Site de música   
Lançamentos

Vanguart - Registro Multishow

Compartilhe:


Publicada em 02, Mar, 2010 por Marcia Janini


cd-vanguart.jpg
O trabalho da banda, gravado em formato acústico, já se inicia com grande ponto de verticalização, prenunciando um vasto cabedal de canções onde a apurada beleza estética de melodias e letras é uma constante.

A genial “Semáforo”, primeira faixa deste moderno e inovador trabalho, com sua letra surreal e divertida, realiza em sua primeira estrofe intrincados e interessantes trocadilhos, numa canção que conduz à reflexão de forma simples e bem cuidada. O tom desalentado se torna ainda mais evidente pelo vocal satírico de Hélio Flanders e pela sonoridade pop com ares de surf rock da suave melodia.

“Enquanto Isso na Lanchonete” pauta-se na letra irreverente e divertida com refrões que brincam saudavelmente em inspiradas inversões. Apesar da alegria expressa pela letra, esta reflexiva e ácida canção revela o desencanto de amores não correspondidos com uma doçura e aura de melancolia quase pueris, revelada pela melodia de belos acordes. Deliciosamente essencial!

A caótica letra de “Miss Universe”, que retrata de forma nada convencional um estranho diálogo entre um confuso personagem e um policial, se desdobra em belas “tiradas” de comicidade. Na melodia, notas progressive rock de linhas britânicas de fins dos anos 70 e um certo tom punk emprestado pela letra provocante e pela bateria cadenciada, fazem desta uma canção criativa. Verdadeiro brinde aos sentidos.

A bela releitura do clássico de Dorival Caymmi “O Mar” surge aqui na cadência do country rock com ambientação folk, num delicioso andamento. Ousada, inusitada e sobretudo audaciosamente bela a versão do grupo.

“Robert” traz em sua melodia a bossa nova na fusão com a impressionante sonoridade da sanfona em acordes extraídos do cancioneiro regional. Charmosa, remete à colorida era da Tropicália. Enxuta e criativa determina o tom correto de modernidade a arrojada letra.

Mais ousadia e atitude aparecem embaladas na melodia suave de “Los Chicos de Ayer”. Esta canção suave, com boas pitadas de uma esfuziante latinidade, realiza protesto de maneira inteligente, sem recorrer ao pedantismo, em sua emblemática letra.

A rancheira “Hey Yo Silver” traduz em sua melodia elementos do folk, country, blues, progressivo e glam rock num mix ousado e criativo com muita categoria, num salto de verticalização e andamento frenético, valorizado por breaks estratégicos de grande lirismo. Sensacional!

“The Last Time I Saw You” de melodia suave ambientada no folk britânico 60’ apresenta a participação especial de Mallu Magalhães, num interessante retorno ao passado, onde o inspirado dueto é lindamente adornado pela gaita.

“Para Abrir os Olhos” remete ao rock nacional 80’s em seus arranjos simples, trazendo letra inteligente com abolição de rimas pobres, numa sonoridade deliciosa e ao mesmo tempo moderna, sem abrir mão das bases clássicas.

Também disponível em DVD, que apresenta, além do show acústico, aproximadamente 30 minutos de extras, divididos entre o making of e informações sobre a banda.


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Biquíni Cavadão lança álbum em homenagem a Herbert Vianna
Worst lança Instinto Ruim
“Crucificados pelo sistema” do Ratos de Porão tem relançamento especial
Blind Pigs lança novo álbum Linha de Frente
CD Rygel - Revolution
CD Dr. Sin - Intactus
Novo do Helloween disponível no Brasil
Aline Muniz lança CD “OUTRA”
Vespas Mandarinas lança “O Ovo Enjaulado”
Polysom relança “Lavô Tá Novo”, do Raimundos

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2019 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.