Site de música   
Notícias

Projeto 'SkankPlay' ganha o Leão de Ouro em Cannes

Compartilhe:


Publicada em 20, Jun, 2011 por Musicao


skank.jpg
A plataforma interativa SkankPlay (www.skankplay.com), desenvolvida pelo coletivo DonTryThis com o produtor musical Dudu Marote, foi a vencedora do Leão de Ouro no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2011 (www.canneslions.com). O anúncio oficial foi feito na manhã desta segunda-feira, dia 20 de junho. Essa é a primeira vez que uma banda brasileira ganha o Leão de Ouro em Cannes e também a primeira vez que um projeto brasileiro ganha o prêmio na categoria de Public Relations (“Best Use of Social Media Marketing”). Veja a relação dos premiados: www.canneslions.com/work/media. O Cannes Lions é o maior festival de publicidade do planeta. Há 58 anos, o evento reúne na costa francesa os mais importantes profissionais do mundo na área.

Lançado em 16 março de 2011, o projeto SkankPlay já reuniu mais de 30 mil diferentes combinações do clipe da música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis), do CD e DVD "Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão”. O projeto permite que qualquer pessoa toque virtualmente com os quatro integrantes do Skank e crie outros videoclipes oficiais.

Além dos internautas, diversas bandas e artistas já gravaram as suas participações no projeto, que tem o apoio da MTV. "A intenção é que a música não tenha apenas um videoclipe oficial, mas quantos as pessoas quiserem. Uma das coisas mais legais do projeto é a possibilidade da nossa música ser tocada por outras bandas e pessoas, com a participação do Skank", diz Samuel Rosa, vocalista da banda. O projeto é relativamente complexo: são seis vídeos do YouTube tocando em sincronia em uma única tela. “Essa é também uma oportunidade de exposição para novos talentos”, ressalta Samuel.

Como funciona o SkankPlay
Ao entrar em www.skankplay.com, o internauta verá seis vídeos diferentes, cada um com um integrante da banda tocando sua parte na música. Samuel Rosa aparece em três vídeos: dois de voz e um de guitarra. Ao apertar o botão Play, o visitante vê todos os vídeos sincronizadamente, formando a música.

Com um miniaplicativo disponível no site, qualquer pessoa pode gravar sua própria versão para a música "De Repente", seja cantando, tocando ou fazendo uma performance. Depois, é só colocar o vídeo (ou mais de um) no lugar de um dos seis iniciais e, assim, fazer uma jam session virtual com o Skank. O botão “videoclipe” faz com que os vídeos sejam mixados e fundidos em um só. Essa versão personalizada do clipe, além de ficar no site, pode ser adicionada (embedada) em blogs, no Facebook, etc. Para quem não sabe tocar ou cantar a música, e quiser participar da brincadeira, há vídeos tutoriais de como tocar a música, feitos pelos próprios integrantes do Skank.

Skank e os projetos interativos
Em 2006, numa iniciativa pioneira no Brasil, o Skank embarcou o conteúdo do álbum Carrossel em um modelo de celular, que vendeu 72 mil unidades e rendeu para a banda o primeiro “Celular de Ouro do Brasil”. Em 2008, a banda foi também a primeira no país a lançar uma Webrádio. No mesmo ano, criou o Vote no BIS, no qual o público escolhia o BIS do show via celular.

Em 2009, a faixa “Sutilmente” (Samuel Rosa/ Nando Reis) foi escolhida pelo público como single do álbum Estandarte, em votação através do site e via SMS e a música ganhou uma aula demonstrativa, apresentada pelo próprio Samuel Rosa. A ideia surgiu a partir dos inúmeros pedidos de cifras e acordes que o artista recebia. Somente no canal oficial da banda, o vídeo de 13 minutos tem hoje tem mais de 400 mil views.

Também em 2009, na 16ª edição do Prêmio Multishow, o Skank recebeu o prêmio “Iniciativa em Novas Mídias”, que reconheceu a banda como a que promoveu a melhor ação de distribuição e divulgação de música em novas mídias. No mesmo ano, a banda foi a primeira do país a lançar uma versão de sua rádio online para iPhone.

No ano de 2010, na primeira edição do Prêmio de Música Digital, a banda ganhou na categoria “Artista Mais Engajado Digitalmente”.

Em 16 de março de 2011, a banda lançou na web o projeto SkankPlay, em parceria com o coletivo DonTryThis e o produtor musical Dudu Marote. O projeto possibilita a criação de inúmeros videoclipes oficiais para a música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis), com a participação dos fãs e de outros artistas.

Sobre o DonTryThis
O coletivo DonTryThis surgiu para colocar em prática aquelas ideias que, por algum motivo, não costumam sair do papel. "Quando acreditamos numa ideia, mas ouvimos as pessoas dizendo ‘isso não vai dar certo’, ‘é impossível’, ‘não vai funcionar’, pensamos: é exatamente nesta ideia que devemos investir”, explica Rodrigo Mendes.

Para o SkankPlay, o DonTryThis e Dudu Marote contaram com a parceria da Kadman para captação e edição das imagens; da Vila Filmes, que fez o Motion Graphics; da Dr. Dd, que editou os áudios; e da Ria, que cuidou do desenvolvimento do site. Como colaboradores, a publicitária Isabela Albero e as jornalistas Camila Mattoso, Priscila Cotta e Bianca Pereira.


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Samsung E-Festival Instrumental 2018 busca novos talentos da música
Citibank Hall volta a se chamar Credicard Hall
Lollapalooza Brasil 2018 anuncia horários dos palcos
Lollapalooza Brasil anuncia o lineup oficial da edição de 2018
Casa Natura Musical é inaugurada em São Paulo
Após jejum de 15 anos, Midnight Oil se apresenta em São Paulo
Lollapalooza Brasil 2017 anuncia horários das atrações
Bon Jovi e Billy Idol confirmados no Rock in Rio!
Lollapalooza Brasil anuncia seu lineup final
3ª Mostra de filmes de hip hop

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2019 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.