Site de música   
Coberturas de shows

The End: Black Sabbath em São Paulo

Compartilhe:


Publicada em 07, Dec, 2016 por Marcia Janini


Black-Sabbath-2016.jpg
Em mais uma apresentação da histórica turnê The End, o Black Sabbath subiu ao palco no Estádio do Morumbi em São Paulo às 20h30 do chuvoso domingo, 4 de dezembro, para uma das últimas apresentações de sua carreira, anunciada em 2015.

Com abertura das bandas Doctor Pheabes e Rival Sons, os pioneiros do heavy metal trouxeram para os acordes finais toda a energia de seus maiores clássicos, que revolucionaram o rock por quase cinco décadas.

O grande aparato cênico apresenta belíssimo trabalho da cenotécnica em complexos esquemas de iluminação, que abordaram tonalidades claras e brilhantes em cores frias. Gambiarras centrais e spots laterais em perfeita sincronicidade auxiliaram à ambientação do clima festivo. O telão/ciclorama de fundo apresentou durante todo o espetáculo raras e bem selecionadas imagens, fazendo alusão às temáticas abordadas nas canções, além de excertos de vídeoclipes e registros em closes das performances no palco, bem como de panorâmicas aéreas do evento.

Canção símbolo da banda, "Black Sabbath" traz a densa introdução e os acordes marcantes da guitarra solapada em distorção de Tony Iommi, aliadas ao baixo de Geezer Butler em dissonâncias e tétricos atonalismos, emoldurando o vocal poderoso de Ozzy Osbourne, em modulações inspiradas, de grande efeito estético.

"Fairies Wear Boots", surge traduzindo a força da sonoridade heavy com esparsos elementos do soul em acordes dedilhados da guitarra. A firme condução da bateria de Tommy Clufetos determina a cadência constante em meio aos alucinantes riffs de Iommi nas conversões.

Riffs rascantes e cheios de peso surgem em "After Forever" emoldurando o vocal potente e personalizado de Ozzy em extrema forma técnica, seguido pela cadência frenética de "Into the Void".

Em instantes especiais da apresentação, surgem os hits "Snowblind" e "War Pigs", apresentando versões fidedignas à gravação original em um dos momentos mais inspirados e emocionantes do show.
Após sucinto momento de apresentação da banda, conduzida com maestria e bom humor pelo frontman Ozzy em um dos vários momentos de perfeita sinergia com seus fãs, soam os primeiros acordes densos e dinâmicos de "Behind the Wall of Sleep".

Para a execução de "N.I.B", outro clássico da banda, o público foi brindado na introdução com "Bassically", o impecável solo de Butler traduzindo ao baixo acordes diferenciados, de grande destreza técnica em cromatismos de tonalidades profundas, contundentes.

Em mais um impactante momento do show, "Rat Salad" incorpora o solo de Tommy Clufetos, em uma performance inspirada, vibrante, extraindo da bateria arranjos nada óbvios e dinâmicos, numa correspondência entre atualidade e condução instrumental clássica. Perfeito!

Após o marcante momento da execução de Iron Man traduzido no vocal inconfundível de Ozzy, num dos mais brilhantes momentos de sua performance individual na apresentação, "Dirty Women" e "Children of the Grave" surgem nos instantes finais da noite.

Despedindo-se do público paulistano ao som alucinante de "Paranoid", a banda encerra com grande propriedade sua última passagem pelos palcos brasileiros... A torrencial chuva que desabou sobre o estádio, durante toda a apresentação, em nada arrefeceu nos fãs a vontade de prestigiar e se despedir da banda em grande estilo...


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
The Maine em São Paulo
A Atualíssima Fusão Rock/ Soul: Dead Daisies e Richie Kotzen
Luiza Possi Canta Michael Jackson
Show Barão Vermelho - Turnê #Barãoprasempre
Milton Nascimento em 'Semente da Terra'
Rodrigo Teaser - Tributo ao Rei do Pop: homenagem é marcada pela emoção da data
Zé Ramalho Comemora 40 anos de Carreira em São Paulo
Nx Zero grava novo DVD ´Registro Norte´ em São Paulo
The Stylistics Embalam o Valentine´s Day em São Paulo
21o Festival da Cultural Inglesa no Memorial da América Latina

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2017 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.