Festival About Us 2009
|
Dia: 22/11/2009 (Domingo) - Às: 15:00 até 22:00
|
Line-up confirmado:
15h00 15h30 AfroReggae
15h45 16h15 Arnaldo Antunes
16h45 17h30 Carlinhos Brown
17h50 18h30 Lenine
19h00 20h00 Jason Mraz
20h30 22h00 Sting
ATENÇÃO
Por motivos operacionais, o festival Natura About Us mudou de local, sendo realizado na Chácara do Jóquei.
A Natura acredita na cultura e na arte como veículo para despertar o olhar e sensibilizar o público para questões relacionadas à sustentabilidade. É neste contexto que surge o Natura Nós About Us, o mundo é nossa escolha um festival que busca proporcionar experiências que revelem o poder de protagonista de cada um na construção de um mundo melhor.
Este ano, o Natura Nós About Us, que acontece dias 21 e 22 de novembro, na pista de Atletismo do Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, traz shows de Sting, Jason Mraz, Lenine, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e AfroReggae. Além disso, terá uma intensa programação paralela que inclui oficinas com cooperativas, grupos culturais, exposições com artistas e designers que trabalham com material reciclado e praça de alimentação orgânica.
Novidades
O primeiro dia do Natura Nós About Us é dedicado à família, com atrações especiais para as crianças. Além de shows da premiada dupla Palavra Cantada, do coral mineiro Meninos do Araçuaí, do Hi-5 Cinco Sentidos, baseado na série infantil do Discovery Channel e da Turma da Mônica, o programa inclui oficinas de percussão ministradas pelo AfroReggae.
Já no segundo dia, o festival recebe o cantor, compositor e criador da Rainforest Foundation, o multi instrumentista Sting, além de Jason Mraz, um dos principais astros pops da atualidade, autor dos consagrados hits I´m Yours e Lucky, que vem ao Brasil pela primeira vez. Os brasileiros Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Lenine e AffroReggae também terão participações especiais no Festival.
O público poderá conhecer ainda o processo de triagem, reciclagem e compostagem de todo o lixo gerado durante o festival e utilizar o Pratique Verde, ferramenta do Google Maps que permite localizar e marcar onde gostaria de plantar sua muda ou semente, presente do festival. Os participantes também serão incentivados a praticar a carona compartilhada ou ainda a virem de bicicleta para o festival, como forma de reduzir seu próprio impacto ambiental.
Queremos desmistificar a sustentabilidade, mostrando que ser sustentável é simplesmente prestar atenção em você e no outro. É uma mudança de atitude, que inclui pequenas escolhas para o seu dia a dia, como ser gentil, não jogar lixo no chão, economizar energia, água, produzir menos lixo. Não está distante da nossa rotina e cada um pode contribuir com um mundo melhor e mais feliz, afirma José Vicente Marino, vice-presidente da Natura.
Sobre o Natura Nós About Us
Este Festival aconteceu pela primeira vez em 2008, em São Paulo e Manaus, realizado pela Mondo Entretenimento. Em sua segunda edição traz a associação com a Natura, passando agora a ser um Festival proprietário desta marca.
Acreditamos que a música e a arte tem grande poder de despertar o olhar e sensibilizar o público para questões relacionadas à sustentabilidade. E no Natura Nos About Us queremos desmistificar esta palavra, que parece distante de nós, mostrando que ser sustentável é simplesmente prestar atenção em você e no outro. É uma mudança de atitude, que inclui pequenas escolhas para o seu dia a dia, como ser gentil, não jogar lixo no chão, economizar energia, água, produzir menos lixo., afirma José Vicente Marino, vice-presidente da Natura.
Segundo João Paulo Affonseca, sócio da Mondo Entretenimento, O grande objetivo do Natura Nós About Us é proporcionar ao público uma experiência única, em um ambiente envolvente. Além de levar ao festival atrações diferenciadas para toda a família e um line up forte, como Sting e Jason Mraz.
Perfil dos Artistas
Sting
Compositor, cantor, ator, ativista, marido e pai de seis filhos, magistral guitarrista e baixista - Sting ganhou aclamação mundial em todos esses papéis, mas ele desafia uma fácil classificação. "Eu amo me colocar em situações novas. Eu não tenho medo de ser um novato", explica ele. Filho de um leiteiro, Sting foi professor, treinador de futebol e cavador de valas antes de ir para a música. Inspirado pelo jazz e os Beatles, ele, Stewart Copeland e Andy Summers, formaram o The Police em 1977. A banda se tornou rapidamente um sucesso e lançou vários hits como "Roxanne", "Every Breath You Take", "King of Pain" e "Every Little Thing She Does Is Magic". Ganharam cinco prêmios Grammy e em 2003 entraram para o Rock and Roll Hall of Fame. O incrível trabalho desenvolvido pelo trio, a enorme inventividade e surpreendente gama de influências já antecipava o que Sting iria realizar em sua carreira solo.
Com o lançamento de álbuns como Dream of the Blue Turtles, Bring On The Night, Nothing Like The Sun, The Soul Cages, Brand New Day, entre outros, Sting se tornou um dos mais respeitados artistas de todo o mundo, angariando em sua carreira solo 11 Grammys, 2 Brit Awards, um Globo de Ouro, um Emmy, três indicações ao Oscar, o Billboard Century Award e o MusiCares 2004 Person of the Year. Ele se manteve na vanguarda da consciência pública durante quatro décadas e escreveu algumas das canções mais marcantes do nosso tempo. Também apareceu em 15 filmes, produziu o aclamado "A Guide To Recognizing Your Saints" e atuou em uma peça da Broadway, a "Ópera dos Três Vinténs".
Sting publicou um livro de memórias intitulado "Broken Music" em 2003, que passou 13 semanas na lista de best sellers do New York Times. Recentemente lançou "Letras" - uma coleção abrangente de suas composições com comentários pessoais, que também apresenta fotografias de toda a sua carreira. Em 2007 juntou-se aos antigos companheiros do The POLICE e embarcou em uma turnê mundial, apresentando-se para cerca de 4 milhões de pessoas nos cinco continentes. A turnê foi classificada como a terceira maior bilheteria de todos os tempos e ganhou inúmeros prêmios.
Sting apóia uma série de organizações de direitos humanos como a Rainforest Foundation, a Anistia Internacional, Live Aid, entre outros. Junto com a esposa Trudie Styler, fundou a Rainforest Foundation, em 1989, para proteger as florestas do mundo e os povos indígenas que lá vivem. Juntos, eles levantaram mais de US $ 25 milhões de dólares com seus 15 shows beneficentes para arrecadar fundos e conscientizar para o perigo do extermínio dos recursos do nosso planeta. Desde a sua criação, a Rainforest Foundation se expandiu em uma rede de organizações interligadas que trabalham em 23 países ao redor do globo.
Jason Mraz
O cantor e compositor norte americano Jason Mraz começou sua carreira de forma independente o lançamento de "A Jason Mraz Demonstration", em 1999, contendo 8 faixas da sua própria autoria. Depois deste, viriam mais 4 EPs, um caminho sedimentado que resultaria em seu primeiro contrato com uma grande gravadora, a Elektra Records, em 2002. Seu primeiro disco Waiting for My Rocket to Come, alcançaria o segundo lugar na parada da Billboard e dava início a uma carreira vertiginosa: em 2004, ele lançaria um CD/DVD do concerto gravado um ano antes, intitulado "Tonight, not again: Jason Mraz live at the Eagles Ballroom"; Em 2005 abriu vários shows de Alanis Morissette durante a tour Jagged Little Pill Acoustic; lançou seu segundo álbum de originais, Mr. A-Z, indicado para o Grammy; fez uma turnê própria e abriu alguns shows para os Rolling Stones. Em 2006 nova turnê, pelos EUA e Europa, e o lançamento de Selections for Friends, um álbum de atuações ao vivo, disponível apenas na net.
Mraz ganhou fama, sucesso, prêmios, e a reputação de ser um grande intérprete ao vivo, mas resolveu parar. Foram quatro anos incríveis, mas eu queria ir à mercearia novamente, queria lavar minha própria roupa, arrumar um jardim, criar um gato. O tempo de descanso virou redescoberta. De repente eu acordei e músicas de verdade começaram a brotar de mim, ele lembra. Em 2008 lança mais um disco "We sing. We dance. We steal things", com a participação de Colbie Caillat e James Morrisson. O curioso acerca desta obra é que esta foi lançada primeiramente como EP em três partes "We sing.", "We dance." e "We steal things.", cada uma delas contendo quatro músicas.
O primeiro single do disco foi Im Yours, uma delicada música sobre o amor que se tornou um sucesso instantâneo em todo o mundo no Brasil foi tema da novela A Favorita, e ganhou o Grammy de música do ano. Outro destaque é Lucky, um dueto com Colbie Caillat. Durante uma turnê pela Austrália, um pacote foi deixado no hotel para Mraz, cheio de livros e CDs, sobre budismo, cristianismo, etc. Mraz mergulhou nos livros e na música, o que o levou à Índia e a escrever coisas que eu nunca pensei que escreveria. Lições agora aprendidas de sábios e profetas, Mraz está seguro de que não perderá seu caminho novamente. A cada duas semanas vou dar um tempo em casa e vou abraçar meu gato, e lavar minha roupa, e dizer meus obrigados e então, saio e trabalho mais. Agora existem algumas novas regras e um novo eu.
Carlinhos Brown
Nascido em 1962, no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador, Antônio Carlos Santos de Feitas, ou Carlinhos Brown, é um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores do atual cenário da música brasileira. Com múltiplos talentos, Brown se destaca como cantor, músico, produtor, arranjador e agitador cultural. Mas o que o projetou internacionalmente foi mesmo a percussão. Desde cedo, seu caminho foi cruzado por Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô, que o iniciou no mundo da música através da descoberta da percussão. Passou pelos estúdios WR, onde aprendeu técnicas de gravação e participou da banda de Luis Caldas que projetou a música baiana para o Brasil. Ainda nos anos 80, integrou a banda de Caetano Veloso, durante a turnê Estrangeiro. E foi através de Caetano que teve a sua primeira música nacionalmente conhecida, Meia Lua Inteira, que integrou a trilha sonora de uma novela da Globo.
No final dos anos 80 fundou a Timbalada, com o qual realizou dezenas de turnês pelo mundo e de quem é até hoje produtor. Produziu e assinou cinco faixas do CD Brasileiro, de Sergio Mendes, premiado com o Grammy de melhor álbum de World Music. Em 1996, lançou o festejado Alfagamabetizado, seu primeiro álbum solo. Em 2002, junto com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, cria os Tribalistas, cujo CD e DVD alcançou a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos. Desde o lançamento de seu primeiro CD solo, lançou outros quatro trabalhos. Atualmente se divide entre a carreira internacional, seus projetos sociais no bairro do Candeal Pequeno, além dos projetos culturais, shows, produção de discos e trilhas para espetáculos de dança, filmes, dentre outras produções.
Arnaldo Antunes
Músico, poeta e artista visual, Arnaldo Antunes cursava Letras na USP quando os Titãs estouraram e lhe tomaram todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas. Depois de 10 anos na banda, deixou o grupo em 1992, optando por novas direções artísticas. Apesar de sua saída, continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo. Em 2002 formou com Marisa Monte e Carlinhos Brown o trio Tribalistas. Também atuou como ensaísta na Folha de São Paulo. Lançou no final de 2007 seu primeiro DVD, o Ao Vivo no Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais de Nando Reis, Branco Mello, Edgard Scandurra, Marisa Monte e Carlinhos Brown.
Seu novo show faz parte do lançamento do álbum Iê Iê Iê, que vai rodar todo o país até 2010. Ele divide o palco com Edgard Scandurra (guitarra e voz), Betão Aguiar (baixo e voz), Chico Salem (violão e voz), Marcelo Jeneci (teclados e voz) e Curumin (bateria e voz). No repertório, há todas as canções do disco novo e outras composições como Consumado (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown), Socorro (Arnaldo Antunes e Alice Ruiz) e Essa mulher (Arnaldo Antunes). O cantor também irá apresentar releituras de Odair José (Quando você decidir), de Luiz Melodia (Pra aquietar), de Dorgival Dantas (Ela é americana), alem da canção Vou festejar (Jorge Aragão e Dida Noeci) em versão iê iê iê.
Lenine
Natural de Recife, Lenine mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970, onde começou a conviver com várias pessoas do mundo da música. Elba Ramalho foi a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Produziu discos de Maria Rita, Chico César e Pedro Luis & A Parede.
Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado e no musical Cambaio". Em 2005 ganhou dois Grammy Latinos: um pelo melhor disco de música brasileira contemporânea e outro pela melhor canção brasileira. Apaixonado confesso pelas orquídeas, Lenine escolheu uma de suas mais famosas espécies para batizar seu novo trabalho, Labiata. O CD é o primeiro trabalho de estúdio de Lenine após seis anos o último foi Falange Canibal, de 2002.
AfroReggae
A Banda AfroReggae foi criada em 1996, com alunos das oficinas do núcleo do AfroReggae, comunidade do bairro carioca de Vigário Geral. Em 2001, o lançamento do CD Nova Cara, pela Universal, credenciou a banda a entrar para a história da indústria fonográfica como o primeiro grupo brasileiro, cria de um projeto social desenvolvido em favelas, a lançar o seu disco de estréia por uma multinacional. Duas apresentações no Rock in Rio III oficializaram o lançamento do álbum. A estréia deste show havia sido em 1998, em Paris, durante a Copa da França. O segundo CD, Nenhum motivo explica a guerra, foi lançado em 2005. Em janeiro de 2006, a Banda AfroReggae abriu o show dos Rolling Stones, no Rio, que reuniu mais de um milhão de pessoas na Praia de Copacabana. No mesmo ano, o show Nenhum motivo percorreu as dez principais capitais brasileiras. Em uma iniciativa pioneira, a turnê conciliou música, cultura, entretenimento e atividades socioculturais em um formato até então inédito no Brasil e no exterior
Em 2007, a Banda AfroReggae fez sua primeira turnê internacional, passando pela Índia, China, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Mantido o propósito de conjugar shows da banda com atividades de intercâmbio sociocultural, sempre realizam ações na periferia das cidades onde se apresentam. Em 2008, lançaram o espetáculo Favelization, em Londres, com ingressos esgotados. Até o final deste ano lançam seu terceiro CD.
AfroMix
O AfroMix foi criado a partir de várias manifestações do AfroReggae com o objetivo difundir a cultura afro-brasileira, integrando os diversos grupos étnicos existentes na sociedade e realizando shows com uma mistura energética de dança, capoeira, circo e teatralização.
NOVO LOCAL
Chácara do Jóquei
Av. Pirajussara, s/n
Sao Paulo, SP
Ingressos: R$120,00 a R$500,00
www.aboutusfestival.com.br
www.naturanosaboutus.com.br
www.livepass.com.br
 |
Próximos shows |
• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell
• 24/01 (Sáb) Roupa Nova
• 30/01 (Sex) Frank Turner
• 31/01 (Sáb) Avenged Sevenfold
• 05/02 (Qui) My Chemical Romance
• 05/02 (Qui) Doja Cat
|