Site de música   
Show

Sonata Arctica

Dia: 10/03/2013 (Domingo) - Às: 19:00

Compartilhe:


Sonata-Arctica.jpg

Sonata Arctica “nasceu” em uma pequena cidade chamada Kemi, localizada ao Norte da Finlândia. No início, usavam o simples nome de ´Tricky Beans´, isso em 1996. Com este nome, gravaram três demos (“Friend till the End”, “Agre Pamppers” and “PeaceMaker”) e tocaram duas vezes em Jyrki Sähkösirkus. Em, 1997 trocaram o nome para ´Tricky Means´, ocasião em que houve algumas mudanças na banda...

Em janeiro de 1999 gravaram a demo de “Full Moon” no estúdio ´Tico Tico´ em sua terra natal. Essa demo foi praticamente, a primeira exploração da banda no mundo heavy metal, sendo então, sua marca registrada até hoje: músicas rápidas, melódicas e recheadas de teclados, com vocal alto e claro. A banda era composta por Tony Kakko, (vocal/teclado), Jani (guitarra), Tommy (bateria), e Janne (baixo). Janne Kivilahti se uniu à banda um pouco antes, no final de 1998.
A assinatura do contrato com a gravadora ´Spinefarm´ ocorreu em Abril 1999, ocasião em que o nome ´Tricky Means´ foi mudado para ´Sonata Arctica´. Com a mudança, o estilo musical tomou o mesmo curso, passando a ser um power/speed/melodic metal do jeito que o Sonata Arctica é conhecido hoje.

No verão de 1999, o primeiro single, intitulado ´UnOpened´ foi gravado. Este single contém duas músicas ´UnOpened´ e ´Mary Lou´. Desse Single foram feitas aproximadamente 200 raras cópias, que hoje estão nas mãos de colecionadores. A canção ´UnOpened´ foi incluída no CD de gravações ´Metalliitto´ em 1999. Neste momento, Sonata Arctica começa a aparecer dentro do cenário power/melodic metal finlandês, já conhecido por outros nomes como Stratovarius e Nightwish.

No Outono de 1999, nasce o consagrado primeiro álbum completo: “Eclíptica”, que fora lançado primeiramente na Finlândia e depois para o resto do mundo. Este álbum abriu as portas para a banda, e os levou a serem chamados para participar de dois álbuns tributo: “Keepers of Jericho”, tributo ao Helloween no qual gravaram “I Want Out”, e um outro cover, agora do Scorpions chamado ´Still Loving You´, para o álbum ´A Tribute to the Scorpions´, ambos gravados na primavera do ano 2000.

Depois do lançamento de ´Ecliptica´, Toni Kakko o Vocalista/Tecladista decidiu concentrar-se apenas em cantar, já que era muito trabalhoso cantar e tocar teclado ao mesmo tempo. Mikko Harkin (ex-Kenziner) se juntou à banda como tecladista, dando total liberdade a Toni. Mesmo assim, Toni não quis deixar os teclados. Com dois teclados no palco, aliados aos solos de guitarra, a banda experimenta algo inusitado, o que funciona bem nos shows.

O ano de 1999 deve ter sido um verdadeiro sonho para o Sonata Arctica, mas o de 2000 preparava mais surpresas. Pouco tempo depois de ter lançado o álbum ´Ecliptica´ a banda foi convidada para abrir os shows de nada mais, nada menos que Stratovarius e Rhapsody em sua turnê pela Europa, desbancando 32 bandas de 15 diferentes gravadoras que disputavam a vaga. A turnê teve duração de dois meses, com 30 shows em 10 diferentes países europeus, o que deu a banda um considerável reconhecimento internacional.

Depois da turnê européia, lançaram na Finlândia um MCD (Mini Disco Compacto) chamado ´Sucessor´. O MCD foi lançado pela GSA, pela Century Media e pela Marquee Inc. para o Japão. O MCD incluía os dois temas de tributos ´I Want Out´ (Helloween) e ´Still Loving You´ (Scorpions), duas novas músicas originais (“San Sebastian” e “Shy”) e dois temas ao vivo tocados em Provinssi Rock (“My Land” e “8th Commandment”), e também a versão editada de ´Full Moon´. Na verdade, “Shy” é uma música da ´Tricky Beans´, de 1996, portanto, não tão nova...

Janne Kivilahti deixou a banda no transcurso do verão de 2000. O último material em que participou foi o ´Sucessor´ e um show que realizou em Kemi no dia 30 de junho. O motivo da saída da banda foi pessoal.

O substituto de Janne foi Marko Paasikoski, que já havia tocado com a banda anteriormente. Com ele gravaram as duas músicas novas para o novo Álbum completo, que seria lançado na metade de 2001!

O ano de 2000 não só deu ao Sonata Arctica, uma grande turnê, um novo mini CD, mas também colocou a banda em uma ótima posição frente à mídia, ao ser indicada como “melhor banda promissora”, categoria de Emma na Finlândia.

No verão de 2001, Sonata Arctica abriu shows para os grandes como Alice Cooper, Dio e Ratt no Monsters of The Millenium 2001.

Em maio de 2001 foi lançado um novo Single, que conta com a participação de Jens Johansson nos teclados, após a saída de Mikko Harkin, quatro meses depois substituído por Henrik Klingenberg (tecladista também do Requiem). Com a nova formação, teve início a turnê 2003.



Via Marquês
Av. Marquês de São Vicente, 1589
Barra Funda - São Paulo - SP - BR
www.viamarques.com.br

Ingressos de R$70,00 a R$250,00
www.ticketbrasil.com.br



[ << Ant ]    [ << Ver mais shows ]    [ Próx >> ]   

Próximos shows
«« Jan 2026 »»
DSTQQSS
123
45678910
111213141516
1819202122
25 272829

• 17/01 (Sáb) Fabio Lione & Orquestra
• 17/01 (Sáb) Corrosion of Conformity
• 23/01 (Sex) Haddaway + Double You
• 23/01 (Sex) Roupa Nova
• 24/01 (Sáb) Andy Bell
• 24/01 (Sáb) Roupa Nova
• 26/01 (Seg) Mr. Bungle
• 30/01 (Sex) Frank Turner
• 31/01 (Sáb) Avenged Sevenfold
• 05/02 (Qui) My Chemical Romance  

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2026 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.