Site de música   
Coberturas de shows

Rock com Cara de Orquestra Sinfônica: Symphony-X

Compartilhe:


Publicada em 02, Jul, 2007 por Marcia Janini

Clique aqui e veja as fotos deste show.


No último sábado, 16 de junho, o Via Funchal apresentou em grande estilo a banda Symphony X, contando com abertura da banda MindFlow.

O MindFlow, com o seu death metal bem ao gosto do público alternativo, contagiou a platéia. O uso de teleprompters no cenário, traduziram certa modernidade à apresentação.

À base do metal, mesclaram-se elementos do incie e do gothic. O vocal agudo e bem modulado remeteu em vários momentos à música lírica e ao metal melódico, traduzindo-se muitos elementos da música clássica nas melodias e letras das canções rebuscadas e de construção intrincada pela banda num som pesado, rico em variações de tom e andamento. Extremamente polifônico e verticalizado.

Guitarras distorcidas e bateria cadenciada unem-se ao vocal cavernoso, trasmitindo densidade às canções apresentadas e à visível inspiração no clássico e medieval, típicas das canções góticas. Os teclados remetem também a este lirismo, associação com bases sinfônicas, traduzindo-se em alta qualidade sonora, onde elementos de vários estilos, entre eles o post punk, surgem na mesma canção, numa sonoridade fantástica, em andamentos linerares e crescentes.

O Symphony X realizou brilhante apresentação. O cenário simples e iluminação surreal, em tons que variavam em tonalidades etéreas, predominantemente roxas, vermelhas e ocres, além do surgimento de um verde doentio e espectral em algumas canções, auxiliaram de maneira magistral na construção de um clima denso e diferenciado.

A banda apresentou canções de base metálica, com teclados e guitarras que remetiam, muito imperceptívelmente, à cadência do eletrônico. Corais em momentos estratégicos das canções e o estilo apresentado em algumas melodias fazem alusão a elementos da folk music e, obviamente da música clássica e sinfônica.

As belas conversões valorizaram enormente as canções, densas e criativas, riquíssimas em acordes perfeitos, com excelente polifonias nas finalizações.

As melodias densas, incisivas, de andamento cadenciado, em alguns pontos, passam por variações de ritmos, cadência e andamento constantemente, sem no entanto perder a linealidade e pontos de conversão corretos, numa real fusão entre todos os estilos abordados de forma extremamente armônica.

A sonoridade vertiginosa e as quebras estratégicas no andamento, ressaltando o efeito das estrofes é a marca registrada da banda, aliada a certa dose de lirismo remetendo ao death metal. Os teclados perfeitamente bem posicionados dão a tônica, imprimindo contemporâneidade às canções.

Nota para o vocal poderoso, de afinação ímpar atingindo altíssimos agudos, em notas perfeitas.

A sonoridade rica e preciosística apresentada faz desta uma das melhores bandas da atualidade, rompendo barreiras e criando novos conceitos no universo do rock. A fusão com a música clássica é, sem dúvida, realizada de maneira inteiramente nova, onde pesos e nuances mesclam-se de forma única e perfeita!


Leia a entrevista com a banda MindFlow.


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Technique and Republic: Peter Hook & The Light em São Paulo
Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá Revivem Grandes Sucessos da Legião Urbana em São Paulo
Verdi e Puccini Revisitados: Andrea Bocelli em São Paulo
Maestro Roth rege fãs e banda ao conduzir São Paulo até os mágicos anos 70
Thirty Seconds to Mars no Espaço das Américas
Turnê Roberto Carlos - Só Para Mulheres
Laugh at Your Peril: Killing Joke em São Paulo
Shaman lava a alma dos fãs, exorciza os fantasmas do passado e mira o futuro em noite sold out
Act II: Tarja em São Paulo
Roberto Carlos em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2018 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.