Site de música   
Lançamentos

Jota Quest - La Plata

Compartilhe:


Publicada em 30, Nov, 2008 por Marcia Janini


cd-jota-quest-la-plata.jpg
O novo CD da consagrada banda Jota Quest, "La Plata", surge repleto de boas novidades, mostrando um intrincado trabalho de pesquisa musical em uma fase que demonstra maturidade, em letras ainda mais ácidas e críticas e na fusão de vários estilos musicais, fugindo do estilo um tanto óbvio de suas criações anteriores, num álbum com repertório variado, diversificado e acima de tudo, ousado e criativo.

A canção título remete ao soul pop brasileiro dos anos 70, por meio da presença marcante do sax tenor... Belos arranjos e guitarras em suspensão com esparsos samplers eletrônicos fazem desta uma bela melodia, com excelentes bases sonoras. O charme desta canção está no feeling traduzido por “Besame Mucho” como canção incidental, relembrando a musicalidade latina das grandes orquestras dos anos 50. A bem elaborada letra da canção realiza bem humorada crítica social ao poder do capital como propulsora da corrupção humana.

A deliciosa “Ladeira” é um grato presente aos sentidos, através da alegria contagiante expressa pela letra “estilosa” e moderna, nesta bem construída canção, que revisita de forma simples e sem rodeios as populares vertentes do samba, como o partido alto. Samba na fusão com o soul, traduzem à melodia gostoso swing, em charmosa sonoridade retrô.

A enigmática “So Special” apresenta cadência em dub, numa interessante fusão entre o rock e o eletrônico... Longa introdução traduz densidade ao arrojado estilo da canção, rompendo a linearidade da cadência. Possui na base elementos extraídos do technopop. Ouasada, a melodia é realmente inovadora em relação às pesquisas eletrônicas de trabalhos anteriores, num grande salto de qualidade e estilo... Viagem musical, onde se percebem a sonoridade européia dos anos 80, em total sintonia com as modernas vertentes do eletrônico. Sem dúvida, uma das melhores canções do álbum. Nota para a versão mixada com maestria pelo convidado Ashley Slater, na última faixa.

Outro bom momento deste trabalho surge na criativa “Paralelepípedo”, com letra digna de menção, viajante, numa diferenciada construção estilística. Interpretação em fraseado aliada à melodia pop, com elementos do samba rock, imprimem cuidadoso trabalho e incrível utilização dos recursos sonoros. Fantástica!

“O Grito”, introspectiva, na introdução carrega traços do gothic e dark wave, elegantemente pontuada pela bateria cadenciada. A letra, em total consonância com a melodia, traduz também uma visão de desencanto face aos problemas cotidianos. Rebuscada técnica musical empregada faz desta uma canção de rara beleza, perfeita!

“Hot To Go”, com a participação especial de Ashley Slater da banda Freak Power é extremamente dançante, num pop charmoso e gostoso de ouvir... Traz influências do funk na base black, mesclada à fusão do hip hop com o samba. Belos duetos são o diferencial.

“Nobody’s Watching”, em sua introdução revisita a cadência do surf rock e traz clássico do Doors como música incidental. O desenvolvimento tende ao progressivo. Inovadora pela fusão entre variados estilos do rock, também dedica alguns refrões ao new wave... Perfeitas e geniais conversões entre os estilos retratam uma constância cronológica na introdução dos elementos. Inusitada e criativa! Mais uma das excelentes composições deste trabalho.

“La Plata”, portanto, é um convite aos amantes da boa música, traduzindo-se na fusão entre tantos e tão variados estilos musicais, quanto a genialidade e ousadia destes excelentes músicos e compositores permitir. Imperdível!!!


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Biquíni Cavadão lança álbum em homenagem a Herbert Vianna
Worst lança Instinto Ruim
“Crucificados pelo sistema” do Ratos de Porão tem relançamento especial
Blind Pigs lança novo álbum Linha de Frente
CD Rygel - Revolution
CD Dr. Sin - Intactus
Novo do Helloween disponível no Brasil
Aline Muniz lança CD “OUTRA”
Vespas Mandarinas lança “O Ovo Enjaulado”
Polysom relança “Lavô Tá Novo”, do Raimundos

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2019 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.