Site de música   
Coberturas de shows

Steve Vai, um dos Deuses da Guitarra, Retorna ao Brasil

Compartilhe:


Publicada em 05, Jun, 2017 por Marcia Janini

Clique aqui e veja as fotos deste show.


Steve_Vai_2017_06.jpg
O guitarrista Steve Vai, um dos mais influentes e performáticos artistas do rock, apresentou mais um show de sua turnê Passion and Warfare, comemorativa dos 25 anos de lançamento do álbum no Tom Brasil em São Paulo, depois de sua passagem por várias capitais brasileiras.

Após exibição de trecho do celebrado filme "Crossroads" (1986), onde Steve representa a figura do demônio em uma disputa instrumental no telão/ ciclorama, o artista inicia a apresentação com "Bad Horsie".

Swingada "The Crying Machine" traz na introdução em dub do baixo bem pontuado o delicioso balanço soul, aliado à guitarra distorcida em riffs frenéticos, de grande agilidade e complexidade técnica. Ousadia e inovação explodem em semi-colcheias encadeadas e poderosas atonalidades. Great!

Prenunciando a tempestade sonora de "Gravity Storm", a bateria surge com a grandiosidade e intensidade dos trovões, em caudalosas correntes de som... Impressionante, a guitarra alia distorções em wah aos rascantes acordes da guitarra de Vai. A bateria cadenciada traz influências do hardcore à importante composição. Glissandos (slides) da guitarra na finalização fazem desta melodia mais um ponto alto do show....

Sob forte aclamação, a clássica balada "Whispering a Prayer", trazendo toda a urgência de seus acordes em alto e bom hard rock, antecede as canções do álbum "Passion and Warfare", um dos maiores sucessos de sua carreira.

Em um dos momentos mais bonitos da apresentação, Stevie recorda seu encontro com Brian May (Queen) no dueto de cordas para a belíssima "Liberty", em seus acordes melodiosos e esteticamente perfeitos! Great!

Intensa em seu movimento cíclico "Erotic Nightmares" surge trazendo a ousadia da linha melódica das cordas que se alia à poderosa bateria cadenciada de andamento constante, explorando sonoridade encorpada e incomum... Pizzicatos das cordas pinçadas da guitarra rítmica em junção ao baixo realizam o perfeito contraponto e base de sustentação para o brilho da guitarra de Vai... Amazing!

Mais um grande hit em retrospectiva, "Answers" surge no dueto com Joe Satriani nos telões... Arrojada, a melodia apresenta o belíssimo diálogo entre as guitarras de Vai e Satriani, determinando mais um marcante momento do show.

Para "The Riddle", o perfeito contraponto entre baixo e bateria ampliam a potência das profundas variações dinâmicas da melodia, emoldurando com elegância os malemolentes acordes da guitarra de Vai, que traduz suave influência indiana, ascendendo para acordes rascantes e dedilhados complexos, demonstrando um pouco do virtuosismo do guitarrista.

Versátil, em um momento doce da apresentação, "Ballerina 12/24" marca a correspondência entre a guitarra roqueira de Stevie e a música clássica, em pizzicatos e arpejos que remetem aos doces acordes dos violinos na introdução, ascendendo para uma das baladas mais lindas e melodiosas da história do rock.

Após a execução da composição marcante e bem pontuada de "For the Love of God", em riffs dedilhados de extrema agilidade, surge na cadência severa do punk rock o divertidíssimo vídeo clip para "The Audience is Listening", com especial participação do guitarrista John Petrucci, como pano de fundo para a explosão sonora em duras linhas da bateria, aliadas à grandeza da guitarra frenética de Steve Vai.

"I Would Love To", na deliciosa cadência e andamento constante do pop rock traz o brilhantismo de Stevie Vai em sonoridade dançante, remontando ao retorno do rockabilly nos anos 80, em uma melodia alegre e descontraída.

Para a sensual "Blue Powder", slides e melodiosos arranjos dedilhados da guitarra ascendem para urgentes rascantes em meio à bateria cadenciada e à bela linha desenvolvida pelo baixo, traduzindo à composição a força da soul music.

Além destas melodias, outros grandes sucessos foram executados no show, como "Sisters", "Love Secrets" a bela releitura para "Steve's Spanking" de Frank Zappa e a grandiosa "Fire Garden Suite IV - Taurus", encerrando a memorável noite.


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Solid Rock Festival: Apresentações Épicas em São Paulo
Roberto Carlos Só Para Mulheres
Infinite Content: Arcade Fire em São Paulo
The Wailers em São Paulo
Steve Rothery Band em São Paulo
HammerFall faz dos clichês do metal seus trunfos e volta a entregar aos fãs o que da banda se espera
Trinca de Ases - Nando Reis, Gilberto Gil e Gal Costa
Versão Brasileira com Jorge ben Jor e Criolo
R5, entre e fique à vontade!
Apocalyptica mostra porque o álbum ´Plays Metallica by Four Cellos´ é um sucesso

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2017 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.