Site de música   
Coberturas de shows

Noite de Nu Metal em São Paulo: System of a Down

Compartilhe:


Publicada em 30, Sep, 2015 por Marcia Janini


System-of-a-down-2015-09.jpg
Na noite da sexta-feira, 25 de setembro, a banda americana de ascendência armênia System of a Down pôs, literalmente, para tremer as estruturas do palco montado na Arena Anhembi, em mais uma apresentação da 2015 Latin American Tour.

Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade durante toda a duração do espetáculo, o ânimo das cerca de 25 mil pessoas que compareceram ao evento não arrefeceu, apresentando maciça aderência à proposta da banda extremamente carismática, em perfeita sintonia com seus fãs.

Iniciando a apresentação, a divertida "I-E-A-I-A-I-O", em vocalizes que remetem aos cantos beduínos, trazendo a junção das tradicionais cantigas do oriente médio à vigorosa batida do doom metal. O fraseado vocal rápido remete às vertentes street como o hip hop.... Intenso!

Após excerto de "Suite-Pee", a banda volta à carga com a urgente "Attack" na cadência do speed metal em fusion com sonoridade suave em standard nas estrofes, numa interessante dicotomia com a temática de forte cunho social expressa pela letra.

Explorando sonoridade pautada no experimental, repleta de dissonantes staccatos introdutórios "Prison Song" impressiona pela ousadia e criatividade, fugindo de qualquer padrão musical convencional. Seguindo também métrica alquebrada e de grande complexidade, o fraseado vocal apresenta fluidez entre anacruzes. Diferente!

Com introdução forte, determinada pela bateria cadenciada em sonoridade próxima à do punk rock em junção com as guitarras distorcidas em afinação alta, "Know" surge na interessante mescla de estilos, trazendo as influências do dabke mediterrâneo à melodia rica em melismas.

Traduzindo a festiva sonoridade do hardcore na melodia, em contraste com a letra ácida e o fraseado vocal vigoroso "Soil" antecede a irônica "Darts", que explora variadas alturas na extensão vocal, sugerindo com grande propriedade e técnica caricatos diálogos. Grande momento da performance individual de Serj Tankian.

Nos belos acordes da guitarra de Daron Malakian simulando balalaika na introdução, "Radio/Video" surge traduzindo a cíclica estrutura de rondó das cantigas campestres armenas na fusão com elementos de reggae, traduzindo à canção características de ciranda com toques de contemporaneidade. Great!

Trazendo a malemolência da musicalidade mediterrânea dos solos de derbak "Temper" funde-se a elementos do trash metal nos refrões repletos de indignada atitude politizada do refrão. Sonoridade também explorada por "Needles", canção de andamento frenético e fraseado ralentado. Grandes momentos do show.

Em mais uma divertida charge musical "Bounce" explora cacófatos no fraseado vocal ligeiro e intenso, contrastando com a melodia densa, de cunho introspectivo.

Na balada "Question!" suave tonalidade andaluza do paso doble surge no andamento proposto pelo violão, numa inusitada fusão com o rock de linhas heavy. Furiosos vocalizes e grande intensidade no refrão fazem desta uma melodia que alia com destreza o clássico e o moderno.

Além destas canções, no bem escolhido set list para esta apresentação constaram os grandes sucessos da banda como "Aerials", "B.Y.O.B", "Hypnotize", "Suggestions", "Psycho", "Chop Suey!", "Lonely Day" e "Toxicity" perfazendo aproximadamente duas horas de intensidade criativa e diversão. Brilhante!


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Zé Ramalho Comemora 40 anos de Carreira em São Paulo
Nx Zero grava novo DVD ´Registro Norte´ em São Paulo
The Stylistics Embalam o Valentine´s Day em São Paulo
21o Festival da Cultural Inglesa no Memorial da América Latina
Boyce Avenue no Cine Joia
Sandy faz show em São Paulo com sua turnê Meu Canto
Ratos de Porão e Krisiun no Tropical Butantã
Steve Vai, um dos Deuses da Guitarra, Retorna ao Brasil
O papa da dance music Giorgio Moroder em São Paulo
10000 Maniacs em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2017 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.