Criolo e Emicida
|
Dia: 08/09/2012 (Sábado) - Às: 21:00
|
O ano de 2011 foi marcante para a música independente no Brasil, em especial para o rap, gênero que ganhou maior repercussão, tanto na mídia como no circuito de shows e nas redes sociais. As mais relevantes premiações de música elegeram artistas do gênero em suas principais categorias e não há dúvida que, portanto, o rap atingiu um patamar até então inédito no cenário musical do país. Algumas dessas premiações receberam em seus palcos dois artistas em comum que, certamente, foram os grandes destaques da música em 2011: Criolo e Emicida.
Aos 36 anos, 24 deles dedicados ao rap, Criolo lançou seu primeiro álbum de canções, Nó na Orelha, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas, destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, proferindo vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade. Paulistano nascido no bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Kleber Gomes muniu-se de agressividade, humor e delicadeza para criar seu elogiado Nó na Orelha. Com igual domínio compõe e entoa genêros diversos como samba, afrobeat, bolero, reggae, rap e romântico. Em um pouco mais de um ano após o lançamento do disco o MC, cantor e compositor já apresentou o repertório de seu álbum em cerca de 80 shows, em mais de dez estados brasileiros, em Buenos Aires, na Argentina e em Nova York, nos Estados Unidos. Tocou ao lado de Mulatu Astatke em Londres. Cativou plateias de todas as idades em Paris, Milão, Roma e integrou o line-up de um dos maiores festivais de música do mundo, o Roskilde, na Dinamarca. Se apresentou pela primeira vez em Los Angeles e voltou a Nova York, dessa vez para tocar no festival Summer Stage, no Central Park, onde encerrou sua primeira e elogiada turnê internacional em 2012.
Já Emicida surgiu no cenário rap em 2006. O talento fez com que se destacasse e logo se tornou um nome conhecido na cena paulista. Em 2008, resolveu lançar o primeiro single: Triunfo. Assim estava dado o primeiro passo de uma trajetória que poucos anos depois levaria o MC mundo afora. Em 2009, veio a primeira mixtape, Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que eu Cheguei Longe. Prensado em esquema caseiro e comercializado a R$ 2, o trabalho vendeu em poucos meses mais de 10 mil cópias.
Em 2010, depois de ver seu nome correr todo o Brasil, o MC colocou nas ruas outras duas mixtapes Sua Mina Ouve Meu Rep Tamem e Emicídio. No ano seguinte, nos EUA, durante uma tour que começou pelo festival Coachella, na California, gravou o EP Doozicabraba e a Revolução Silenciosa, idealizado ao lado dos produtores K-Salaam e Beatnick. De volta ao Brasil, subiu ao palco de festivais como Rock in Rio e SWU. E em 2012 embarcou para sua primeira turnê pela Europa, com shows em Londres, Montreux e Berlim.
Vindos de regiões opostas da cidade de São Paulo (Criolo da sul e Emicida da norte), ambos se encontraram na Rinha dos Mc's, festa-batalha organizada por Criolo e DJ DanDan desde junho de 2006. Na ocasião, o encontro tinha Criolo como apresentador do evento e Emicida como um dos concorrentes na competição. Nessa tradicional batalha de rimas, Emicida se destacou sendo o vencedor em 14 edições e chamou a atenção de Criolo por sua criatividade e agilidade na construção de texto. De lá pra cá, os dois mcs seguiram caminhos paralelos, mas sempre se cruzando pela militância na cena de rap no Brasil. No começo do ano, atuaram juntos no videoclipe de "Então Toma" de autoria de Emicida, que foi eleito o melhor clipe pelo juri especializado do MTV Video Music Brasil, com Emicida levando também a categoria de artista do ano. Na mesma premiação, Criolo subiu ao palco três vezes para receber os prêmios de revelação, melhor disco e melhor música de 2011. Juntos também foram destaques no prêmio da revista Bravo!, eleitos Emicida melhor cd Popular do ano e Criolo o melhor show.
Tendo como base para todo o espetáculo a banda que acompanha Criolo, esses dois fenômenos da música brasileira atual se apresentarão juntos dia 8/9 no Espaço das Américas. Este será o primeiro grande show de ambos na capital paulista depois de, em julho, saírem em turnê pela Europa Criolo também esteve nos EUA.
A direção musical do espetáculo fica a cargo de Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral.
Espaço das Américas
Rua Tagipurú, 795
Barra Funda - São Paulo - SP
Ingressos a partir de R$20,00
www.ticket360.com.br
 |
Próximos shows |
• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell
• 24/01 (Sáb) Roupa Nova
• 30/01 (Sex) Frank Turner
• 31/01 (Sáb) Avenged Sevenfold
• 05/02 (Qui) My Chemical Romance
• 05/02 (Qui) Doja Cat
|