Madonna completa 48 anos e retoma gosto por polêmicas
Publicada em 16, Aug, 2006 por Renato Bras
Depois de protagonizar algumas polêmicas na década de 80, sempre envolvendo sexualidade e religião, e recentemente passar por uma breve fase de calmaria, a cantora pop Madonna completa 48 anos e retoma o gosto pela controvérsia, chegando até a discutir com a Igreja.
Em sua nova turnê, durante a música Live to Tell, Madonna encena uma "crucifixação" no palco, usando uma coroa de espinhos na cabeça. A performance causou ira de grupos religiosos, que viram no gesto uma provocação desnecessária, classificando a cena até de "blasfema".
A tensão não se dissipou após a primeira apresentação da turnê, iniciada em maio, em Los Angeles. Pelo contrário: a discussão acompanhou Madonna por todos os países pelos quais passou. Em Roma, na Itália, a cantora chegou até a convidar o Papa Bento XVI para conferir sua performance. O convite foi recusado e visto como uma provocação. Até mesmo um anúncio publicitário com a imagem de Madonna, colocado em frente ao Vaticano, provocou discussão.
A conturbada relação com a igreja não é novidade na carreira de Madonna, uma ítala-americana de formação católica. A cantora já causou polêmica com o clipe de Like a Prayer, em que contracena com um Jesus negro e cruzes aparecem em chamas. O vídeo recentemente foi considerado o mais controverso da história.
Outro clipe polêmico é o de Erotica, em que Madonna faz referências ao sadomasoquismo em cenas carregadas de sensualidade. Na época, o vídeo foi exibido apenas três vezes pela MTV norte-americana por causa de seu conteúdo.
Reinvenção
Apesar das polêmicas, Madonna continua buscando a renovação em cada álbum que lança. Depois do fracasso de sua participação como protagonista no musical Evita (1996), a cantora iniciou seu retorno à boa forma com o introspectivo álbum Ray of Light (1998) e o hit Beautiful Stranger.
Em Music (1998), a musa assume seu lado eletrônico e volta a mostrar sensualidade. Já em American Life (2003), ela volta sua artilharia pop para os Estados Unidos, sua terra-natal, mas não mais seu lar, já que Madonna mora na Inglaterra com o marido Guy Ritchie. O disco inclui críticas ao estilo de vida americano e à guerra. A cantora também aproveitou a onda para protagonizar outra polêmica ao beijar Christina Aguilera e Britney Spears em show no MTV Video Awards de 2003.
A mais recente cartada de Madonna é Confessions on a Dance Floor, em que retoma a pegada eletrônica de Music e aproveita o clima de pista de dança para exibir a boa forma em clipes como Sorry e Hung Up, vestindo roupas coladas e dançando.
Mais do que o gosto pela polêmica, Madonna parece ter preferência por surpreender e se reinventar a cada disco. O resultado é a bem-sucedida carreira da cantora, que há mais de 25 anos se encarrega de chocar e entreter o público.
Fonte: Terra
|