Natiruts
|
Dia: 20/12/2014 (Sábado) - Às: 22:00
|
Atração internacional: Cultura Profética
O reggae power do Natiruts está na estrada, agora sob o título #NoFilter. O recém-lançados CD e DVD são fruto de uma catarse coletiva de good vibes, gravada ao vivo no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso. Sem filtros porque no registro a espontaneidade é a estrela principal.
A gravação - que era para ser um simples registro pra web - ficou tão autêntica que acabou virando CD e DVD. Como isso não havia sido pré anunciado, não rolaram overdubs, não usou-se pro tools ou quaisquer recurso de pós-edição, não aconteceu aquela básica repetição de faixa por conta da gravação, ninguém tinha figurino especial, foram poucas câmeras que realizaram uma captação rústica e visceral. As reações da plateia, assim como as da banda, são 100% reais.
O Natiruts ao vivo, nú e crú, totalmente #NoFilter, inovou com músicas bem diferentes no repertório, como os covers de Charlie Brown Jr., Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. Outra novidade é a inédita faixa bônus, Onde as Ondas Quebram. A surpresa dos fãs que acompanham a banda foi captada em áudio e vídeo a cada passagem inusitada da noite.
Desde suas primeiras aparições, o reggae, visto como um movimento não só musical, mas também sócio-cultural, começou a ser enxergado e considerado pela grande mídia, o que só aumentou a responsabilidade do Natiruts, tida como a maior banda de reggae do Brasil.
Munida de letras que carregam importantes mensagens de paz, harmonia, amor e respeito à natureza o Natiruts é uma banda comprometida com sua identidade cultural e consciente da importância de utilizar sua relação estreita com o público e com a mídia para transmitir mensagens e atitudes positivas. Usar o poder da cultura para disseminar a consciência ecológica está sempre em voga na missão do grupo e de sua equipe.
Conheci os parceiros do Natiruts quando ainda estavam lançando seu primeiro disco. Percebi naquele momento que nascia uma banda no Brasil que levaria nossa música para os quatro cantos do planeta. Suas levadas foram amadurecendo e hoje já se pode dizer que se tornaram patrimônio brasileiro ao redor do mundo.
Teco Padaratz, surfista profissional, músico e apresentador.
Biografia / Discografia
A banda nasceu em Brasília com o nome Nativus. Foi fundada em 1996 por Alexandre Carlo que, na época, era estudante. Figurou no circuito universitário da Capital Federal e destacou-se na cena local, até que surgiu a oportunidade de gravar o primeiro CD no Rio de Janeiro. Daí pra frente, a história da banda rumou para caminhos que os próprios integrantes jamais imaginaram trilhar.
Atualmente, com nove CDs e três DVDs lançados, o Natiruts tem uma história de sucesso que pode ser contada a partir de sua discografia. É o que faremos a seguir, passando por todos os álbuns da banda e relembrando todas as canções que figuraram entre as mais tocadas nas rádios do Brasil e que estão na cabeça e no coração da galera.
O disco que carregava o antigo nome da banda, Nativus, saiu em 1997, de forma independente. E foram três faixas que abriram as portas para o mercado fonográfico e tornaram o grupo cohecido em todo o Brasil: Liberdade Pra Dentro da Cabeça, Deixa o Menino Jogar e Presente de um Beija-Flor. A gravadora EMI se interessou pelo disco e tratou de lançar a banda de reggae do cerrado a nível nacional, com força total. O resultado: vendeu tanto que alcançou número de disco de platina e vieram as primeiras turnês, de norte a sul.
Em 1999 - já rebatizada de Natiruts - saiu o disco Povo Brasileiro, que veio para confirmar que a banda não seria apenas um sucesso passageiro. A produção foi assinada por Liminha e, mais uma vez, o Natiruts conseguiu emplacar canções entre as mais tocadas nas rádios brasileiras. Os hits Eu e Ela, O Carcará e a Rosa, Meu Reggae é Roots caíram na boca do povo e o álbum conquistou o disco de ouro.
No ano de 2001, o lendário Tom Capone assinou a produção do disco Verbalize. A faixa título, assim como Andei Só, ficaram no topo das paradas das rádios brasileiras durante muito tempo. Com este disco também vieram os primeiros shows fora do país.
Mais um disco produzido por Tom Capone e que vendeu igual ao anterior, Quatro, de 2002, marcou a fidelização dos fãs do Natiruts. A estética e a sonoridade do reggae roots somado a elementos da música popular brasileira marcaram a identidade musical do grupo. Bob Falou, Naticongo e Leve com Você foram as faixas mais estouradas.
Em 2005, a banda encerrou o contrato com a EMI e voltou a ser independente. A cultura underground jamaicana foi saudada no disco Nossa Missão, que trouxe a sonoridade do dub. A produção foi assinada pelo próprio Alexandre Carlo, vocalista e principal compositor do Natiruts. E mesmo sem uma grande gravadora por trás, a faixa Quero Ser Feliz Também foi para o primeiro lugar nas rádios brasileiras. E o clipe de Não Chore Meu Amor, com a participação de Lirinha foi um enorme sucesso de visualizações.
Para comemorar 10 anos de Natiruts, em 2006, a banda lançou seu primeiro CD e DVD Ao Vivo, gravado no Credicard Hall, em São Paulo. Natiruts Reggae Power, a única faixa inédita do repertório, virou mania nacional e o lançamento conquistou o prêmio DVD de Ouro. A turnê de divulgação do Natiruts Reggae Power bateu recordes de público no Brasil e no exterior.
O álbum Raçaman saiu em 2009, produzido novamente pelo Alexandre Carlo e mixado em Londres pelo lendário Mad Professor, um dos maiores representantes do dub jamaicano. A sonoridade chegou mais moderna aos ouvidos dos fãs.
Em 2012 a banda voltou com mais um projeto ao vivo: o CD e DVD Acústico no Rio de Janeiro. Este lançamento celebrou os 15 anos de carreira da banda com um registro num visual de tirar o fôlego o Mirante Dona Marta - e foi indicado ao Grammy Latino 2013 na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro e alcançou o DVD de platina.
Neste ano a banda lançou o CD e DVD #nofilter e te convida para os próximos shows!
Audio Club Av. Francisco Matarazzo, 694 Barra Funda - São Paulo -
SP -
BR
www.audiosp.com.br
Ingressos de R$70,00 a R$140,00
www.ticket360.com.br
 |
Próximos shows |
• 20/12 (Sáb) Limp Bizkit
• 20/12 (Sáb) Information Society + Thea Austin (SNAP!) + Noel
• 21/12 (Dom) Torture Squad
• 21/12 (Dom) Corona Luau MTV - Nando Reis
• 21/12 (Dom) Ney Matogrosso
• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell
|