Site de música   
Notícias

Rádio perde audiência para a rádio online

Compartilhe:


Publicada em 08, Sep, 2006 por Musicao


O dilúvio de publicidade nas rádios tradicionais e o custo de assinatura das rádios via satélite estão levando os ouvintes a optarem por rádios online alternativas, estações que operam basicamente com apoios governamentais, doações ou são bancadas por publicidade contida.

Entusiastas equipados com conexões rápidas há uma década ou mais têm acesso a programas de rádio em seus computadores. Mas agora, o lançamento de aparelhos de rádio via Internet por fabricantes como Roku e Philips pode expandir consideravelmente esse mercado, porque tornam mais fácil sintonizar os canais prediletos.

O melhor modelo disponível, o SoundBridge Radio, da Roku, vendido por 400 dólares, permite que os ouvintes sintonizem uma estação online com um simples toque de botão.

"Com o tempo, todo mundo passará a ter rádios de Internet", disse Anthony Wood, 40, presidente da Roku e criador do gravador digital de vídeo oferecido pela ReplayTV, concorrente do TiVo. "Trata-se de um imenso mercado, mas por algum motivo não recebe o reconhecimento devido", disse o executivo que fundou a Roku quatro anos atrás com 9 milhões de dólares tirados do próprio bolso.

De acordo com pesquisa da Arbitron e da Edison Media Research feita com 1.925 pessoas alguns meses atrás, mais de um em cada cinco norte-americanos com mais de 12 anos ouve rádio via Internet ao menos uma vez por mês.

Algumas das estações têm foco estreito, tocando por exemplo apenas canções dos Beatles ou do Grateful Dead. Outras oferecem música cubana, iraniana, chinesa ou até da Antártida, de onde a Anetstation.com transmite uma programação concentrada em guitarristas de blues. Outras optam por programas de entrevistas, com temas que variam de religião a assuntos mais profanos, a exemplo da YNOT Radio, cuja programação gira em torno da indústria do cinema adulto.

Há estações pequenas, operadas como hobby e ouvidas por poucas pessoas, e outras de porte muito maior, que funcionam como empresas e pagam royalties sobre as canções que tocam.

O caminho para se encontrar novas estações passa por pesquisa em sites como shoutcast.com, da AOL; vtuner.com ou live365.com.

A Roku começou a dar lucro nos últimos meses, disse Wood. A companhia teve receita de 4,2 milhões de dólares em 2005 e espera alcançar 5,8 milhões este ano. Para 2007, a expectativa é faturamento de 10 milhões de dólares.

Um obstáculo óbvio ao crescimento da companhia é a limitada mobilidade da rádio via Internet. Mas a difusão de redes municipais de Internet sem fio via tecnologias como o WiFi pode um dia tornar possível a instalação de aparelhos de rádios online em carros e em outros locais.

Ouça algumas das rádios web mais legais que existem por aí na nossa seção de Rádios Web!


Fonte: Reuters

[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Lollapalooza Brasil 2020 divulga line-up por dia
Credicard Hall passa a se chamar Unimed Hall
O show do Muse em São Paulo, dia 09 de outubro, irá mudar de local
Beirut cancelado no Popload Festival
Comunicado sobre os shows das bandas Stryper e Narnia
Samsung E-Festival Instrumental 2018 busca novos talentos da música
Citibank Hall volta a se chamar Credicard Hall
Lollapalooza Brasil 2018 anuncia horários dos palcos
Lollapalooza Brasil anuncia o lineup oficial da edição de 2018
Casa Natura Musical é inaugurada em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2021 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.