Site de música   
Show

Festival Novas Frequências

Dia: 08/12/2012 (Sábado) - Às: 18:00

Compartilhe:


Depois do sucesso da 1ª edição no ano passado, quando sua programação foi considerada uma das mais inovadoras do calendário cultural do país, o Festival Novas Frequências – conectado à vanguarda da música contemporânea – retorna ao Rio de Janeiro para mais uma temporada de shows e, pela primeira vez, chega a São Paulo.

Durante os dias 4 e 9 de dezembro, oito artistas – sete deles internacionais com passagem inédita pelo Brasil, além de uma atração nacional – se apresentam no Oi Futuro Ipanema.

São eles: Prince Rama (Estados Unidos), pole (Alemanha), Actress (Inglaterra), Maria Minerva(Estônia), Lenticular Clouds (Espanha), Julianna Barwick (Estados Unidos), Cadu Tenório (Brasil) e Hype Williams (Inglaterra).

No dia 8 de dezembro, três dessas atrações vão a São Paulo para uma apresentação viabilizada por fãs e empresas, através do crowdfunding do Queremos! As atrações são: Actress (Inglaterra), pole (Alemanha) e Hype Williams (Inglaterra).


pole, Alemanha
O trabalho do produtor alemão Stefan Betke, mais conhecido como pole, se baseia sempre na mesma questão: como extrair o máximo de intensidade do mínimo de material possível?

Após cair no chão e quebrar, os ruídos de estática, estalos, chiados e crepitações emitidos pelo Waldolf 4-Pole (um filtro próprio para a masterização de discos de vinil), acabaram se tornando o ponto de partida para amúsica de Betke. Seus quatro primeiros álbums (1, 2, 3, e R) foram todos utilizados com esse filtro como base percussiva (daí seu nome artístico), incorporando ainda as cavernosas linhas de baixo do dub e melodias de sintetizadores em tons menores.

Dono de selo (~scape e pole), sua reputação como produtor e engenheiro de masterização é quase tão grande quanto a sua identidade como produtor. Talvez por isso, Betke tenha ficado quase quatro anos e meio afastado da produção musical.Eis que no final de 2011, através da trilogia de EPs Waldgeschichten, pole enunciou um prólogo para um novo disco, o sétimo de sua carreira, que deverá ser lançado no início de 2013. Nesta nova fase, o alemão está mais funky do que nunca, adicionando alguns elementos de field recordings da natureza, como chuva, vento e barulhos de riacho.

Honest Jons, UK
Desde 2004, Actress (o inglês Darren Cunningham) é um dos artistas mais imprevisíveis e difíceis de se catalogar de toda a música eletrônica. Mesmo nitidamente flertando com techno, house, electro e garage, o que menos importa na música desse artista são os gêneros e influências que ele abraça: muito mais relevante é o jeito em que Actress trabalha sua música, basicamente desconstruindo os gêneros previamente citados e priorizando texturas, ambiências e um nível obsessivo de detalhes.

Nas palavras do próprio artista, seu som seria algo comor&b concrete. Faz sentido, pois Actress consegue fazer com que a compressão, a saturação e a distorção de seus ritmos e melodias soe extremamente palatável.

A discografia de Cunningham é composta por três álbuns – Hazyville (Werk, 2008) Splazsh (Honest Jon’s, 2010) e R.I.P. (Honest Jon’s, 2012) –, além de vários singles e EPs. Já remixou Kassem Mosse, Joy Orbison e Panda Bear. E seu selo, o Werk Discs, já lançou trabalhos de Lone, Zomby e Lukid.

R.I.P., seu segundo trabalho para o Honest Jon’s (selo fundado por Damon Albarn, do Blur e Gorilazz) possui diversas faixas quase que integralmente removidas da pista de dança; é praticamente um disco de ambient ou uma trilha imaginária para algum tipo de instalação sonora.

Hyperdub, UK
Composto pelo duo radicado em Londres, Inga Copeland e Dean Blunt, o Hype Williams, nas raríssimas entrevistas que deu a imprensa especializada, já disse tanta coisa estapafurdia que a primeira coisa que vem a cabeça é que eles não se levam a sério. Exemplo. Lançaram músicas através de maças com pendrives embutidos que foram vendidas no mercado de Brixton, em Londres; que eles são amigos de rappers norte-americanos; que Inga já tentou entrar para o time de futebol do Arsenal; que Dean foi pego roubando guaxinins de taxidermistas e que se juntou a Nação do Islam.

O próprio nome do duo é uma piada – Hype Williams é o nome de um famoso diretor de vídeos de rap. E mesmo seus “nomes de verdade” (Dean e Inga), parecem ser falsos.

Com três álbuns lançados como Hype Williams – Untitled (Carnivals, 2010), Find Out What Happens When People Stop Being Polite, And Start Getting Reel (De Stijl, 2010) e One Nation (Hippos in Tanks, 2011) – além de Black is Beautiful (Hyperdub, 2012), trabalho assinado com o nome de Dean Blunt & Inga Copeland, o duo não só descostrói sua imagem como também a sua própria sonoridade: uma espécie de dub eletrônico esfumaçado e lo-fi influênciado por hip-hop e pop. Muitas músicas não tem nome e estão repletas de samples de rips mal comprimidos de vídeos do YouTube, chiados de fita, batidas fora de sincronia, noise e instrumentos baratos.




Beco 203
Rua Augusta, 609
Consolação - São Paulo - SP

Ingressos de R$80,00 a R$160,00
ll]www.ticketjam.com.br[/l]



[ << Ant ]    [ << Ver mais shows ]    [ Próx >> ]   

Próximos shows
«« Apr 2025 »»
DSTQQSS
123
789
14 161718
2223
272829

• 30/04 (Qua) Helmet
• 30/04 (Qua) Roots Rock estival
• 01/05 (Qui) The Show
• 02/05 (Sex) Bangers Open Air 2025
• 02/05 (Sex) The Driver Era
• 03/05 (Sáb) Bangers Open Air 2025
• 03/05 (Sáb) Ritchie
• 04/05 (Dom) Bangers Open Air 2025
• 04/05 (Dom) Simple Minds
• 08/05 (Qui) Sevdaliza  

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2025 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.