Site de música   
Notícias

Fórum Música para Baixar debate cultura na Internet

Compartilhe:


Publicada em 16, Jun, 2009 por Musicao


No ano em que completa uma década, o Fórum Internacional Software Livre - fisl recebe pela primeira vez o Fórum Música para Baixar (FMPB). Contando com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Porto Alegre, o MPB traz para o debate no fisl10 o cantor e compositor carioca Leoni e o rapper e poeta de Brasília GOG, além de muitos outros músicos e profissionais para discutir sobre as novas formas de comercialização e distribuição de conteúdo cultural na Internet e os impactos da rede mundial de computadores na cadeia produtiva da música.

Esta é a primeira vez que o Música para Baixar promove um fórum de relevância nacional. O movimento, liderado por músicos e ativistas da cultura livre, tem como objetivo constituir um espaço presencial de diálogo sobre música, tecnologia e comunicação colaborativa. Outra importante diretriz do movimento aponta para que a cultura livre e compartilhada seja relacionada com o software livre. O cantor Richard Serraria explica que o MPB trata sobre "a importância da divisão de experiências de diferentes artistas, envolvendo a reflexão crítica acerca da cadeia produtiva da música e pensando ainda a geração de renda junto à economia da criatividade na contemporaneidade".

Neste cenário, o FMPB terá duas palestras: "Projeto de Controle da Internet", com a participação do músico e compositor Leoni e do rapper e poeta GOG; e "Formas de Licenciamento, Gestão Coletiva e Proposta de Mudança na Legislação Autoral", com o coordenador geral de Gestão Coletiva e de Mediação em Direitos Autorais da Diretoria de Direitos Intelectuais, José Vaz, e o músico e compositor Fernando Anitelli, responsável pela criação do projeto O Teatro Mágico.

Também farão parte dos debates do MPB o gerente de Informações Estratégicas e Cultura Digital do Ministério da Cultura, José Murilo, o coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, Ronaldo Lemos, o coordenador do Fórum Permanente de Música do RS, Alvaro Santi, e o diretor de Políticas Sociais e Cidadania do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Mauro Salles.

A programação completa do FMPB está disponível em www.musicaparabaixar.org.br

O fisl10 ocorre de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS. Outras informações em www.fisl.org.br


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Lollapalooza Brasil 2020 divulga line-up por dia
Credicard Hall passa a se chamar Unimed Hall
O show do Muse em São Paulo, dia 09 de outubro, irá mudar de local
Beirut cancelado no Popload Festival
Comunicado sobre os shows das bandas Stryper e Narnia
Samsung E-Festival Instrumental 2018 busca novos talentos da música
Citibank Hall volta a se chamar Credicard Hall
Lollapalooza Brasil 2018 anuncia horários dos palcos
Lollapalooza Brasil anuncia o lineup oficial da edição de 2018
Casa Natura Musical é inaugurada em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2019 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.