Site de música   
Show

Dr. Morris e os Vivos

Dia: 02/09/2009 (Quarta-feira) - Às: 21:00

Compartilhe:


Nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro (sempre às quartas) a banda DR. MORRIS E OS VIVOS sobe ao palco do Teatro TUSP em São Paulo para temporada de lançamento de seu álbum de estréia, 5.

O show tem direção de Yara de Novaes, diretora mineira com a qual Dr. Morris tem trabalhado compondo trilhas sonoras para espetáculos de teatro, e irá explorar a vivência teatral do músico com recursos de cenário, luz e figurinos.

A performance do artista irá envolver a platéia através de suas falas e seus movimentos cheios de humor e improviso.

Em cada noite Dr. Morris e sua banda receberão convidados especiais ligados à sua carreira, como: Ná Ozzetti e Benjamim Taubkin (02 de setembro), Paulo Freire e Mauricio Pereira (09 de setembro), Junio Barreto e Fábio Trummer (16 de setembro) e Marcos Paiva, Emiliano Castro e Sopros (23 de setembro).***

Também fará parte do espetáculo uma intervenção com manipulação de bonecos e vídeo criada por Sidnei Caria. Sidnei é formado pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas, participou do XPTO, fundou a Cia Teatro de Papel e, atualmente, trabalha como ator e diretor da Cia Pia Fraus, além de dirigir o núcleo Maracujá de Artes e oficinas de cenografia e criação de bonecos.

O músico e DJ Denis Duarte será o responsável pelo show de abertura. O multi-instrumentista trabalha ao lado de Dr. Morris na trilha da peça Espiral do Tempo que estréia no Sesi em agosto.

Biografia
Dr. Morris é um compositor, cantor, violonista e produtor musical paulista. Filho de imigrantes, ouvia quando criança música árabe e francesa. Ainda nessa época descobriu a MPB ouvindo o Expresso 2222, de Gil. Sob influência dos irmãos conhece Bob Marley, o LP Circense de Egberto e Sentinela de Milton. Daí partiu para Stones, The Clash, Pistols, Deep Purple, João Bosco, mais Gil, dub jamaicano, Tim Maia, Jorge Benjor, o rock nacional dos anos 80, etc. Já adulto embarca no caldeirão do jazz e da música clássica e passa um ano viajando pelo Oriente Médio, Europa e África, onde entra em contato com a chamada world music. Em meados dos anos 90, inicia seus estudos e carreira musical, primeiro cantando em bares e logo compondo trilhas para teatro e cinema. Entre 1997 e 2005, junto com Luísa Maita e Rodrigo Campos criou e liderou a URBANDA. Foi responsável pela produção do CD do grupo lançado em 2003 e fez apresentações em toda a rede SESC SP, circuito CEU-2005 (PMSP), entre outros.

A partir de composições e pesquisas sonoras iniciadas em 2006, forma o grupo DR. MORRIS E OS VIVOS em 2007, e mescla todas essas influências, criando uma música pop com forte brasilidade e elementos da world music.

Os Vivos
O trabalho de Dr. Morris em teatro promoveu o encontro com a tecladista Camila Lordy e juntos executaram a trilha do premiado espetáculo infantil As Roupas do Rei. Também através do teatro encontra-se com o guitarrista Yvo Ursini, que tem trabalhado como produtor musical em várias trilhas compostas por Dr. Morris. A eles somam-se o baixista Henrique Alves e o baterista Gustavo Souza.

De sonoridade pop, a banda aproxima e unifica o trabalho em estúdio das apresentações ao vivo, transportando para o CD arranjos criados ao vivo nos shows realizados no último ano.

5, o álbum
O início de seus estudos musicais coincide com um acidente que levou ao rompimento dos tendões da mão esquerda do músico. Durante esse período, toda a inquietação de suas mãos se transformou em música. Além disso, o número 5 na tradição árabe-judaica, ascendência do artista, remete às mãos que ficam penduradas nas portas desejando boas vindas e atuando contra o mau-olhado. Somado a isso a formação da banda é um quinteto.

Composições gravadas surgiu a necessidade de definir o estilo do álbum e a conclusão é de que 5 não tem um único estilo, mas sim um mix de influências e estilos.

Em 5, Dr. Morris canta um momento de liberdade na mais pop do CD, “O Primeiro Dia do Meu Verão” (Dr Morris e Eloisa Elena), passando pelo samba-rock e reggae em “Termômetro do Suingue”, que fala direto às garotas em uma festa.

Durante uma viagem por Istambul surgiu “Carrossel de Camelo” (Dr. Morris), que fala da beleza do amor transformando qualquer paisagem. O ska “Uma Tarde no Shopping Iguatemi” (Dr Morris e Eloisa Elena) brinca com a observação dos tipos e seus pré-julgamentos.

A cantora Regina Spektor e redes sociais como o Second Life também servem de inspiração em “Impressão Digital” (Dr Morris e Eloisa Elena).

“Bota Água” (Dr Morris e Eloisa Elena) é “tropicalismo paulista de imigrante”. Enquanto “O Sorriso da Ana” (Dr Morris) retrata os sorrisos e os choros de sua filha Ana.

“Norwegian Wood” (Lennon e McCartney) foi arranjada a partir dos acordes finais de “O Sorriso da Ana”.

A natureza cíclica de nossos sentimentos e ações no blue “Looping” (Dr. Morris). O teatro está presente mais uma vez em “Noches Blancas” (Dr. Morris , Junia Carvalho e Edmundo Novaes) e foi composto originalmente para a adaptação da novela homônima de Dostoiévski.

Uma conversa no consultório do psicanalista e a descoberta de que “Sonhocídium” (Dr Morris e Marcos Paiva) se trata de uma típica descrição de um suicida. O que, de fato, está por trás dos fatos é o tema central de “Para Além das Capas de Jornal” (Dr Morris e Eloisa Elena) e a poética viagem narcisista com instrumental inspirado em Frank Zappa de “Cupido Maldito” (Dr Morris).

O passeio cinematográfico de um fim de noite de “Antes da Noite Acabar” (Dr. Morris e Eloisa Elena) encerra 5.

Convidados
02 de setembro - Ná Ozzetti e Benjamim Taubkin
A cantora e o pianista eram vizinhos de Dr. Morris antes do ingresso na carreira musical. Foi ouvindo seus ensaios e contando sempre com amizade e apoio que iniciou seus estudos e resolveu se dedicar a carreira.

09 de setembro - Paulo Freire e Mauricio Pereira
Amigo do tempo em que Dr. Morris era produtor da Orquestra Popular de Câmara, o violeiro Paulo Freire com seu bom-humor e sua presença de palco foi grande incentivador do artista. Mauricio Pereira, o mais paulista dos compositores-cantores, com sua prosódia inteligente também teve forte influência.

16 de setembro - Junio Barreto e Fabio Trummer
Influências vindas de Recife. Junio Barreto com sua poética épico-moderna. E Fábio Trummer, da Eddie, cheia de humor e descompromisso.

23 de setembro - Marcos Paiva, Emiliano Castro e Sopros
Marcos e Emiliano foram os convidados para a gravação do CD. Marcos, parceiro da época da Urbanda, foi o responsável pelos arranjos de sopro do cd. Emiliano toca seu violão 7 cordas em “Noches Blancas”. Marcos também será responsável pela direção dos sopristas.

30 de setembro – convidados a confirmar


Serviço:
TUSP (Teatro da USP)
Rua Maria Antônia nº 294 - Consolação
São Paulo - SP

Entrada Gratuíta
Todas as Quartas de Setembro (Dias 02, 09, 16, 23 e 30/09)
21hs








[ << Ant ]    [ << Ver mais shows ]    [ Próx >> ]   

Próximos shows
«« Dec 2025 »»
DSTQQSS
1234
891011
171819
222324252627
28293031

• 21/12 (Dom) Torture Squad
• 21/12 (Dom) Corona Luau MTV - Nando Reis
• 21/12 (Dom) Ney Matogrosso
• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell
• 24/01 (Sáb) Roupa Nova
• 30/01 (Sex) Frank Turner  

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2025 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.