Site de música   
Notícias

Séries Instrumentais na Serrinha

Compartilhe:


Publicada em 26, Nov, 2013 por Musicao


series-instrumentais-na-serrinha.jpg
Um intercâmbio de música e idéias direcionado a músicos amadores e profissionais e também ao grande público. É o projeto Séries Instrumentais, que abrirá 30 vagas gratuitas para residências artísticas musicais com nomes de peso na cena nacional e shows na Fazenda Serrinha e no Teatro Rural em Bragança Paulista entre os dias 05 e 08 de dezembro, de quinta a domingo.

O já conhecido Festival de Arte Serrinha, que chegou à sua 12ª edição em julho, amplia sua programação na cidade criando um circuito em outra época do ano. Nesta primeira edição, o Séries Instrumentais destacará grandes nomes da música instrumental como Marcos Suzano, Tigre Dente de Sabre, Meno del Piccia e Bocato, fomentando a música instrumental brasileira e expandindo seu público.

Eles participarão de residências artísticas abertas e gratuitas (vagas limitadas a 30 pessoas), debatendo os temas e trocando experiências: “A residência artística difere dos nossos tradicionais workshops e oficinas justamente por não ter uma liderança. É uma proposta horizontal, em que todos participarão de uma experiência de intercâmbio. A idéia é que todos os músicos que farão os shows participem da residência também”, conta Fabio Delduque, produtor responsável pela Serrinha.

A residência artística musical que acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, é uma experiência que replica a bem-sucedida residência teatral realizada recentemente no “1º Encontro Entre Serras e Águas na Serrinha”. O conceito de residência artística vem se difundindo desde a década de 1980 na Europa, nos EUA e no Japão, como uma nova forma de estabelecer apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes em geral. As experiências no Brasil, ainda que não tenham o mesmo vigor que nesses países, vêm, recentemente, se ampliando cada vez mais. Ainda são poucas aquelas que se consolidaram como referências importantes, como são as das residências organizadas pelo grupo Capacete Entretenimento, no Rio de Janeiro, e pelo Instituto Sacatar, em Itaparica-BA.

Entretanto, vários centros emergentes estão em fase de criação e implantação de residências artísticas. A principal característica é romper com a rigidez do espaço institucionalizado da transmissão do conhecimento artístico. A ideia é promover a troca de experiências artísticas para além do recinto das quatro paredes das salas de aula. É fazer o saber artístico insuflar-se do inusitado e deixá-lo transbordar para fora dos limites acadêmicos. Em suma, é alimentar a criatividade através da convivência entre artistas que se dispõem a trocar suas experiências sejam musicais ou extra-musicais. Mas como promover tal experiência? A Fazenda Serrinha terá o privilégio de contar com a participação do músico Marcos Suzano durante os dias em que será realizada a residência. Suzano é um dos principais percussionistas de sua geração e destaca-se por levar seu pandeiro a explorar campos sonoros nada comuns a este instrumento. Ao longo de sua carreira, já tocou com Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Água de Moringa, Carlos Malta, Zé Keti, Gilberto Gil, Lenine, Naná Vasconcelos, Caito Marcondes, entre outros. Tem vasta experiência em ministrar oficinas no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Além de Suzano e dos participantes inscritos, a residência também terá a participação dos músicos que se apresentarão no festival “Séries Instrumentais” como Bocato, Meno del Picchia, Tigre Dente de Sabre, Cheesehead e Rafael Schimidt.

O objetivo consiste em juntar músicos em várias fases de sua carreira e de diferentes lugares na Fazenda Serrinha durante alguns dias para estabelecerem diálogos destinados à criação e produção musical de maneira que ideias e perspectivas distintas se choquem e estimulem a inovação na música de cada participante. Temporariamente, a Fazenda Serrinha se transformará num espaço-tempo de intercâmbio por meio de proposições musicais em que a interação entre os residentes visa trazer à tona o significado e o valor das relações entre a arte e a vida. Onde a participação, a troca e a vida coletiva se juntam no fazer musical e amplificam a formação do músico.

O horário da residência não é institucionalizado, o primeiro encontro será às 14h00 e a partir daí o ateliê ficará aberto 24horas. Os residentes podem fazer os seus horários para criação, ensaio, encontros, bate papo, enfim tudo que envolve a proposta.

Os destaques da programação são:

Marcos Suzano
Um dos maiores percussionistas do país, reconhecido internacionalmente. Começou tocando surdo e cuíca até eleger o pandeiro como companhia inseparável, de onde extrai compassos ímpares. Frequentou as casas de Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali, estudou africanidades com Paulo Moura, tocou e toca com os maiores nomes da música brasileira. Além de participar da residência na Fazenda Serrinha nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, fará show na noite de sexta feira, 06/12, às 21h00.

Tigre Dente de Sabre
Banda instrumental bragantina que vem se destacando no circuito paulistano, foi a grande revelação do PIB (Produto Instrumental Brasileiro - 2009). “Pense no baixo do Bauhaus, na pegada dançante do New Order e no experimentalismo da "neue Musik" (música clássica alemã que usa ruídos e distorções) e você estará próximo da sonoridade da nova banda”, definiu A Folha de São Paulo. A banda participará da residência artística e fará show no dia 7 de dezembro.

Rafael Schimidt
O compositor e violonista Rafael Schimidt vem definindo um estilo musical próprio marcado por diferentes influências, entre elas o choro, a música caipira, a música erudita e a música flamenca, tendo como principais referências Guinga, Dilermando Reis, Dino 7 Cordas, Raphael Rabello, Baden Powell, Paco de Lucia, Alessandro Penezzi, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, entre outros grandes mestres. No ano de 2010 lançou seu primeiro CD, Antigamente era assim. Agora se prepara para lançar o segundo, que será produzido por Swami Jr e será de músicas autorais. A versatilidade do violonista se manifesta nos variados programas de concerto que pode oferecer, com distintas formações e parcerias. O músico participará de residência artística e fará show no dia 5 de dezembro.

Cheesehead
O trio de música instrumental formado atualmente por Matheus Canteri (Guitarra), João Guilherme Della Vecchia (Baixo) e Vinicius Imenez (Bateria), surgiu em 2009, no mesmo ano em que foi lançado de forma independente o primeiro cd, intitulado “Mondays On Fire”. As musicas do trio tem como características elementos da guitarra country, composições complexas e com ritmos não convencionais, alem disso sempre há muito espaço para improvisos que tornam cada show único. A banda participará da residência artística e fará show no dia 7 de dezembro.

Meno del Piccia convida Bocato
Cantor, compositor e instrumentista paulista de Bragança, Meno é bisneto do escritor, pintor e escultor modernista Menotti Del Picchia. Começou a tocar ainda criança. Baixista e guitarrista, intensificou sua presença no meio musical quando passou a se apresentar com nomes como Tulipa Ruiz, Metá-Metá, Passo Torto, Ricardo Herz, Cérebro Eletrônico, Andreia Dias, Peri Pane, Gustavo Galo e Badi Assad, além do trombonista Bocato, convidado dele no último dia de festival. Participará da residência artística no dia 8 de dezembro, se apresentando com Bocato às 19h00.

Ingressos
Os ingressos para os shows custarão R$10/R$ 5 (inteira/meia) e podem ser adquiridos a partir do dia 02 de dezembro na Escola de Música Jardim Elétrico (Rua José Domimgues, 139, Taboão, Bragança Paulista) ou no Ô de Casa Hostel (Rua Inácio Pereira da Rocha, 385, Pinheiros, São Paulo). Não aceitamos cartões de crédito/débito.

Para participar da Residência Artística Musical é preciso ter experiência na área e ser maior de 16 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro no blog do Edith Cultura (www.espacoedithcultura.blogspot.com.br)


SÉRIES INSTRUMENTAIS NA SERRINHA
Dias: 05, 06, 07 e 08 de dezembro de 2013

Horários das Residências Artísticas Musicais: a partir das 14H00

Horários dos shows: quinta, sexta e sábado a partir das 21H00 e domingo, a partir das 16h00

Local: Fazenda Serrinha e Teatro Rural
www.festivaldearteserrinha.com.br


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Casa Natura Musical é inaugurada em São Paulo
Após jejum de 15 anos, Midnight Oil se apresenta em São Paulo
Lollapalooza Brasil 2017 anuncia horários das atrações
Bon Jovi e Billy Idol confirmados no Rock in Rio!
Lollapalooza Brasil anuncia seu lineup final
3ª Mostra de filmes de hip hop
Entradas para o Lollapalooza Brasil 2017 começam a ser vendidas
ADIADO - Show A Flock of Seagulls em São Paulo
Prêmio MIMO Instrumental abre edital de seleção para artistas da nova geração
Horários do Lollapalooza Brasil 2016

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2017 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.