Site de música   
Notícias

Caixa reúne discos 'americanos' dos Beatles

Compartilhe:


Publicada em 12, Aug, 2006 por Renato Bras


beatles.jpg
Em tempos globalizados, parece absurdo que a discografia dos Beatles nos Estados Unidos seja tão diversa dos álbuns oficiais britânicos. Mas o fato é que a gravadora americana Capitol montava (ou desmontava) os discos do grupo da forma que lhe era conveniente, alterando capas e faixas. Lançada no Brasil em tiragem importada pela EMI, a caixa The Capitols Albums Vol. 2 recupera as edições americanas dos quatro álbuns lançados pelos "fab four" nos Estados Unidos em 1965 (a primeira caixa, também já editada no mercado nacional, trouxe os discos de 1964).

Para beatlemaníacos, a caixa tem alto valor documental por embalar os CDs em fiéis miniaturas das capas dos LPs originais, por vir com libreto repleto de fotos e informações sobre os álbuns e, sobretudo, por apresentar o áudio das músicas tanto em som mono (como era praxe na época do lançamento desses discos) quanto em estéreo.

The Early Beatles (editado em março de 1965), Beatles VI (junho de 1965), Help! (agosto de 1965) e Rubber Soul (dezembro de 1965) são os quatro títulos incluídos na segunda caixa.

Claro que os Beatles não eram ingênuos. O lançamento dessas edições americanas fazia parte de planejada estratégia de marketing para manter o quarteto em evidência nos Estados Unidos após a bem-sucedida invasão de 1964.

Por mais autonomia que a Capitol tivesse na (des)montagem dos álbuns, a gravadora trabalhava a serviço da beatlemania - e o grupo e seu empresário, Brian Epstein, sabiam e se beneficiavam da força da companhia americana.

Prova é que o quarteto chegou a gravar dois rocks de Larry Williams, Bad Boy e Dizzy Miss Lizzy, somente para que a Capitol completasse o repertório de Beatles VI.

Três meses antes, as lojas americanas já tinham recebido The Early Beatles, coletânea de faixas dos álbuns oficiais Please Please Me (1962) e Meet the Beatles! (1963).

Naquele profícuo 1965, os cofres da Capitol foram também abastecidos com a renda arrecada pelas vendas da trilha do filme Help! - com seleção diversa da edição britânica - e do coeso Rubber Soul, que, mesmo sendo o primeiro álbum mais conceitual dos Beatles, saiu nos Estados Unidos sem quatro músicas da versão inglesa (entre elas, Nowhere Man) e com adição de duas músicas da trilha de Help!.


Fonte: Terra

[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Samsung E-Festival Instrumental 2018 busca novos talentos da música
Citibank Hall volta a se chamar Credicard Hall
Lollapalooza Brasil 2018 anuncia horários dos palcos
Lollapalooza Brasil anuncia o lineup oficial da edição de 2018
Casa Natura Musical é inaugurada em São Paulo
Após jejum de 15 anos, Midnight Oil se apresenta em São Paulo
Lollapalooza Brasil 2017 anuncia horários das atrações
Bon Jovi e Billy Idol confirmados no Rock in Rio!
Lollapalooza Brasil anuncia seu lineup final
3ª Mostra de filmes de hip hop

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2019 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.