Site de música   
Coberturas de shows

Gabriel, o Pensador – Teatro Renault, São Paulo – SP

Compartilhe:


Publicada em 24, Oct, 2013 por Otávio Juliano

Clique aqui e veja as fotos deste show.


Gabriel-o-pensador-2013.jpg
Cantor, compositor, letrista, rapper, escritor, comunicador. Todos esses atributos se aplicam a Gabriel, o Pensador, um artista incrível que voltou a lançar um álbum de estúdio em 2012 depois de muitos anos. Com o sugestivo título de “Sem Crise”, Gabriel mostrou que continua afiado e agora retornou a São Paulo, com show único no Teatro Renault.

“Andei me afastando das raízes, agora tô voltando”. Esse trecho da faixa título de seu último disco, “Sem Crise”, talvez resuma exatamente a atual fase de Gabriel. Ele está mais afiado do que nunca de volta. E continua criativo, mandando seu recado a cada canção nova que apresenta.

Gabriel aproveitou essa oportunidade de voltar à capital paulista para mostrar um pouco de seu recente trabalho de estúdio, além de explorar alguns de seus muitos sucessos do passado. A experiência de presenciar o show em um teatro, sentado, fez com que muitos dos presentes deixassem suas cadeiras logo nas primeiras canções, para acompanhar a apresentação em pé nos corredores ou no fundo da sala.

Cada música do Gabriel tem sua mensagem, sua história por trás, seu grito de protesto, seu sentimento. O Pensador transita facilmente por temas polêmicos enfrentados pelo Brasil, como acontece em “Nunca Serão”, inspirada no filme Tropa de Elite. Ao vivo, essa canção ganha ainda uma rápida cena interpretada com ajuda de Thiago Mocotó (percussão), o que a torna ainda mais interessante. O Pensador também sabe apenas divertir a plateia, com músicas de letras mais leves e engraçadas, como a famosa “2345meia78” e o “Rap do Feio”.

No show, o Pensador fala de temas atuais, como as manifestações ocorridas nesse ano de 2013, e não fica em cima do muro. Vestindo uma camisa com o rosto de Fernandão, manifestante morto no Rio de Janeiro por conta do gás lacrimogênio utilizado pela polícia, Gabriel dedica a música “Para Onde Vai?” ao falecido rapaz e canta: “ninguém consegue entender porque o garoto morreu, tiraram da gente um jovem tão inocente.”

Sabe também falar de si mesmo, ao apresentar a autobiográfica “Linhas Tortas”, que conta um pouco de sua história e seu talento para escrever, identificado já na infância. Essa diversidade de temas e histórias contadas por meio da música tornam o show do Pensador incrível de ser ver. É uma apresentação para se ouvir e prestar atenção no conteúdo das letras.

Com mais de duas horas de duração, Gabriel trouxe ao palco ainda muitos convidados e atrações adicionais. Convidou o MC Garden para cantar “Isso É Brasil”, o rapper Emicida, que cantou a divertida “Zóião” e também “Retrato de um Playboy (parte 2)” e ainda Che Leal, para a citada “Para Onde Vai?”.

Além disso, como apoiador do projeto Rimadores Anônimos, Gabriel convidou ao palco dois MCs da nova geração para uma batalha de rimas e improviso, contando com a ajuda da plateia para decidir quem era o vencedor do duelo “Lucas Félix X L Brown”. MC Beleza que o acompanha na banda também participou da brincadeira toda e o próprio Pensador mostrou que improvisa com a mesma qualidade com que compõe.

Ao sair do palco, Gabriel foi ovacionado, até voltar com canções que mesclam Rock e sua tradicional batida Hip Hop, originalmente gravadas para o álbum “Seja Você Mesmo, Mas Não Seja Sempre o Mesmo”. As músicas “Se Liga Aí” e “Até Quando?”, composições com fortes mensagens direcionadas a toda a sociedade, foram as responsáveis por encerrar esse ótimo show em São Paulo.

Pena que foi uma única apresentação em território paulistano. Se fossem duas, eu repetiria a dose e tenho certeza que encontraria novamente muitas das pessoas que estiveram no Teatro Renault nesta terça-feira, afinal um show só não serviu para matar a saudade dos fãs de ver o Pensador ao vivo depois de tanto tempo.

Set List:
1. Sem Crise
2. Linhas Tortas
3. Cachimbo da Paz
4. Nunca Serão
5. F.D.P.
6. Pátria que me Pariu
7. Lavagem Cerebral
8. Pra Onde Vai? (com Che Leal)
9. No Ritmo, No Tempo
10. Batalha de MC´s
11. Palavras Repetidas
12. Solitário Surfista
13. Zoião (com Emicida)
14. Retrato de um Playboy (parte 2) (com Emicida)
15. Tudo certo
16. Boca Com Boca
17. Na palma da mão
18. Rap do Feio
19. 2345meia78

Bis
20. Astronauta
21. Get up (versão de Bob Marley & The Wailers)
22. Eu e a Tábua
23. Se Liga Aí
24. Até Quando?


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Rodrigo Teaser - Tributo ao Rei do Pop: homenagem é marcada pela emoção da data
Zé Ramalho Comemora 40 anos de Carreira em São Paulo
Nx Zero grava novo DVD ´Registro Norte´ em São Paulo
The Stylistics Embalam o Valentine´s Day em São Paulo
21o Festival da Cultural Inglesa no Memorial da América Latina
Boyce Avenue no Cine Joia
Sandy faz show em São Paulo com sua turnê Meu Canto
Ratos de Porão e Krisiun no Tropical Butantã
Steve Vai, um dos Deuses da Guitarra, Retorna ao Brasil
O papa da dance music Giorgio Moroder em São Paulo

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2017 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.