Site de música   
Coberturas de shows

The End: Black Sabbath em São Paulo

Compartilhe:


Publicada em 07, Dec, 2016 por Marcia Janini


Black-Sabbath-2016.jpg
Em mais uma apresentação da histórica turnê The End, o Black Sabbath subiu ao palco no Estádio do Morumbi em São Paulo às 20h30 do chuvoso domingo, 4 de dezembro, para uma das últimas apresentações de sua carreira, anunciada em 2015.

Com abertura das bandas Doctor Pheabes e Rival Sons, os pioneiros do heavy metal trouxeram para os acordes finais toda a energia de seus maiores clássicos, que revolucionaram o rock por quase cinco décadas.

O grande aparato cênico apresenta belíssimo trabalho da cenotécnica em complexos esquemas de iluminação, que abordaram tonalidades claras e brilhantes em cores frias. Gambiarras centrais e spots laterais em perfeita sincronicidade auxiliaram à ambientação do clima festivo. O telão/ciclorama de fundo apresentou durante todo o espetáculo raras e bem selecionadas imagens, fazendo alusão às temáticas abordadas nas canções, além de excertos de vídeoclipes e registros em closes das performances no palco, bem como de panorâmicas aéreas do evento.

Canção símbolo da banda, "Black Sabbath" traz a densa introdução e os acordes marcantes da guitarra solapada em distorção de Tony Iommi, aliadas ao baixo de Geezer Butler em dissonâncias e tétricos atonalismos, emoldurando o vocal poderoso de Ozzy Osbourne, em modulações inspiradas, de grande efeito estético.

"Fairies Wear Boots", surge traduzindo a força da sonoridade heavy com esparsos elementos do soul em acordes dedilhados da guitarra. A firme condução da bateria de Tommy Clufetos determina a cadência constante em meio aos alucinantes riffs de Iommi nas conversões.

Riffs rascantes e cheios de peso surgem em "After Forever" emoldurando o vocal potente e personalizado de Ozzy em extrema forma técnica, seguido pela cadência frenética de "Into the Void".

Em instantes especiais da apresentação, surgem os hits "Snowblind" e "War Pigs", apresentando versões fidedignas à gravação original em um dos momentos mais inspirados e emocionantes do show.
Após sucinto momento de apresentação da banda, conduzida com maestria e bom humor pelo frontman Ozzy em um dos vários momentos de perfeita sinergia com seus fãs, soam os primeiros acordes densos e dinâmicos de "Behind the Wall of Sleep".

Para a execução de "N.I.B", outro clássico da banda, o público foi brindado na introdução com "Bassically", o impecável solo de Butler traduzindo ao baixo acordes diferenciados, de grande destreza técnica em cromatismos de tonalidades profundas, contundentes.

Em mais um impactante momento do show, "Rat Salad" incorpora o solo de Tommy Clufetos, em uma performance inspirada, vibrante, extraindo da bateria arranjos nada óbvios e dinâmicos, numa correspondência entre atualidade e condução instrumental clássica. Perfeito!

Após o marcante momento da execução de Iron Man traduzido no vocal inconfundível de Ozzy, num dos mais brilhantes momentos de sua performance individual na apresentação, "Dirty Women" e "Children of the Grave" surgem nos instantes finais da noite.

Despedindo-se do público paulistano ao som alucinante de "Paranoid", a banda encerra com grande propriedade sua última passagem pelos palcos brasileiros... A torrencial chuva que desabou sobre o estádio, durante toda a apresentação, em nada arrefeceu nos fãs a vontade de prestigiar e se despedir da banda em grande estilo...


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Zé Ramalho Comemora 40 anos de Carreira em São Paulo
Nx Zero grava novo DVD ´Registro Norte´ em São Paulo
The Stylistics Embalam o Valentine´s Day em São Paulo
21o Festival da Cultural Inglesa no Memorial da América Latina
Boyce Avenue no Cine Joia
Sandy faz show em São Paulo com sua turnê Meu Canto
Ratos de Porão e Krisiun no Tropical Butantã
Steve Vai, um dos Deuses da Guitarra, Retorna ao Brasil
O papa da dance music Giorgio Moroder em São Paulo
10000 Maniacs em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2017 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.