Site de música   
Coberturas de shows

Psicoacústica 35 Anos: Ira! em São Paulo

Compartilhe:


Publicada em 13, Aug, 2023 por Marcia Janini


Ira_2023.jpg
Na noite da última sexta-feira, 11 de agosto, o Ira! traz mais uma apresentação da turnê comemorativa dos 35 anos de lançamento do álbum "Psicoacústica" à São Paulo, apresentando-se no Teatro Bradesco.

Com as imagens do filme "O Bandido da Luz Vermelha" de Sganzerla de fundo, rememorando os primórdios do "mundo cão" no cinema nacional, a execução do farorste urbano "Rubro Zorro" traz em sua narrativa ralentada o tom da crítica social impressa, revelando a epopéia do anti-herói.

Na sequência, "Manhãs de Domingo" na cadência ágil do hard rock com elementos punk bem pontuados pela bateria cadenciada. Em movimentos cíclicos, a guitarra de Edgard Scandurra explode em semicolcheias ágeis, num interessante diálogo com o baixo em doom.

Para "Poder, Sorriso, Fama", o fraseado vocal de Nasi surge em métrica diferenciada, acompanhando a marcha determinada pela bateria, no melhor estilo post-punk. Com riffs encadeados, a guitarra soa em cromatismos complexos.

Permeados pelo baixo em dub, trazendo esparsos elementos pop aliados ao reggae "Receita para se Fazer um Herói" surge descontraindo e trazendo atmosfera de leveza à apresentação. Carismático, Nazi dá o tom, permeado pelo acompanhamento simples da bateria de Evaristo Pádua e da guitarra em alegres dedilhados.

Um dos maiores sucessos do álbum "Pegue Essa Arma" traz um dos pontos altos da apresentação na resposta do público, que acompanhou com palmas entusiasmadas a execução da canção. Nota para o impecável solo de guitarra de Scandurra na conversão ao refrão, dotado de extrema agilidade, em glissandos profundos e vigorosas pallhetadas. Amazing!

Em mais um momento descontraído "Farto do Rock n'Roll" surge no pesado instrumental hard/heavy aliado à letra irreverente, numa crítica ao movimento rock da época, sempre atemporal, em meio aos rascantes da guitarra de Scandurra e ao intenso diálogo entre a bateria cadenciada de conversões precisas e ao baixo em doom de Johnny Boy.

Contundente, no fraseado vocal ágil do rap, "Advogado do Diabo" traz a fusão com elementos do jazz na firme base roqueira da guitarra distorcida em riffs alucinantes e na deliciosa linha groove explorada pelo baixo, entremeado pela bateria ralentadade Pádua.

Trazendo a talvez mais ousada e diferenciada canção do álbum, na deliciosa cadência da moda dedilhada na viola caipira "Mesmo Distante" surge na junção com elementos de rock progressivo em variações dinâmicas profundas, apresentando vários movimentos diferentes na melodia, numa mini suíte "rancheiro-rock". Perfeito!

Para a segunda parte do show, surgem os grandes hits da carreira, como a icônica "Flores em Você" com seu inspirado instrumental, onde a brilhante guitarra de Scandurra reproduz com firmeza os arpejos do violino da versão original. O vocalize do coro auxilia na ambientação deste grande clássico! Bom momento do show!!!

Outro grande hit surge na execução da balada "Tarde Vazia", em um inspirado e especial momento da performance vocal de Nazi, esbanjando carisma em cada verso. Great!

Em mais um momento especial da apresentação, a execução de "Dias de Luta" traduz leveza na apresentação, por meio da perícia da guitarra e da condução precisa da bateria, trazendo o baixo de Johnny Boy no contraponto.

De uma safra mais recente "Flerte Fatal" faz sua velada crítica ao uso de entorpecentes, trazendo no telão imagens de grandes astros do rock de todos os tempos, que tiveram suas vidas fatalmente abreviadas por overdose. Momento denso na apresentação.

Descontraindo, surge "Pra Ficar Comigo" versão para "Train in Vain" (The Clash), seguida por "Vida Passageira".

Além destas canções, outros grandes hits como "O Girassol", "Envelheço na Cidade" e "Núcleo Base" constaram do setlist que privilegiou as várias fases da carreira da banda.


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Noite de clássicos atemporais celebra os 40 anos da carreira de Ritchie em São Paulo
ID. Entity: Riverside em São Paulo
Banquete de Signos: Zé Ramalho traz o Cancioneiro Regional à São Paulo
Men at Work relembra clássicos 80´s em São Paulo
Who I Am Tour: Nick Carter em São Paulo
Titãs Reencontra seus Fãs em São Paulo Pra Dizer Adeus
Entre dois mundos: Uriah Heep em São Paulo
Dreamworld: Pet Shop Boys em São Paulo
You Can't Kill My Rock 'n Roll: Hardcore Superstar em São Paulo
Night and Day: Diana Krall em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2024 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.