Site de música   
Notícias

Brasileiros disputam prêmios em 11 categorias principais dos Grammy Latinos

Compartilhe:


Publicada em 27, Sep, 2006 por Musicao


Compositores, intérpretes, produtores e engenheiros de som brasileiros disputam prêmios em 11 categorias principais da sétima edição dos Grammy Latinos - com exceção das específicas para música brasileira -, em que a cantora colombiana Shakira lidera as indicações, aparecendo em seis categorias da lista, divulgada nesta terça-feira, em Nova York. O músico Sérgio Mendes concorre, juntamente com Black Eyed Peas, ao prêmio de Melhor Gravação do Ano, a principal categoria dos Grammy, em que estão em jogo 45 prêmios.

"Carioca", de Chico Buarque, e "Acariocando", de Ivan Lins, estão entre os concorrentes ao prêmio de Melhor Álbum de Cantor e Compositor, enquanto "Terra Amantiquira", da Banda Mantiqueira, e "Choros & Alegria", de Moacir Santos, ao de Melhor Álbum Instrumental.

"Aystelum", de Ed Motta, e "Roda Carioca", de Jovino Santos Neto, disputarão o prêmio da categoria Melhor Álbum de Jazz Latino.

A cantora gospel Aline Barros concorrerá em duas categorias: na de Melhor Álbum de Música Cristã em espanhol, com "Aline", e na de Melhor Álbum de Música Cristã em português, com "Aline Barros e Cia.".

Xuxa (XSPB-6-Festa) e Adriana Partimpim ("Adriana Partimpim - O Show") estão entre as concorrentes ao prêmio de Melhor Álbum Infantil Latino, enquanto Edson Cordeiro ("Contratenor") e Mauro Senise ("Templo Caboclo") disputam o prêmio de Melhor Álbum de Música clássica.

Na categoria Melhor Projeto Gráfico de um Álbum, os engenheiros de som Cotô Guarino e Swami Junior concorrem com o disco "De Uns Tempos Pra Cá", de Chico César; e Duda Mello com "Jet - Samba", de Marcos Valle.

Com o álbum "Hoje", de Gal Costa, César Camargo Mariano disputa o prêmio de Produtor do Ano com Moogie Canazio ("Arquitetura da Flor", de Francis Hime; "Pra Você", de Margareth Menezes; "Que Falta você me Faz", de Maria Bethânia; "Simone - Ao Vivo", de Simone) e com Lenine e Maria Rita com "Segundo", de Maria Rita.

Outros três representantes brasileiros concorrem na categoria melhor vídeo musical versão longa: O Rappa por seu "Acústico MTV - O Rappa", Simone com "Simone - Ao Vivo", e Daniela Mercury com "Baile Barroco".

Depois de Sharika e seu álbum, "Fijación oral. Vol.1", o guatemalteco Ricardo Arjona, o argentino Gustavo Cerati - ex-líder da banda Soda Stereo -, e a mexicana Julieta Venegas, são os que mais têm indicações, com quatro cada um.

A banda de reggaeton Calle 13, de Porto Rico, Gustavo Celis, o colombiano Fonseca, o argentino Cachorro López e o mexicano Joan Sebastian os seguem, com três indicações cada.

Sérgio Mendes e Maria Rita somam duas indicações, considerada a lista específica do Grammy para a música brasileira: o primeiro na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo com "Timeless", e a segunda na de Melhor Álbum de MPB, também com "Segundo".

Eles têm o mesmo número de indicações de Cabas, Café Tacuba, Diego El Cigala, Alejandra Guzmán, Ricardo Montaner, Gilberto Santa Rosa e Bebo Valdés.

A rainha do pop latino Shakira concorre nas categorias Melhor Canção, Álbum do Ano, Melhor Vídeo, Melhor Composição e Melhor Álbum Vocal Feminino com seu nono disco.

A colombiana virá com tudo nesta edição dos Grammy Latinos, pois em agosto, embora estivesse indicada em sete categorias dos MTV Video Music Awards (VMAs), saiu da cerimônia com um único prêmio, o de melhor coreografia.

O anúncio das indicações foi feito no Madison Square Garden, que em 2 de novembro será o cenário da primeira festa dos Grammy Latinos em Nova York (as seis anteriores foram celebradas entre a Califórnia e Miami). "As indicações deste ano são um verdadeiro reflexo de uma comunidade vibrante e dinâmica de fazedores de música, que inclui artistas, produtores, engenheiros de som, compositores e todos aqueles envolvidos no processo criativo", disse durante o anúncio dos indicados o presidente da Academia de Música Latina, Gabriel Abaroa.


Fonte: UOL

[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Demi Lovato adia shows para novembro
John Mayer anuncia os convidados especiais Rodrigo y Gabriela para abrir seus shows no Brasil
Ariana Grande recomeça a Dangerous Woman Tour e shows no Brasil estão confirmados
Racionais MC's vai percorrer o Brasil para comemorar 25 anos de carreira
Biquini Cavadão faz parcerias com artistas internacionais
Shows do One Direction em São Paulo mudam de local
Biquini Cavadão assina com Warner Music
Agridoce encerra turnê em março no Lollapalooza
Box reúne toda a discografia do Planet Hemp
Lulu Santos lança compilação mais completa de sua carreira

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2024 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.