Skank lança plataforma interativa para os fãs
Publicada em 28, Mar, 2011 por Musicao
O próximo videoclipe do Skank vai ser colaborativo: a banda acaba de lançar uma plataforma que vai permitir que qualquer pessoa toque virtualmente com os quatro integrantes e crie videoclipes oficiais da nova música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis), do CD e DVD "Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão”. "A intenção é que a música não tenha apenas um videoclipe oficial, mas quantos as pessoas quiserem", diz Samuel Rosa. O projeto é relativamente complexo: são seis vídeos do You Tube tocando em sincronia em uma única tela.
A MTV é apoiadora do SkankPlay e vai veicular alguns desses videoclipes oficiais. O projeto é uma iniciativa do coletivo DonTryThis (www.dontrythis.com) com produção musical de Dudu Marote.
<b>Como funciona o SkankPlay</b>
Ao entrar em www.skankplay.com, o internauta verá seis vídeos diferentes, cada um com um integrante da banda tocando sua parte na música. Samuel Rosa aparecerá em três vídeos: dois de voz e um de guitarra. Ao apertar o botão Play, o visitante verá todos os vídeos sincronizadamente, formando a música.
Com um miniaplicativo disponível no site, qualquer pessoa poderá gravar sua própria versão para a música "De Repente", seja cantando, tocando ou fazendo uma performance. Depois, é só colocar o vídeo (ou mais de um) no lugar de um dos seis iniciais e, assim, fazer uma jam session virtual com o Skank. O botão “videoclipe” faz com que os vídeos sejam mixados e fundidos em um só. Essa versão personalizada do clipe, além de ficar no site, poderá ser adicionada (embedada) em blogs, no Facebook, etc. Para quem não sabe tocar ou cantar a música, e quiser participar da brincadeira, haverá vídeos tutoriais de como tocar a música, feitos pelos próprios integrantes do Skank.
Alunos da escola EM&T (Escola de Música e Tecnologia), de São Paulo, foram os primeiros participantes a testar o SkankPlay.
<b>A música acima dos músicos</b>
“Uma das coisas mais legais do projeto é a possibilidade da nossa música ser tocada por outras bandas, com a participação do Skank”, explica Samuel Rosa. “É a música sendo colocada acima dos músicos, como achamos que tem que ser.” A oportunidade de exposição para novos talentos também é um dos pontos positivos levantados pelos integrantes da banda.
"Bandas e músicos vêm fazendo experiências e usando a tecnologia para se aproximarem dos fãs e espalharem sua música. O SkankPlay traz novidades bacanas e é mais um esforço nesse sentido", diz Caio Mattoso, do coletivo DonTryThis. "A partir deste projeto com o Skank, a intenção é continuar fazendo outras experiências deste tipo." O SkankPlay resultará também em um documentário que, a partir do projeto, discutirá a função da música como forma de unir as pessoas.
<b>Skank e os projetos interativos</b>
Em 2006, numa iniciativa pioneira no Brasil, o Skank colocou o conteúdo do álbum Carrossel em um modelo de celular, que vendeu 72 mil unidades e rendeu para a banda o primeiro “Celular de Ouro do Brasil”. Em 2008, a banda foi também a primeira no país a lançar uma Webrádio. No mesmo ano, criou o Vote no BIS, no qual o público escolhia o BIS do show via celular.
Em 2009, a faixa “Sutilmente” (Samuel Rosa/ Nando Reis) foi escolhida pelo público como single do álbum Estandarte, em votação através do site e via SMS e a música ganhou uma aula demonstrativa, apresentada pelo próprio Samuel Rosa. A ideia surgiu a partir dos inúmeros pedidos de cifras e acordes que o artista recebia. Somente no canal oficial da banda, o vídeo de 13 minutos tem hoje tem mais de 400 mil views.
Também em 2009, na 16ª edição do Prêmio Multishow, o Skank recebeu o prêmio “Iniciativa em Novas Mídias”, que reconheceu a banda como a que promoveu a melhor ação de distribuição e divulgação de música em novas mídias. No mesmo ano, a banda foi a primeira do país a lançar uma versão de sua rádio online para iPhone.
No ano de 2010, na primeira edição do Prêmio de Música Digital, a banda ganhou na categoria “Artista Mais Engajado Digitalmente”.
Em 2011, é a vez do projeto SkankPlay, que, em parceria com o coletivo DonTryThis, possibilita a criação de inúmeros videoclipes oficiais para a música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis) com a participação dos fãs.
<b>Sobre o DonTryThis</b>
Criado pelos publicitários Caio Mattoso, Pedro Gravena e Rodrigo Mendes, o coletivo DonTryThis surgiu para colocar em prática aquelas ideias que, por algum motivo, não costumam sair do papel. "Quando acreditamos numa ideia, mas ouvimos as pessoas dizendo ‘isso não vai dar certo’, ‘é impossível’, ‘não vai funcionar’, pensamos: é exatamente nesta ideia que devemos investir”, explica Rodrigo Mendes.
Para o SkankPlay, o DonTryThis contou com a parceria da Kadman para captação e edição das imagens, da Vila Filmes, que fez o Motion Graphics e da Ria, que cuidou do desenvolvimento do site. Como colaboradores, o produtor musical Dudu Marote, a publicitária Isabela Albero e as jornalistas Camila Mattoso, Priscila Cotta e Bianca Pereira.
|