Site de música   
Notícias

´Marcelo Yuka no Caminho das Setas´ no Festival do Rio

Compartilhe:


Publicada em 27, Sep, 2011 por Musicao


O documentário em longa-metragem “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, da jornalista e cineasta Daniela Broitman, terá sua primeira exibição na Mostra Competitiva da Première Brasil do Festival do Rio, no dia 11 de outubro, às 17h, no Cine Odeon. O filme mergulha na última década da vida do músico, compositor e ativista Marcelo Yuka, revelando a profunda transformação pela qual o artista passou desde que foi baleado numa tentativa de assalto no Rio de Janeiro.

Além da primeira sessão na Première Brasil, exclusiva para convidados, o longa-metragem também será exibido ao longo do Festival do Rio nas seguintes datas: dia 12 de outubro (4ª feira), às 13 horas, no Armazém 6 (a sessão, que terá preços populares, será seguida de debate); dia 13 de outubro (5ª feira), no Estação Vivo Gávea, às 15h40 e às 20 horas; dia 14 de outubro (6ª feira), no Cinema Nosso, às 19 horas; e no dia 15 de outubro (sábado), no Ponto Cine, às 18 horas.

Aos 34 anos, a carreira musical de Yuka estava no auge como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das mais importantes da cena pop rock nos anos 90 –, com suas letras repletas de críticas sociais e sonoridade que se destacavam no cenário nacional. Em novembro de 2000, no entanto, a vida do músico mudou radicalmente ao levar nove tiros numa tentativa de assalto na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ironicamente, uma das vozes mais ativas na luta por justiça social no país tornou-se mais uma vítima da violência urbana.

O espectador acompanha de maneira íntima os questionamentos de Yuka em relação ao próprio corpo, mente e espírito desde o trágico incidente, assim como as diversas causas que o músico defende. O filme mostra ainda o novo rumo de sua produção musical – desde a polêmica ruptura com O Rappa até gravações de seu primeiro álbum solo, previsto para ser lançado nos próximos meses.

Além de focar também no lado ativista de Yuka, mostrando como O Rappa foi a primeira banda a se envolver diretamente com projetos sociais, apoiando o grupo AfroReggae e fazendo campanhas solidárias, o documentário conta pela primeira vez os verdadeiros motivos pelos quais Yuka se desligou da banda.

Cineasta e jornalista, com mestrado da Universidade da Califórnia - Berkeley, Daniela Broitman trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e foi colaboradora de diversas revistas nacionais. Produziu programas para o Frontline World (TV PBS) e tem trabalhado em produções internacionais, como “Rip: A Remix Manifesto” e “Witness” (HBO). Além de “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, Daniela também assinou roteiro, produção e direção de “Meu Brasil” (2007), longa-metragem de sua estreia como diretora.

Realizado pela VideoForum Filmes com a produtora associada Zucca Produções, Daniela Broitman captou as primeiras imagens para o filme em 2004 – antes mesmo de saber que um dia faria um documentário sobre o amigo Marcelo Yuka. O projeto se iniciou oficialmente em 2006, com recursos próprios da diretora, que também é a roteirista e produtora do filme. Em 2007, Daniela conquistou a prestigiosa bolsa John Simon Guggenheim Memorial Foundation, com a qual pode aprofundar a pesquisa de imagens e temas abordados no filme. No final de 2010, o projeto foi um dos vencedores do Programa Cultural Petrobras e, em seguida, um dos quatro longas-metragens selecionados no edital da Filme Rio - Rio Film Commission.


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Lollapalooza Brasil 2020 divulga line-up por dia
Credicard Hall passa a se chamar Unimed Hall
O show do Muse em São Paulo, dia 09 de outubro, irá mudar de local
Beirut cancelado no Popload Festival
Comunicado sobre os shows das bandas Stryper e Narnia
Samsung E-Festival Instrumental 2018 busca novos talentos da música
Citibank Hall volta a se chamar Credicard Hall
Lollapalooza Brasil 2018 anuncia horários dos palcos
Lollapalooza Brasil anuncia o lineup oficial da edição de 2018
Casa Natura Musical é inaugurada em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2024 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.