Site de música   
Coberturas de shows

Encontro de Gerações: Pitty e Titãs

Compartilhe:


Publicada em 23, Nov, 2009 por Marcia Janini

Clique aqui e veja as fotos deste show.


O “Jovem Pan in Concert”, em sua terceira edição, uniu no palco do HSBC na capital paulista, na última sexta feira 20 de novembro, dois grandes nomes na história do rock nacional, Pitty e Titãs.

Com início às 22h30, Pitty inicia sua apresentação com iluminação privilegiada, onde à estrutura de spots surgiam luzes brancas e azuis intercaladas, em grande efeito visual da disposição 6x8x6, num verdadeiro show de técnica! Great!

Cheia de bossa, a intérprete esbanjou carisma e charme em inspiradas interpretações, sempre com sua já costumeira versatilidade, excepcional domínio de palco e sinergia com o público.

Apresentando sucessos de seus álbuns anteriores e canções de seu mais recente trabalho, "Chiaroscuro", inicia já com ponto alto de verticalização, com a execução de “8 ou 80”, que apresenta bateria cadenciada em dub nas conversões para o refrão e grandes finalizações. Melodia bem construída, pontuada pela guitarra em distorção diatônica. Nota para a excelente e firme condução da bateria nesta canção, numa perfeita sincronia com a letra ácida, repleta de atitude, indignação e críticas provocações.

A execução de “Memórias” já aclamada pelo público causa furor na platéia, apresentando break para solo de guitarra na finalização, num momento inspirado do show, onde ricos acordes para arranjos de construção arrojada remetem em sua base melódica ao psicodelismo, causando efeito de inserção.

“Medo”, uma das canções do novo álbum, apresenta em sua letra caráter introspectivo e arranjos com predominância do baixo, auxiliando na construção da cadência desta bela melodia de linhas próximas ao classic metal, com pitadas deliciosas de hardcore, gothic e dark wave, pontuadas pela condução do vocal e mudanças frenéticas de andamento. Bateria cadenciada participa com grande charme e estilo, numa das melhores canções apresentadas.

Outra canção com grande diferencial e qualidade estética, “Água Contida” traduz de forma moderna, sem perder o tom das bases retrô, elementos extraídos do blues/soul e esparsos acordes latinos remetendo ao bolero e chá-chá-chá, remetendo à sonoridade dos anos 50. Letra introspectiva, inteligentemente dribla o deprê piegas, traduzindo ar de graça e leveza à sua construção. Criatividade e inovação dão a tônica desta canção, realizando fusão entre variados estilos com grande perícia, revisitando em um mesmo “pack” elementos tão distintos quanto sonoridades negras e latinas. Fantástico!

“Na Sua Estante” apresenta introdução com elementos de inspiração oriental, remetendo ao post-punk 80’s, bem pontuada pela bateria cadenciada e interessantes riffs de guitarra nas conversões, num belo contraponto á letra suave de linhas românticas em mais uma bela canção.

Subindo ao palco por volta de 00h50, a máquina titânica brilhou soberana, trazendo “Amor Por Dinheiro”, canção de seu álbum atual “Sacos Plásticos”, num rock‘n roll clássico, sem rodeios, incisivo e direto, e ácida letra crítica aos costumes sociais e à justiça (?) praticada em nosso país. Mais um petardo certeiro de uma das mais influentes bandas do rock nacional, demonstrando que os gigantes Titãs estão de volta, com mais fôlego e vigor que nunca!!!

Nota para o momento de divisão do palco com Pitty, na execução de dois clássicos “Bichos Escrotos” e “Flores”, com mais shows à parte da bem elaborada iluminação e, obviamente, das inspiradas interpretações da cantora respectivamente com Paulo Miklos e Branco Mello. Incrível!

“Auto-Estrada” surge como mais uma brilhante pérola da nova safra Titãs, resgatando o rock que os consagrou, com letra de estilo e construção ímpar, para melodia bem pontuada em mais uma bela faixa do novo álbum!

Um dos mais gratos momentos da apresentação, a crítica e satírica “Vossa Excelência” traz na malemolência do reggae com charmosas pitadas de brasilidade a dicotomia entre a suavidade da melodia e a indignada força da letra, com refrão de forte apelo à reflexão política, num processo de retorno às origens, remetendo aos clássicos do lendário “Cabeça Dinossauro”. Essa canção “dá muito que pensar”. Literalmente!!!

“Este é o Lugar”, traduz em sua melodia a revolta já consagrada em “Porrada”, aliás remetendo a esta muito de perto em arranjos e bases. Letra bem humorada retrata de maneira divertida dilemas cotidianos. Boa sacada!

“Sacos Plásticos” apresenta em sua introdução um suave namoro com sintetizadores eletrônicos, revisitando com categoria pesquisa similar realizada em “Q Blesq Blõm” com reggae ditando o andamento e cadência e rock no fraseado vocal, numa bela fusão entre elementos diferenciados. Reflexão sobre a problemática do lixo e poluição das grandes cidades. Variações de andamento e tom nos breaks e conversões determinam bom diferencial. Genial!

Além destas canções constantes de seu mais recente trabalho, a banda comemora nesta turnê, em grande estilo, seus 25 anos de carreira, resgatando clássicos como “Porrada” e “Disneylândia”, há algum tempo não executadas em shows, num brinde aos antigos fãs.

Nesta histórica e bem cuidada retrospectiva, seleto set list convidou os presentes a recordar grandes hinos do rock nacional como “AAUU”, “Diversão”, ”O Pulso”, “Polícia”, “Cabeça Dinossauro”, “Homem Primata”, “Lugar Nenhum” entre tantas outras canções que fizeram história e sempre servirão de referência à música de protesto nacional. E que venham mais 25 anos para os gigantes do rock, aguardemos...


[ << Ant ]    [ << Mais notícias ]    [ Próx >> ]
 

Mais notícias
Nova Orquestra: Zed Zeppelin em Concerto Tributo ao 50° Aniversário
Shine a Light: Bryan Adams em São Paulo
Após mudança de local, Muse faz apresentação completa e futurística em São Paulo
Nickelback em São Paulo
Legacy of the Beast: Iron Maiden em São Paulo
Clan of Xymox em São Paulo
Seal em São Paulo
Summer Tour: Dave Mattews Band no Ginásio do Ibirapuera
Jessie J no Espaço das Américas
Bon Jovi e Goo Goo Dolls: Alternativo e Hard Rock em Memoráveis Apresentações

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2019 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.