividades com o nome de Pendragon, mesclando o Rock and Roll com a música celta e medieval. Até 1998 registram as primeiras gravações de fitas demo, The Last Pendragon e Faeryage, que já apresentavam uma sonoridade diferente no cenário nacional, quando ocorreu a mudança de nome para Tuatha de Danann. O nome vem da mitologia celta, significa Povo da Deusa Danú, e é inspirado nos seres encantados que dominavam a arte a ciência, a poesia e a magia, e refere-se a uma das raças que povoaram a Irlanda antes da chegada dos Milesianos, os antepassados dos atuais Irlandeses.
O trabalho musical baseado na magia e beleza do folclore celta, valorizado pelo uso de flautas, violinos, craviolas e bandolins, obteve repercussão no Brasil e no exterior e este resultado proporcionou ao grupo a chance de lançar seu primeiro disco em 1999, com quatro novas canções e as músicas da demo tape Faeryage como bônus. Este material foi lançado com o nome Tuatha de Danann, com sua linha musical diferenciada, com vocais melodiosos ou agressivos se alternando, além de flautas e guitarras convivendo em harmonia.
O primeiro álbum full-lenght saiu em outubro de 2001, o Tingaralatingadun. Este trabalho é uma viagem à terra da magia, onde todos os elementos da natureza andam de mãos dadas. Contando com dez canções inéditas Tingaralatingadun traz maravilhosas incursões pelo mundo celta. O álbum rendeu apresentações nos principais festivais a partir de então, colocando o Tuatha de Danann numa posição de destaque no cenário nacional. O CD foi licenciado na Europa para a França, Rússia, obtendo excelente aceitação. No mesmo período participou do projeto William Shakespeare´s Hamlet, com a música The Last Words, expandindo ainda mais sua popularidade.
O ano 2002 foi marcado pelo lançamento do CD The Delirium Has Just Begun,.. trabalho experimental que também foi lançado na França com resultado altamente positivo.
Em 2004 foi lançado Trova di Danú, álbum onde o Tuatha de Danann confirma a força do seu estilo personalizado através da combinação do Rock com o folclore Celta, acrescentando o brilho do jeito brasileiro de fazer música internacional.
Com a bagagem de quatro CDs lançados com sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior, e o fato de desempenhar excelentes performances no palco, em 2005 a banda liderou a votação para participar do festival Brasil Metal Union (BMU), o que rendeu o convite para ser uma das atrações do Live n Louder Rock Fest, mega-festival realizado em São Paulo, tocando ao lado de Scorpions, Nightwish, Shaman, Rage, Destruction e Dr. Sin. Também no ano de 2005, durante os meses de julho e agosto, o Tuatha de Danann realizou uma bem sucedida turnê européia, com grande destaque para apresentações sold-out em Paris, e para a consagradora participação no maior festival de Rock do mundo, o Wacken Open Air, na Alemanha, onde ganhou prêmio de Melhor Banda Internacional.
Atualmente tem ofertas da Europa e dos Estados Unidos para a gravação do novo álbum de estúdio, que deverá ter a produção do conceituado músico e produtor Mark Healey, baixista da banda Badfinger (grupo originário da Grã-Bretanha cujos componentes participaram de gravações de álbuns solos dos ex-Beatles John Lennon, Paul McCartney e George Harrison).
O mais recente lançamento do Tuatha de Danann é seu primeiro DVD, Tuatha de Danann Acoustic Live, gravado ao vivo no Centro Cultural São Paulo, com novos arranjos para suas músicas, transformadas em versões acústicas, com a participação de importantes músicos brasileiros como Roger Vaz (violino), Clayton Prósperi (acordeom e flautas), Julio Andrade (bandolim) Carlos Galo e Valtenir Vieira (percussão), e Isabel Tavares, Roger Troyjo e Marco Diniz (vocalistas).
Manifesto Bar Rua Iguatemi, 36 Itaim Bibi - São Paulo -
SP -
BR
www.manifestobar.com.br
Ingressos de R$30,00 a R$160,00
www.ticketbrasil.com.br
 |
Próximos shows |
• 16/05 (Sex) Paula Toller
• 17/05 (Sáb) Di Ferrero
• 22/05 (Qui) C6 Fest 2025
• 22/05 (Qui) Stone Temple Pilots
• 23/05 (Sex) C6 Fest 2025
• 24/05 (Sáb) C6 Fest 2025
• 24/05 (Sáb) Buzzcocks
• 24/05 (Sáb) Tarja e Marko Hietala
• 25/05 (Dom) C6 Fest 2025
• 30/05 (Sex) Hozier
|