Site de música   
Show

The Swell Season

Dia: 27/08/2010 (Sexta-feira) - Às: 22:00

Compartilhe:


O slap (selo de novos artistas da Som Livre) apresenta Strict Joy, novo álbum da dupla The Swell Season. Formado pelo irlandês Glen Hansard e pela tcheca Markéta Irglová, o duo folk recebeu o Oscar de Melhor Canção Original em 2008 por “Falling Slowly”, do filme Apenas Uma Vez. Além de músicas como “Low Rising”, “In These Arms” e “The Verbs”, o álbum traz três faixas-bônus da trilha do longa: a premiada “Falling Slowly”, “When Your Mind´s Made Up” e “Lies”. O resultado do trabalho poderá ser conferido em única e imperdível apresentação no HSBC Brasil no dia 27 de agosto.

Detalhes tão pequenos deles dois
Por Arthur Dapieve


Os espectadores que acorreram ao cinema dois anos atrás para assistir a Apenas uma vez ficaram torcendo por um final inteiramente feliz para o músico de rua irlandês e para a imigrante pianista tcheca. Bem, de certa forma ele aconteceu, se não no filme ou na vida, no disco. Ou melhor, nos discos. Glen Hansard e Markéta Irglová ainda formam – depois de terem se encontrado, casado e descasado – o duo folk The Swell Season. E este Strict joy é o seu segundo álbum, descontada a trilha sonora de Apenas uma vez, que entre outras incluía a tocante “Falling slowly”, merecida ganhadora do Oscar de melhor canção de 2008. Ela, aliás, vem de bônus nesta edição brasileira do novo CD, com mais duas faixas da trilha, “When your mind’s made up” e “Lies”.

No filme dirigido por John Carney, uma produção esperta e tão barata que deve ter custado meia pint de Guinness e uma cumbuca de cozido irlandês divididas por dois, Hansard e Markéta interpretavam versões romanceadas de si próprios. Ele abandonou a escola em Dublin quando tinha 13 anos, para se dedicar de corpo e alma à música na Rua Grafton e adjacências, influenciado sobretudo por Van Morrison e aparentado a Damien Rice. Ela também tinha 13 anos – mas tempos depois – quando Hansard, então já líder da cultuada banda The Frames, a conheceu numa passagem pela República Tcheca. O roteiro cortou aqui, inventou ali e espichou lá para dar unidade à trama. Tempo, ação e lugar.

Hansard e Markéta ficarão para sempre marcados pelo filme, assim como aqueles que o assistiram, porque Apenas uma vez (Once, no original) tratava de um tipo de encontro – o tipo do seu encontro – ainda mais raro do que uma mera história de amor. O milagre matemático que é um casamento musical dar tão certo não pode ser menosprezado. E o olhar de Carney sacou isso. A impressão que o espectador tinha era de estar diante de um momento íntimo, espiando um casal num reality show que se interessava não pelo que ele (não) fazia debaixo das cobertas e sim pelo que ele fazia nos ensaios e estúdios. Música.

As 12 faixas redondinhas de Strict joy também dão a impressão de que o ouvinte está presenciando uma cena muito mais íntima do que a mais selvagem sessão de sexo. Claro que o som escolhido pelo The Swell Season – título em inglês de um romance do tcheco Josef Škvorecký – é a chave para esse sensação de familiaridade. Folk. São canções sentidas sobre relações humanas, aparentemente simples, tocadas e interpretadas sem exagero ou afetação. É o caso, por exemplo, da faixa de abertura, “Low rising”, que a certa altura diz “eu quero ir ao rochedo/ quero pular direto no grande oceano/ ver o que ele tem/ eu quero revirar essa coisa/ eu quero beber contigo/ a noite toda, até nós dois cairmos”.

À primeira audição, Strict joy pode passar por um disco inteiramente à capela, ou seja, sem instrumentos, tamanho o predomínio da humanidade da voz de Hansard (solista em 10 faixas) e de Markéta (em duas). E quando os dois harmonizam seus registros, então, sai de baixo... Como em “talvez eu tenha nascido para te segurar neste braços” (“In these arms”) ou em “‘estou cansada de brigar’, ela diz/ suas palavras chacoalham minha cabeça” (na linda “The verb”) Depois, conforme as audições vão se repetindo, é que a gente vai percebendo a artimanha dos arranjos, sutis para se adequar aos vocais, vai percebendo o violino ocasional, uma batida gostosa, o piano, um crescendo orquestral. Todo o disco, aliás, é daqueles que cresce a cada audição, pelo acúmulo de detalhes inteligentes.

The Swell Season não vende exatamente alegria, vende a aceitação quase sempre serena dos percalços sentimentais da vida. A educada fragilidade da voz de Markéta em “Fantasy man” ilustra bastante bem este ponto. Quando ela entoa “e se tudo é medido/ pelo buraco que deixa pra trás/ então essa montanha foi aplanada/ e não há mais diamantes na mina” dá vontade de pegá-la no colo, em especial se tivermos em mente a imagem da feiosinha interessante de Apenas uma vez. No final das contas, Hansard e Markéta se apresentam como pessoas normais, que gostaríamos de encontrar. Quem sabe até tomar cervejas pretas juntos, ouvindo-o tocar violão na mesa comunitária de um pub em Dublin.


HSBC Brasil
R. Bragança Paulista, 1281
Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP
www.hsbcbrasil.com.br

Ingressos de R$45,00 a R$300,00








[ << Ant ]    [ << Ver mais shows ]    [ Próx >> ]   

Próximos shows
«« Dec 2025 »»
DSTQQSS
1234
891011
171819
222324252627
28293031

• 20/12 (Sáb) Limp Bizkit
• 20/12 (Sáb) Information Society + Thea Austin (SNAP!) + Noel
• 21/12 (Dom) Torture Squad
• 21/12 (Dom) Corona Luau MTV - Nando Reis
• 21/12 (Dom) Ney Matogrosso
• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell  

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2025 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.