Alanis Morissette em São Paulo
|
Dia: 03/02/2009 (Terça-feira) - Às: 22:00
|
Uma das mais premiadas e celebradas cantoras da atualidade, a canadense Alanis Morissette, estará apresentando na Via Funchal no dia 3 fevereiro.O show faz parte da turnê de seu novo disco, "Flavors of Entanglement".
"Flavors of Entaglement" é o primeiro disco de estúdio de Alanis em quatro anos. Com seus 10 discos anteriores, incluindo o MTV Unplugged e o álbum "The Collection", Alanis vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo e tornou-se uma das mais influentes cantoras e compositoras da geração de artistas surgidas nos anos 90.
Alanis fez parcerias com Ringo Starr e Dave Matthews Band, entre muitos outros, ganhou sete prêmios Grammy, e teve músicas incluídas em filmes como Dogma, O Diabo Veste Prada, De-Lovely, As Crônicas de Nárnia e Cidade dos Anjos (estes últimos lhe valeram duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original).
Como atriz, participou de "Sex and the City" e "Curb Your Enthusiasm", de três episódios do seriado "Nip/Tuck", e viveu Deus no filme Dogma. No palco, Alanis estrelou Monólogos da Vagina e a peça off-Broadway The Exonerated. Recentemente, Alanis terminou sua primeira participação como atriz principal no papel de Sylvia, na adaptação para o cinema do livro de Philip K Dick, Radio Free Albemuth.
No ano passado, Alanis lançou uma das performances mais memoráveis de sua carreira, uma hilariante paródia de "My Humps", do Black Eyed Peas. Sensação no YouTube, teve mais de 12 milhões de acessos, como um dos vídeos mais baixados de 2007. Alanis ainda encontra tempo especialmente para apoiar causas e organizações ambientais, como a Reverb, uma ONG que ajuda músicos e fãs de músicos a buscar sustentabilidade ambiental através de iniciativas de neutralização de emissões de carbono. Alanis foi uma das primeiras artistas a ter o material de seu CD e DVD "Feast on Scraps" em papel reciclado. Seu ônibus de turnê roda com biodiesel. Suas paixões incluem também as questões femininas e os direitos dos artistas.
ALANIS MORISSETTE, uma biografia
Uma dúzia de anos após a incrível estréia de Jagged Little Pill, um álbum que ganhou quatro prêmios Grammy e conquistou uma dedicada legião de fãs ao redor do mundo, Alanis Morissette continua uma artista extremamente popular, cujo sucesso se sustenta em um compromisso com a autenticidade e, em igual extensão, com a vulnerabilidade. Ambas as qualidades permitiram Alanis se elevar a um novo patamar com seu novo álbum, Flavors of Entanglement, lançado em 2008 pela Warner Music.
Nascida e criada em Ottawa, Canadá, e na Alemanha, Alanis Morissette tocou piano, compôs músicas e descobriu um amor pelas palavras e pela dança desde cedo. Aos dez anos ela entrou para o elenco de "You Can´t Do That On Television", um programa infantil de TV muito popular. Usou uma parte do dinheiro que ganhou no programa para começar uma gravadora com um amigo e financiaram um single independente chamado "Fate Stay With Me". Logo após sair do programa, Alanis assinou um contrato de edição e gravação, com a MCA Canadá, lançando o álbum Alanis em 1991, com o qual ganhou o prêmio Juno Award, do Canadá, de Artista mais Promissora. Seu disco seguinte, Now Is The Time, foi lançado em 1992.
Foi em 1994, quando foi para os EUA e começou a trabalhar com o produtor Glen Ballard que Alanis encontrou sua própria voz como cantora e compositora. "Eu tinha 19 anos quando senti pela primeira vez que compor era uma experiência canalizada. Havia muito o que fazer no ponto em que eu estava na época, tendo encontrado Glen, mudado do Canadá e me livrando de qualquer noção pré-concebida de como as músicas ´deveriam´ ser escritas. Foi o começo de uma nova forma de compor tudo junto", ela explica.
O resultado dessa parceria foi Jagged Little Pill (Maverick Records), uma seleção emocionalmente crua de músicas que apresentou Alanis Morissette ao planeta e que vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo. Com singles de grande sucesso como "You Oughta Know", "Head Over Feat", "Hand in My Pocket" e "Ironic", ele se tornou o álbum de estréia mais vendido de uma artista feminina nos EUA e o álbum de maior venda no mundo. Indicado a seis prêmios Grammy, incluindo os de Artista Revelação e de Música do Ano ("You Oughta Know"), Jagged Little Pill ganhou quatro troféus: Álbum do Ano, Melhor Álbum de Rock, Melhor Música de Rock e Melhor Performance Vocal de Rock Feminino ("You Oughta Know"). Em 1997, um quinto Grammy de Melhor Versão Longa de Vídeo Musical foi concedido a Alanis, por Jagged Little Pill Live.
Seu álbum seguinte, Supposed Former Infatuation Junkie, de 1998, estreou em #1 na parada Billboard 200, estabelecendo recorde de vendas na primeira semana de quase 470.000 cópias. Morissette conquistou mais dois Grammys: Melhor Música de Rock e Melhor Performance Vocal de Rock Feminino, pela balada rock "Uninvited", que ficou em #1 na parada Top 40 Mainstream da revista Billboard. O single "Thank U", indicado ao Grammy, também chegou ao #1 da parada Adult Top 40 e a #2 da Top 40 Mainstream, da revista. A série acústica da MTV, "Unplugged" se rendeu ao Alanis Unplugged em 1999.
Ao longo da primeira metade da nova década, Alanis Morissette continuou mostrando que era uma artista com algo a dizer e que o faria com seu próprio e distinto jeito. Em 2002, Under Rug Swept estreou em #1 na parada Billboard 200, seu single "Hands Clean", chegou ao terceiro lugar do Adult Top 40. Dois anos mais tarde, veio So-Called Chaos, cujo single "Everything" tornou-se um alicerce do Adult Top 40 e "Eight Easy Steps" se transformou em um sucesso de pistas, com a versão mixada. Alanis Morissette comemorou seus dez anos de carreira em 2005 com o impressionante álbum Jagged Little Pill Accoustic. Em novembro daquele ano, The Collection, uma antologia de melhores momentos, reuniu 17 faixas entre as favoritas de álbuns anteriores, assim como uma versão elogiada de "Crazy", do Seal (uma visão interessante uma vez que ela foi originalmente co-escrita e produzida por seu, então, futuro parceiro em Flavors of Entanglement, Guy Sigsworth).
Alcançando o sucesso como uma artista de estúdio e de palco, Alanis Morissette emprestou seus talentos a outros álbuns e espaços. Ela é a vocalista convidada na versão de Ringo Starr para "Draft Away", em seu álbum Vertical Man, em "Don´t Drink the Water" e "Spoon", no álbum Before These Crowded Streets, de Dave Matthews Band, e em outros CDs. Ela compôs "Still" para a trilha sonora do controverso filme Dogma e, após insistentes convites do diretor Kevin Smith, concordou em atuar no papel de "Deus".
Uma dúzia de anos depois que o mundo foi impactado pela primeira vez por Alanis Morissette, uma artista mais madura se mantém comprometida com seu caminho criativo e um forte desejo de ajudar outros em seus caminhos. "Vivo para cicatrizar rupturas e ligar aspectos da vida humanos e divinos, e espero que compartilhando minhas próprias experiências, eu possa ajudar pessoas em suas jornadas pessoais, onde quer que estejam", ela explica. "Senão, eu deveria apenas cantar no chuveiro e fazer jardinagem".
Via Funchal
Rua Funchal, 65
Vila Olímpia, São Paulo, SP
www.viafunchal.com.br
Ingressos de R$180,00 a R$300,00
 |
Próximos shows |
• 20/12 (Sáb) Limp Bizkit
• 20/12 (Sáb) Information Society + Thea Austin (SNAP!) + Noel
• 21/12 (Dom) Torture Squad
• 21/12 (Dom) Corona Luau MTV - Nando Reis
• 21/12 (Dom) Ney Matogrosso
• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell
|